Outono 2022
Agronegócio

Outono 2022: dicas para cuidar da lavoura nesse período do ano

Durante o outono 2022 é essencial que os agricultores adotem cuidados especiais com as suas plantações. Nessa estação do ano é normal que surjam as primeiras frentes frias que podem ser bastante prejudiciais para o desenvolvimento dos cultivares. Confira quais são esses cuidados e coloque em prática!

Outono 2022: confira dicas para cuidar das plantações

Basta o outono se aproximar para que os agricultores mais experientes entrem em estado de alerta. A estação, que pode ser marcada pelas primeiras frentes frias do ano, demanda uma série de cuidados para evitar prejuízos. Confira as dicas abaixo e potencialize a sua produção.

1 – Monitoramento

Monitorar a lavoura deve ser uma prioridade durante o outono. Por ser uma estação mais úmida, pode contribuir para o aumento das doenças fúngicas. Sendo assim, acompanhe de perto a evolução das plantações para combater o problema no começo, caso ocorra.

Nas lavouras de café, por exemplo, é importante acompanhar o desenvolvimento de infecções ocasionadas por cercosporiose, ferrugem e phoma. Observando a presença de algum desses problemas é importante dar início imediato ao controle para que a produção seja preservada.

2 – Uso de defensivos agrícolas

A chegada do outono demanda a adequação dos defensivos agrícolas utilizados nas lavouras. É importante considerar as principais características da estação e as suas consequências para a agricultura.

Além das temperaturas ficarem mais amenas, com a possibilidade de frentes frias, aumenta o volume de chuvas especialmente na região central do Brasil. Já na região Sul do país é normal que haja redução de chuvas.

Também pode ocorrer a inversão desse quadro na metade da estação, ou seja, a região Central se torna mais seca e a Sul passa a ter maior volume de chuvas. De acordo com as características do clima é possível e desejável adequar o uso de defensivos agrícolas. Essa otimização leva a melhor capacidade de deposição, aumento da absorção de nutrientes e melhor translocação.

3 – Irrigação complementar

Como mencionamos acima, o outono tem características distintas nas diferentes regiões brasileiras. Sendo assim, na região Central, que tende a ter maior volume de chuvas, é interessante que os agricultores avaliem a necessidade de adotar um sistema de irrigação complementar nas suas lavouras.

Já no caso das plantações da região Sul, pode ser necessário investir nesse recurso, haja vista que há menos chuvas. Esse cuidado contribui para reduzir a perda da produção de algodão, feijão e milho safrinha, itens mais produzidos nessa época do ano. Cuidados preventivos para evitar perdas reduzem os eventuais prejuízos.

4 – Atenção para as podas

Durante o outono, as plantas se preparam para o frio severo do inverno através de um processo de dormência. É como se elas hibernassem para armazenar energia. Uma forma de facilitar a entrada dos raios de sol nas plantas é interessante fazer podas regulares. Remova galhos secos e que estejam comprometidos, além das folhas amareladas ou mortas.

5 – Preparação para o inverno

Se você está pensando em diversificar a sua lavoura, deve aproveitar o outono para a chegada do inverno. Esse período funciona como um período de transição para o planejamento do plantio e os cuidados para as novas estações. Pense no que será cultivado e verifique se está com tudo em ordem para dar início a esse projeto.

6 – Manutenção do maquinário

Para as fazendas em que o outono é o período pós-colheita, indicamos que essa estação seja usada para a manutenção do maquinário. Esse tipo de equipamento pode ser bem caro, de maneira que os cuidados são fundamentais para evitar um grande prejuízo. Nessa fase as máquinas podem ser devidamente reparadas, afinal estão esperando o início da próxima colheita.

7 – Adaptação

A agricultura é uma atividade que demanda flexibilidade, pois a cada estação mudam as premissas e com isso é importante repensar o sistema de trabalho. Para o agricultor significa que é necessário se adaptar às eventuais mudanças climáticas para que elas se tornem menos impactantes no alcance das metas.

Plantar é uma atividade nobre que demanda trabalho árduo, então a principal dica é não se acomodar e se manter constantemente revisando o cultivo. Assim é possível evitar surpresas e estar pronto para o inverno.

Outono: estação de preparo e oportunidades

Como ficou bastante evidente ao longo deste artigo, o outono é uma estação de grandes oportunidades, mas que demanda atenção com as lavouras. Os agricultores podem aproveitar esse momento entre as colheitas para fazer a manutenção do maquinário e assim ter melhores ferramentas à sua disposição.

Nessa época do ano é fundamental se preparar para o rigor do inverno que está chegando, mas sempre de olho no que o outono oferece. O aumento do volume de chuvas em algumas regiões pode ajudar a potencializar a capacidade da sua lavoura. O mais importante é prestar atenção às especificidades da sua lavoura.

Gostou dessas dicas de como cuidar da sua lavoura no outono 2022?

Fonte imagem: pexels.com