Agricultura Familiar
Agronegócio

O que é Agricultura Familiar? Veja dicas para inovar nesse ramo

A agricultura familiar vem ganhando cada vez mais espaço no mercado pelo crescente desejo do consumidor de levar para casa produtos de procedência conhecida e com o uso de menos agrotóxico. Para quem está considerando se tornar um agricultor familiar, é interessante entender melhor esse conceito e saber como investir em inovação. 

O que é agricultura familiar?

O conceito de agricultura familiar se refere ao trabalho de plantio e colheita realizados em pequenas propriedades rurais por grupos reduzidos que, em geral, são formados por familiares e alguns funcionários. A plantação tem como objetivo a alimentação dos próprios agricultores e o excedente é comercializado. 

Um dado que chama a atenção é que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são provenientes desse ramo da agricultura que, entre outras coisas, se caracteriza por conservar algumas técnicas tradicionais e ter embasamento em conhecimento popular. Com uma participação tão efetiva no mercado, é natural que os agricultores familiares busquem formas de inovação para se consolidar em seu segmento.

Agricultura familiar: dicas para inovar nesse ramo

A seguir vamos apresentar algumas dicas para impulsionar a inovação na agricultura familiar, aumentando a sua participação no mercado. 

1 – Cooperativas rurais e associações com foco na agricultura familiar

Buscar o auxílio de cooperativas rurais e associações voltadas para o agronegócio familiar é uma forma de aumentar o acesso a ferramentas que possibilitem modernizar a atuação no campo e seu alcance no mercado consumidor. Através dessas instituições, se torna mais simples para o agricultor familiar ter acesso a linhas de crédito para impulsionar seu negócio e fechar parcerias com outros empreendedores rurais. 

Para se ter uma ideia, algumas cooperativas e associações atuam possibilitando maior acesso à tecnologia rural, por exemplo, se um agricultor não tem recursos financeiros para investir em um maquinário, pode se associar a outros produtores da região para a aquisição coletiva do bem. Tudo depende de se organizar e identificar os objetivos em comum.

2 – Invista em otimização

O agricultor familiar tem como grande desafio produzir o suficiente para si e para venda em propriedades de pequeno porte. Uma das formas mais eficientes de potencializar a produtividade em propriedades de pequeno porte é investir em um maquinário que possibilite a otimização das etapas de plantio e colheita. 

As máquinas desenvolvidas para o trabalho rural têm como foco principal tornar as atividades mais fáceis de executar e com demanda menor de tempo entre uma etapa e outra. Um dos principais reflexos é produzir mais em menos tempo sem a perda da qualidade, que é um dos principais pontos diferenciais da agricultura familiar. 

3 – Alternativas sustentáveis para controle de pragas

Insetos e pragas é um grande problema não somente para as grandes plantações, os pequenos produtores rurais também podem ter queda significativa em suas produções se não tiverem uma estratégia de contenção. Para não perder o diferencial de apostar no uso de menos agrotóxicos e cuidados mais próximos da lavoura, é interessante que o pequeno produtor busque alternativas sustentáveis para driblar essa barreira de crescimento.

Há produtos no mercado que estão sendo desenvolvidos para serem menos invasivos sem perder a eficácia no controle das temidas pragas. As soluções ecologicamente sustentáveis representam uma forma de alinhar a qualidade da produção com os anseios do mercado. Os agricultores familiares devem dedicar parte do seu tempo a se informar mais sobre essas soluções e seu potencial. 

4 – Profissionalização dos trabalhadores da agricultura familiar

Ampliar o leque de conhecimentos é essencial para desenvolver um trabalho alinhado com as técnicas mais modernas de plantio e colheita, assim como estar preparado para o mundo dos negócios. 

Os grupos de agricultura familiar devem investir na qualificação de alguns de seus membros através de cursos (presenciais ou a distância) focados nas inovações tecnológicas, tanto do ponto de vista de novos maquinários e técnicas como de novas formas de negociação e venda.

Com o conhecimento advindo desses cursos, as famílias dedicadas a esse segmento potencializam as suas produções, assim como têm acesso a mais possibilidades de retirar seu sustento da terra. É possível encontrar boas opções de cursos no SENAC e em institutos federais presentes em todo o Brasil. 

5 – Gestão profissional e qualificada do negócio

Um empreendimento de agricultura familiar também é um agronegócio, ou seja, demanda uma gestão profissionalizada e qualificada. Para os grupos que desejam manter a gestão em família, recomenda-se o investimento em qualificação de um ou mais indivíduos para realizar a parte gerencial. 

Uma propriedade rural deve ter atenção para o controle de custos de produção, estratégias assertivas de negociação, pagamento de impostos em dia, otimização dos processos gerenciais, entre outros. A tecnologia também é uma aliada da gestão, não devendo ficar de fora dos investimentos para o crescimento do empreendimento. 

Gostou das dicas? Você pode conferir mais novidades no mundo country em outros artigos do blog da Rodeo West! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/