Outono
Animais

Cuidados com os cavalos no Outono – Top dicas

A chegada do outono representa a queda das temperaturas em alguns estados brasileiros. Assim como os seres humanos, os cavalos precisam passar por algumas adaptações para se acostumarem às mudanças climáticas. Continue lendo para conferir algumas dicas a respeito.

Top dicas de cuidados com seus cavalos no outono

O outono derruba não somente as folhas das árvores, em algumas partes do Brasil representa queda acentuada de temperaturas. As novas condições climáticas impactam no dia a dia dos cavalos, gerando a necessidade de adotar novos cuidados com esses animais. Confira a seguir!

1 – Pelagem dos cavalos

A pelagem dos equinos representa a sua barreira de proteção térmica contra o frio. Quando o outono começa, é natural que os pelos desses animais fiquem mais encorpados para mantê-los aquecidos. Nesse período, é interessante ficar atento ao processo de pentear os pelos para evitar nós e o acúmulo de sujeira. Intensifique a atenção com a pelagem.

2 – Hidratação

Cavalos não têm por hábito beber água muito gelada, sendo assim, é importante dar água para seus animais no estábulo antes de soltá-los para dar uma volta no pasto. É essencial ter atenção para isso, evitando que seus animais fiquem desidratados. 

3 – Controle de parasitas

Um dos principais cuidados com cavalos no outono é fazer o controle de parasitas. Nesse período do ano, aumenta consideravelmente o número de larvas de parasitas infectadas nas pastagens. 

Caso a pastagem apresentar qualidade em queda (comum no outono/inverno) pode fazer com que seus cavalos mastiguem grama de áreas que eles geralmente evitariam, como aquelas próximas a pilhas de esterco. O ideal é dar vermífugo para os seus equinos e manter o acompanhamento veterinário em dia. 

4 – Forneça feno suplementar

Ainda observando as condições da pastagem, recomendamos que, durante o outono, os criadores ofereçam para seus equinos feno complementar. É um momento em que os cavalos acabam optando por comer coisas que não comeriam normalmente e que podem abrir brechas em sua saúde. Dessa forma, fortaleça a saúde dos seus animais. 

5 – Alimentação

Geralmente, durante o outono o número de cavalgadas é reduzido pelas condições do clima. Nesse caso, é interessante fazer uma reavaliação da alimentação dos cavalos, diminuindo um pouco a quantidade ingerida. Isso evita que seus animais fiquem com sobrepeso. No entanto, tenha atenção para não reduzir muito a alimentação, afinal, eles ainda necessitam de energia.

6 – Cuidados com éguas grávidas

Você tem éguas grávidas na sua propriedade e está chegando o outono? Observe que no último terço da gestação esses animais necessitam de mais nutrientes. Dessa forma, será necessário ir na contramão da dieta dos outros equinos, aumentando a quantidade e valores nutricionais. O ideal é consultar um veterinário para estabelecer a melhor dieta. 

7 – Abrigo

Doenças resultantes da mudança de temperatura podem ser prevenidas através da vacinação. No entanto, ainda assim é essencial que o criador tenha o cuidado de disponibilizar um abrigo para a proteção dos seus equinos da ação do vento e da chuva que aumentam no outono. 

Esse abrigo pode ser feito com um capão de mato bem fechado ou, ainda, com um quebra-vento com taquaras se não houver estábulo. Durante o dia, os animais podem ficar no campo, indo para o abrigo durante a noite quando fica mais frio. 

8 – Fique atento aos sintomas de doenças

O outono e o inverno são os períodos do ano em que os cavalos ficam mais propensos ao desenvolvimento de algumas enfermidades. É essencial ficar atento aos primeiros sinais, que incluem tosse e sintomas respiratórios que se parecem com os da gripe em humanos. 

Cavalos podem apresentar coriza e até um movimento semelhante a espirro. Inclusive, a coriza costuma se manifestar prontamente em caso de influenza. Mantenha a vacinação dos seus animais em dia. 

9 – Banhos

Geralmente, cavalos atletas e aqueles que são usados para o trabalho rural tomam banho após o treino/trabalho para remover o acúmulo de suor e de areia. Você pode manter esse hábito com seus animais durante o outono e inverno, mas fique atento para que os equinos não passem a noite molhados. O ideal é dar prioridade para a realização das atividades pela manhã, deixando o banho para o início da tarde. Assim o animal terá o dia inteiro para ficar com o pelo seco. 

10 – Atenção aos potros

No outono e inverno é importante dar uma atenção especial para os potros, os recém-nascidos têm dificuldade para manter sua temperatura corporal estável. Esses animais ainda estão em processo de adaptação fora do corpo da mãe e, por isso, necessitam de um bom aporte nutricional para sobreviverem mesmo nos dias mais frios. Mantenha os potros em um local protegido nos primeiros de dia de vida, cuidando para que recebam o colostro e o leite da mãe. 

Com essas dicas você poderá manter seus cavalos muito bem tratados durante o outono!