Plantação de goiaba
Agronegócio

Plantação de goiaba: dicas para produto com qualidade e valor comercial

Investir na plantação de goiaba pode ser um excelente negócio. Esses frutos podem ser aproveitados de diversas formas diferentes, abrindo um amplo leque de possibilidades para o produtor. Continue lendo para conferir dicas para potencializar a qualidade e o valor comercial deste produto.

Plantação de goiaba: um excelente negócio

O cultivo de goiabas é uma excelente aposta para o produtor rural, pois é um produto que pode ser empregado em diferentes setores da indústria. O fruto pode ser utilizado em indústrias, como a de néctar, refrigerante, suco, biscoitos, entre outras. Também tem amplo consumo na forma de fruta fresca. Para quem está considerando iniciar uma nova cultura, é válido considerar a goiaba.

Dicas para ter um produto de qualidade e de valor comercial

Como apresentamos no decorrer da postagem, a plantaçãode goiaba representa uma ótima oportunidade de inserção no mercado agrícola. Para ajudar os produtores rurais a potencializar a qualidade e o valor comercial da produção de frutos, listamos algumas dicas imprescindíveis.

1 – Concentração em uma determinada época

O produtor rural deve saber que a goiaba, quando cultivada sob irrigação, pode resultar em até duas safras por ano. Se houver o desejo de concentrar a produção em apenas uma época do ano, a dica é realizar a poda total das plantas.

A ideia é bem simples, consiste em encurtar os ramos do ano, deixando entre 12 e 15 ramos sem serem tocados. Conforme os novos ramos forem brotando, atingindo no mínimo 20 cm de comprimento, devem ser eliminados os excessos deixados para funcionar como guarda-sol.

2 – Como evitar os temidos bichos da goiaba

Sabe aqueles bichinhos encontrados comumente nas goiabas? Eles são resultado de larvas depositadas por insetos, em grande parte moscas-da-fruta. O processo de infestação é relativamente simples, os insetos atacam os frutos mais jovens da goiabeira e depositam seus ovos sobre a casca. Quando eclodem, dão origem às larvas que recebem o nome de bicho-da-goiaba.

Antes de atingir a maturação, as larvas invadem os frutos, destruindo, assim, a sua polpa. Logo, a goiaba fica inutilizada. No momento em que essa larva se transforma em polpa, faz um buraquinho na fruta, caindo no solo e se tornando uma mosca adulta. Acabar com esse problema na sua plantação é bastante simples, tudo o que você precisa fazer é ensacar as goiabas quando elas atingirem entre 2 e 3 cm de diâmetro.

Para que não haja umidade demasiada, é necessário fazer um rasgo no saquinho. O material correto para o ensacamento pode ser encontrado em casas especializadas. Com esse pequeno cuidado é possível evitar os danos de diferentes espécies de insetos às suas goiabas.

3 – Dê fim à ferrugem nos galhos da goiabeira

A ferrugem-da-goiabeira é um sinal bastante claro de infecção fúngica. Esse problema se manifesta nos tecidos novos dos órgãos em desenvolvimento. O problema é percebido através de manchas necróticas e circulares nas folhas, frutos, ramos e botões florais. A ferrugem leva à perda de quantidade de frutos e flores.

A melhor forma de evitar esse problema é garantir melhor arejamento e incidência do sol sobre os pés de goiaba. Em paralelo, reduza o tempo de irrigação da planta. Remova as brotações vegetativas, assim como o excesso das brotações floríferas. No caso da infestação já estar em andamento, contrate a consultoria de um profissional da área agrícola para receber as melhores indicações.

4 – Garanta polpa saudável

A polpa saudável é essencial para manter seu empreendimento rural funcionando bem. Se perceber que os frutos estão apresentando uma coloração escura, é necessário enviar uma amostra para a Secretaria de Agricultura do Município.

Essa polpa precisa ser analisada para que seja feito um diagnóstico correto das possíveis causas da situação. Com o diagnóstico feito, é possível investir em um tratamento adequado para resolver a situação.

5 – Folhas com furos

Quando as folhas da goiabeira apresentam furos, é indicativo de que estão infestadas de besouro amarelo (Costalimaita ferruginea). Esses besouros têm essas folhas como seu alimento. Normalmente, têm maior incidência no fim da primavera, com as fortes chuvas que encharcam o solo.

Uma dica para evitar esse problema que pode prejudicar a sua atividade de agronegócio é não plantar as goiabeiras próximas de pomares. Tenha, ainda, o cuidado de manter o solo vegetado para tornar mais difícil que o ciclo biológico desse inseto se complete. Essa ação também ajuda a fortalecer potenciais rivais naturais desse besouro.

Lembrando que se houver o desejo de utilizar inseticidas é necessário contar com a consultoria de um técnico da área agrícola. Essa é uma medida essencial para garantir a segurança. O controle de pragas deve ser feito com o máximo de cuidado para evitar prejudicar a saúde das plantas.

Gostou de saber mais sobre a plantação de goiaba e como torná-la melhor e mais lucrativa?

Fonte imagem: pixabay.com