Agricultura Extensiva
Agronegócio

Descubra as diferenças entre agricultura extensiva e intensiva

Os conceitos de agricultura extensiva e intensiva devem ser conhecidos por aqueles que desejam se dedicar a atividades agrícolas. A primeira diz respeito ao método de cultivar cada vez mais terras para expandir a produção. Por sua vez, a segunda se refere ao uso de insumos elevados e técnicas agrícolas avançadas para o aumento da produção.

O que é agricultura extensiva?

Na agricultura extensiva, os recursos como investimento, trabalho, maquinário entre outros são limitados quando comparados à extensão da terra cultivada. Os métodos mais tradicionais de cultivo são privilegiados nesse sistema. A produtividade é um reflexo da fertilidade natural do solo, terreno e clima.

Esse método é utilizado em fazendas de grande porte como uma forma de potencializar os lucros. Por ser praticada em propriedades amplas, a agricultura extensiva gera safras elevadas em números totais. Contudo, tem produtividade baixa em termos de produção por unidade. Como nesse método são utilizados menos fertilizantes químicos e pesticidas, há menor agressão ao meio ambiente.

O que é agricultura intensiva?

A agricultura intensiva se caracteriza por intensificar a produção por meio da mecanização. Basicamente, se trata de mecanizar para aumentar a produtividade de uma determinada área. O aumento da safra por hectare é possível pelo uso de grande volume de insumos como pesticidas, fertilizantes, capital, mão de obra, entre outros.

Nesse sistema, a plantação utiliza um número maior de insumos em comparação com o tamanho do terreno. É possível aplicar o sistema intensivo também em atividades pecuárias quando existe um número considerável de animais, sendo criados num espaço relativamente pequeno. Em linhas gerais, na agricultura intensiva há forte dependência do uso de produtos químicos para acelerar o crescimento assim como o rendimento da colheita.

Agricultura extensiva x agricultura intensiva: quais são as diferenças?

Acima conceituamos a agricultura extensiva e a agricultura intensiva. A partir dos conceitos é possível pontuar as diferenças entre os dois métodos. Continue lendo para entender melhor esses pontos.

1 – Quantidade de insumos

Um ponto chave de diferença entre a agricultura extensiva e a intensiva é certamente a quantidade de insumos utilizada por cada método. O foco da agricultura intensiva é potencializar a produção por meio do uso pesado de produtos químicos como pesticidas, fertilizantes e maquinário. Isso significa aplicar muitos recursos numa área relativamente pequena.

Já a agricultura extensiva é aplicada em uma área extensa, mas com o uso de menos recursos. Comparativamente, há o uso de muito mais recursos pelo método intensivo em áreas menores do que o método extensivo em áreas maiores.

2 – População

A agricultura extensiva é geralmente realizada em áreas de baixa densidade populacional. Já a agricultura intensiva, por não demandar amplas áreas de terra, é realizada em regiões menos populosas.

A primeira, por ser realizada em uma área mais ampla, tende a estar em um local mais distante dos grandes centros. A segunda, como não precisa de grande área de plantação, pode estar em pontos mais próximos dos grandes centros.

3 – Custos de transporte

É interessante observar que o tamanho da área de terra necessário para o cultivo faz toda a diferença no tocante aos custos envolvidos na operação. Uma fazenda de agricultura intensiva tem mais chances de estar localizada em uma área próxima dos seus principais mercados consumidores. Como não demanda muita terra para ser produtiva, essa fazenda pode estar até mesmo próxima de grandes centros urbanos.

Contudo, fazendas que apostam na agricultura extensiva precisam de áreas bastante amplas de cultivo. Essa condição implica uma localização mais remota, o que se reflete em maiores custos de transporte da produção. A distância entre a área de produção e os mercados consumidores impacta diferentemente na longevidade e lucratividade de um empreendimento agrícola.

4 – Produção por unidade

A produção da agricultura intensiva se caracteriza por ser elevada por unidade de terra, no entanto, no todo não é tão alta. A produção da agricultura extensiva é justamente o oposto, embora gere safras elevadas, tende a ter números mais tímidos por unidade. De forma geral, podemos dizer que o método intensivo prioriza a quantidade de produção enquanto o método extensivo foca mais na qualidade.

Características da propriedade e recursos

A partir do que explicamos no decorrer do artigo, fica evidente que os pontos chave para escolher um dos métodos são o tipo de propriedade e recursos que se tem. No caso de propriedades de menor porte, pode ser mais interessante seguir pelo método intensivo para potencializar os resultados da safra. Porém, nesse caso, o produtor deve estar ciente de que necessitará de maiores investimentos em recursos como maquinários e insumos.

Por sua vez, quem tem uma propriedade ampla, mas não tão bem localizada em relação aos centros urbanos, pode seguir pelo método extensivo. Nesse caso, o menor investimento em recursos como máquinas e insumos contribui para reduzir os custos de transporte. Cada método tem suas características e pode ser interessante em diferentes estágios de produção.

Essas são as diferenças entre os métodos de agricultura extensiva e intensiva!

Fonte imagem: pixabay.com