Viola Caipira
Música

Saiba mais sobre Viola Caipira e veja dicas para aprender a tocar

A viola caipira é um instrumento conhecido por diversos nomes, como: viola sertaneja, cabocla, nordestina ou brasileira. Tornou-se um símbolo do interior do país, estando relacionada à música sertaneja raiz ou música caipira. Continue lendo para saber mais sobre esse instrumento diferenciado e confira dicas para aprender a tocar. 

A origem da viola caipira

O instrumento que se assemelha a um violão, no tocante às cordas e à acústica, se originou a partir das violas portuguesas que, por sua vez, têm sua origem nos instrumentos de cordas arábico-persas. O precursor da viola caipira no Brasil foi o português João Pedro dos Passos. Não demorou até que esse instrumento se tornasse popular entre os jesuítas.

Com o passar do tempo, a viola adquiriu uma ligação especial com o interior do país e passou a ser uma companheira de quem levava uma vida sertaneja batalhando no campo. Trata-se de um instrumento que apresenta certa dificuldade para quem está aprendendo a tocar, por isso, a principal dica para quem deseja aprender a tocar moda de viola caipira é se dedicar aos estudos. 

Confira dicas para aprender a tocar viola caipira

Quer tornar-se um violeiro? Listamos algumas boas dicas para te guiar nesse caminho, já avisamos que é fundamental se dedicar e ter paixão pela moda de viola. 

1 – Tenha uma viola para chamar de sua

Para começar a se dedicar a aprender a tocar viola caipira, é indicado adquirir uma para treino. Além de poder dedicar mais horas fora do período de aula para treinar, você irá adquirir mais intimidade com o instrumento. É importante deixar claro que isso não significa, necessariamente, comprar uma viola cara. Considere o tanto que você está engajado para aprender, pois nada mais frustrante do que gastar muito em um item que irá ficar em um canto acumulando poeira. 

Dentre os requisitos de uma boa viola estão à afinação (o som emitido não pode ter chiados), braço da viola (verifique se ele está reto em relação ao corpo, uma inclinação mínima é aceitável, mas não mais do que isso), cordas (observe a distância das cordas em relação ao braço da viola, quando estão muito altas trazem desconforto), cavalete bem preso (não pode ter deformações ou estar solto), tarraxas bem presas (não podem ter folgas) e qualidade da madeira (as três partes que formam a viola – tampo, fundo e braço – devem ser de boa qualidade). Se possível, leve seu professor junto para fazer uma boa escolha.

2 – Estudo

Na internet, você vai encontrar uma grande variedade de opções de aula de viola caipira, no entanto, como é um instrumento complexo, pode ser interessante considerar a contratação de um professor. Caso não encontre uma escola de música ou professor particular, saiba que precisará ser muito dedicado aos estudos autodidatas.

O ideal é dedicar pelo menos três horas e meia por semana para o estudo. Para se manter motivado, você pode estudar meia hora por dia, lembre-se que depois de aprender o básico você deverá manter o ritmo de dedicação. Aprender a tocar um instrumento demanda prática constante.

3 – Aprenda o básico

Você não tem nenhuma experiência com instrumentos de corda? Então, saiba que precisará começar estudando o básico para conseguir avançar nos níveis da viola caipira. Assim como um estudante de cálculo avançado precisa da matemática básica, um aspirante a violeiro precisa conhecer os meandros para tocar instrumentos de corda para ser bem-sucedido com a viola. 

4 – Afinação

A viola caipira tem dez cordas divididas em cinco pares, as duas primeiras (contando de baixo para cima) devem ser afinadas em uníssono (ou seja, na mesma nota) e os três pares mais altos devem ser afinados oitavados (os pares de cordas são afinados na mesma nota, mas a corda mais fina do par é afinada nessa nota mais aguda). Você poderá usar a afinação em Ré maior ou em Mi maior. 

5 – Escolhendo o encordoamento para começar

Uma das decisões mais importantes de serem tomadas no início do aprendizado da viola caipira diz respeito ao encordoamento que será usado para treinar, pode ser em Ré ou Mi. Embora o encordoamento em Ré seja mais leve, é mais indicado iniciar com o encordoamento em Mi se você não tem o acompanhamento de um professor, pois, por ser mais comum, tem mais dicas na internet para auxiliar os iniciantes. 

6 – Um instrumento, vários ritmos

Algo bastante importante de ter em mente é que, na verdade, não existe um tipo único de música de viola caipira, esse é um instrumento bastante versátil. Além de ser um companheiro recorrente das modas de viola, também pode ser utilizado para tocar outros estilos, como clássico e rock. Devemos nos lembrar que, antes de mais nada, a viola é um instrumento para tocar música, logo, você pode ampliar seu leque de possibilidades.  

Gostou das dicas para começar a tocar viola caipira? Confira mais dicas e novidades mundo country em outros posts do blog da Rodeo West!