Carne vermelha
Curiosidades

06 Benefícios da carne vermelha que talvez você desconheça

A carne vermelha é um dos alimentos favoritos de muitos brasileiros, seja no espeto, na panela, no forno ou na frigideira. Durante muito tempo, ela foi vista como uma inimiga da alimentação saudável, mas esse status vem mudando. Confira a seguir alguns benefícios possivelmente desconhecidos dessa carne.

Carne vermelha: conheça 06 benefícios que você talvez desconheça

Se você é adepto de um bom churrasco e de ter carne vermelha em boa parte das suas refeições, vai gostar de conferir os benefícios desse alimento que listamos abaixo. Inclusive, é possível que você desconheça grande parte desses benefícios.

1 – Fonte de L-carnitina

O aminoácido l-carnitina é encontrado naturalmente em produtos à base de carne. Dentre outras funções importantes, a l-carnitina é importante para metabolizar gorduras. Basicamente, seu papel é o de realizar o transporte das gorduras para as mitocôndrias poderem queimar.

Embora o corpo humano possa sintetizar a quantidade necessária de l-carnitina, há pesquisas que indicam benefícios para a saúde do seu consumo. De acordo com alguns estudos, o consumo desse aminoácido contribui para melhorar a saúde do coração e levar a uma melhora sensível de quadros de diabetes tipo 2.

2 – Aumento da produção do antioxidante glutationa

Glutationa é considerado como o principal antioxidante, contribuindo para aumentar a longevidade, reduzir os efeitos do envelhecimento, prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico. O corpo humano produz glutationa endogenamente, ou seja, usa matérias-primas (aminoácidos) para sintetizar esse antioxidante.

A carne bovina é uma excelente fonte dos aminoácidos necessários para a produção de glutationa. Os aminoácidos em questão são: glutamato, cisteína e glicina. O consumo regular de carne vermelha contribui para que os processos do seu organismo sejam realizados com mais qualidade.

3 – Ganho de massa muscular

Como a carne bovina é rica em proteínas, contribui para o ganho de massa muscular. Para que fique mais claro, imagine que as proteínas são os blocos que o organismo humano usa para construir pele, ossos e cartilagem. Quando temos blocos suficientes, conseguimos manter a massa muscular magra.

Além disso, as proteínas também se caracterizam por gerar saciedade prolongada, reduzindo, assim, a vontade de comer. Conforme envelhecemos, construir e manter a massa magra é algo prioritário para reduzir o risco de mortalidade. É importante para a saúde e para a qualidade de vida ter massa magra e a carne vermelha te ajuda nesse processo.

4 – Carne vermelha é fonte de minerais

Geralmente, quando falamos sobre os benefícios nutricionais da carne vermelha pensamos diretamente nas proteínas. No entanto, esse alimento também é rico em diversos minerais, como cálcio, manganês, ferro, potássio, fósforo, zinco, selênio, cobre, entre outros.

Porém, mais do que ter esses minerais, a carne vermelha apresenta elevados índices de cada um. Dessa forma, o consumo pode funcionar como uma reposição mineral para quem tem essas substâncias em falta no organismo. É possível obter uma quantidade maior desses nutrientes em porções menores de carne do que de outros alimentos fornecedores.

5 – Fonte de creatina

Provavelmente, você já viu suplementos de creatina, mas sabia que é possível encontrar esse nutriente na carne vermelha? Dentre os seus benefícios estão melhor desempenho, crescimento e desenvolvimento muscular, além do aumento dos músculos. O fígado é capaz de sintetizar em torno de 2 gramas de creatina diariamente de acordo com as matérias-primas disponíveis.

Ao consumir carne bovina, estamos fornecendo para o organismo aminoácidos como glicina, arginina e metionina. Eles são fundamentais para a produção de creatina. Quando a carne vermelha faz parte da sua rotina alimentar, você passa a ter mais energia para realizar as atividades dia a dia, em especial aquelas que demandam mais empenho físico.

6 – Várias possibilidades de preparo

Há diversos cortes de carne e diferentes métodos de preparo, esse pode ser considerado um benefício por democratizar o acesso ao alimento. Mais pessoas podem preparar carne e incluí-la em sua rotina. Pelo fato de poder ser assada, frita, cozida, entre outros processos, se torna interessante para indivíduos de diferentes gostos.

Essa diversidade de modos de preparo também permite adicionar o item em mais dias da semana sem enjoar. Quem tem a possibilidade financeira de consumir carne todos os dias, tem acesso a uma série de benefícios para a sua saúde. No entanto, é importante ficar atento para formas de consumo com menos gordura e que entreguem sabor sem perder os nutrientes.

Consumo de carne e uma vida saudável

Já se foi o tempo em que a carne vermelha era associada com uma vida sem saúde e qualidade. O alimento não só oferece muitos benefícios, como pode fazer parte de uma dieta focada na eliminação de peso. Tudo depende do equilíbrio na hora de consumir e de se lembrar de que consumir os outros grupos alimentares é imprescindível.

Você já conhecia esses benefícios da carne vermelha? Deixe seus comentários!

Fonte imagem: pixabay.com