Plantação de mandioca
Agronegócio

Plantação de mandioca: dicas para alcançar um bom resultado

A Manihot esculenta Crantz, nossa popular mandioca, é o alimento de mais de 500 milhões de pessoas no planeta. Com base nesse dado, é fácil entender como a plantação de mandioca é um excelente negócio para quem trabalha no meio rural. Continue lendo para conferir dicas de como cultivar essa raiz com sucesso.

Plantação de mandioca: as dicas que você precisa para ter um bom resultado

A mandioca é um alimento rico em nutrientes e em nomes alternativos, pois pode ser chamada também de maniva, carimã, castelinha, aipim, macaxeira, entre outros nomes. A raiz do Brasil, como também é chamada, está presente no prato de muitos brasileiros cotidianamente.

Além disso, esse produto da agricultura nacional alimenta milhões de pessoas ao redor do globo. Para quem deseja investir no cultivo dessa raiz, elaboramos uma série de dicas que você poderá conferir abaixo.

1 – Boa adaptação a diferentes climas

Embora não se tenha registros para confirmar, estima-se que a mandioca é originária da região do Brasil Central e tem mais de cinco mil anos. Os portugueses e os espanhóis foram os responsáveis pela chegada e difusão dessa raiz em outros continentes. A mandioca se consolidou na Ásia, África e Oceania estando presente em mais de 80 países.

A característica que ajudou essa raiz a se estabelecer em diferentes cenários é a sua facilidade de adaptação a diferentes climas. No Brasil, o cultivo de mandioca é realizado em todos os estados do território. Os estados que se destacam como os maiores produtores são: Pará, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em regiões com temperaturas médias entre 20°C e 27°C, a mandioca tende a evoluir facilmente. No entanto, em locais em que a temperatura fica em torno de 15°C, a germinação se mostra mais lenta, tendo o ritmo de desenvolvimento reduzido.

2 – Chuvas

Ainda no tocante ao clima, é importante destacar que os mandiocais preferem regiões com chuvas bem distribuídas. Em regiões de clima tropical, a mandioca costuma se dar bem com até 4.000 milímetros anuais sem a existência de uma estação de seca. Se for essa a situação, é importante que o produtor se atente para ter um solo bem drenado para evitar que as raízes apodreçam.

Para os produtores que vão dar início à produção de mandioca em regiões semiáridas, que apresentem entre 500 e 700 milímetros de chuva por ano, é essencial investir em água abundante nos primeiros cinco meses de plantio, pelo menos.

3 – Solo

Os tipos de solo mais indicados para a plantação de mandioca são o solto, profundo, arenoso ou com textura média. Um solo adequado é essencial para evitar o apodrecimento das raízes. A boa drenagem ajuda a evitar esse problema.

4 – Colheita da mandioca

O ideal é dar início à colheita da mandioca a partir do sétimo mês, nessa etapa as raízes já apresentam diâmetro superior a 3 centímetros. Estar preparado para o momento da colheita é essencial para garantir que seu trabalho renderá bons frutos.

5 – Área mínima de plantio de mandioca

Não é preciso uma área tão grande para dar início à sua produção de mandioca. Uma área com 3 mil a 5 mil metros quadrados é o bastante para a comercialização em uma quitanda de porte pequeno.

6 – Investimento para a produção de mandioca

A plantação de mandioca tem custos variáveis, de maneira geral, eles oscilam em uma média entre R$ 1 mil e R$ 4 mil por hectare. É interessante ter uma reserva financeira quando se pretende dar início a uma nova empreitada agrícola. Nesse momento de início de produção podem surgir alguns imprevistos.

7 – Evite a mistura de cultivares

Ao tomar a decisão de plantar mandioca, é importante se atentar para não misturar os cultivares. Caso não seja possível evitar a mistura, recomendamos que o produtor opte por fazer o plantio em quadras separadas. É um pequeno cuidado que permitirá a você alcançar um bom resultado.

O ideal é dar início ao processo de cultivo no começo da estação chuvosa, pois é o momento em que a temperatura e umidade se encontram nas melhores condições para o êxito no cultivo. Esses são elementos essenciais para o brotamento e o enraizamento. Na hora de escolher as variedades a serem cultivadas, dê preferência para aquelas que têm melhor aceitação no mercado para maior potencial de lucro.

8 – Evite plantio em terrenos de baixada ou planos

Não é indicado para o plantio de mandioca terrenos de baixada ou planos que sejam facilmente encharcados. Antes de dar início ao plantio, é importante fazer uma análise do solo em profundidade, observando se existe uma camada argilosa ou compactada presente logo abaixo da parte arável. Pode ser um fator limitante do crescimento das raízes, de maneira a prejudicar a drenagem e aeração do solo.

Com essas dicas você poderá conquistar resultados ainda melhores no seu plantio de mandioca!

Fonte imagem: emater.mg.gov.br