Animais

O melhor amigo do homem: raças de cães para fazenda

Contar com um cachorro de fazenda para ajudar nas tarefas do dia a dia da propriedade pode ser muito positivo tanto para aliviar a carga de trabalho como para ter um companheiro. Contudo, é importante destacar que algumas raças têm um perfil mais alinhado para esse tipo de atividade do que outras. Entenda melhor como fazer uma boa escolha de acordo com as demandas da sua propriedade.

Cachorro de fazenda: conheça as raças mais indicadas

Algumas raças são tipicamente cães de fazenda, com perfil para realizar algum tipo de tarefa em especial além de temperamento para o ambiente. Lembre-se: quanto mais felizes os animais se sentirem na propriedade, melhor eles irão desempenhar as suas funções.

Border Collie

Um cão pastoreiro: essa é a melhor definição para a raça, original de regiões montanhosas da Inglaterra e Escócia. O cão tem um visual peculiar — sem pelagem — e foi desenvolvido especialmente para o pastoreio de ovelhas e gado. Como os cavalos tinham dificuldade de ir atrás do rebanho nas montanhas, foi desenvolvida uma raça de cães que tivesse facilidade para a subida e temperamento para conduzir os animais.

O grande diferencial desses cães é conseguir conduzir os rebanhos mesmo a uma boa distância do seu dono: eles aprendem rápido e sabem o que precisam fazer mesmo sem um comando direto. Apenas um indivíduo e um cachorro pastoreio dessa raça conseguem, juntos, cuidar de até 300 ovelhas e 100 cabeças de gado. O animal pastoreia com o olhar e sabe como ser mais técnico com as ovelhas e se impor com o gado. Obviamente, é fundamental que o cão seja devidamente treinado para a função.

Boiadeiro Australiano

O verdadeiro cachorro boiadeiro dessa lista teve sua origem na Austrália justamente para ajudar no trabalho com o gado e com ovelhas. A quem se interessou por esse cão vale dizer que a raça pode ser conhecida por outros nomes, como Blue Heeler (quando tem pelo azul), Red Heeler (quando o pelo é avermelhado) ou, ainda, como Australian Cattle Dog. O perfil desse cão é baixo e atarracado, mas não se deixe enganar: ele é muito eficiente quando se trata de pastorear rebanhos.

Para conduzir rebanhos de ovelha esse cão costuma empurrá-las mantendo-se ao lado do condutor. Se achar que é necessário ele late para avisar ao dono onde está, tornando assim mais fácil a condução dos animais.

Maremano

De origem italiana, o Maremano é um cão que tem como principal função nas fazendas proteger o rebanho de ovelhas do ataque de outros animais. Sendo predominantemente branco, esse cão se mistura com os ovinos e pode se passar por um deles. Os latidos fortes são capazes de espantar até mesmo predadores de grande porte, como onças.

Geralmente esse cão é escolhido por fazendeiros que mantêm os rebanhos muito distantes da sede e, por isso, não conseguem ter um controle mais efetivo. Para que o Maremano seja um bom protetor para as ovelhas é essencial que conviva com o rebanho. Ele não ataca os ovinos e pode atuar também como guarda da propriedade.

Ovelheiro-Gaúcho

Resultado do cruzamento entre as raças Border Collie e Pastor Alemão, o Ovelheiro-Gaúcho é um cão adequado para o pastoreio de ovelhas e, se bem treinado, de gado também. É um animal rústico que aprende rápido e que se caracteriza por trabalhar lado a lado com seu dono para conduzir os rebanhos. Originário dos pampas do Brasil, esse cão apresenta cores variadas em seu pelo.

Para quem está em busca de um cachorro pastoreiro é recomendado ter quatro ou cinco ovelheiros, pois apenas um não dá conta. Enquanto ele pastoreia, costuma latir para avisar o dono de sua evolução no trabalho. Esses cães costumam viver soltos pelo campo e podem se revelar excelentes cães de guarda.

Pastor Alemão

Um cão robusto com faro bastante aguçado e excelente desempenho para conduzir ovelhas. Com perfil de guarda, esse cão é um dos melhores para ajudar na proteção da propriedade e para afastar predadores do rebanho ovino. Além disso, tem muita facilidade de relacionamento com o ser humano é um ótimo companheiro.

Kelpie Australiano

Mais uma raça de cães de fazenda australiana, o Kelpie se destaca por ter um perfil esguio e uma expressão brava. Seu pelo preto é curto e suas orelhas estão sempre levantadas. De maneira geral, sua forma de trabalhar se assemelha à do Border Collie especialmente no que diz respeito à independência para pastorear o rebanho. Apesar de seu grande talento para essa função, não há muitos exemplares da raça no Brasil e nem criadores especializados.

A importância de cuidar da saúde do seu cão

Para ter certeza que está tudo bem com a saúde dos seus cães de fazenda é fundamental agendar visitas regulares a um veterinário de confiança. Por terem uma rotina de trabalho às vezes intensa, esses animais podem apresentar desgaste e algumas complicações.

Gostou de conhecer as raças de cães que podem te ajudar no dia a dia da fazenda? Deixe o seu comentário!