Imagem da tecnologia Blockchain
Agronegócio

Saiba como a tecnologia blockchain está impactando o agronegócio

A Tecnologia Blockchain nada mais é do que um gigantesco banco de dados digital. Trata-se de uma forma de garantir mais segurança para a realização de transações financeiras. Essa inovação já tem sido aplicada em empreendimentos do campo com grande sucesso. Continue lendo para saber mais.

O que é tecnologia blockchain?

Nos últimos anos, a tecnologia blockchain tem sido utilizada em diferentes setores e isso inclui os empreendimentos rurais. Em linhas gerais, trata-se de um sistema de registro de informações de transações financeiras. Ou seja, trata-se de um banco de dados digital em que as informações dessas transações são analisadas.

Com essa tecnologia, cada dado é analisado por um agente verificador e isso oferece mais segurança para as transações financeiras. Para os produtores rurais, esse sistema permite o acompanhamento de todos os processos do negócio. Assim é possível verificar desde a produção até a chegada dos itens aos pontos de venda.

Tecnologia Blockchain: panorama no Brasil

Essa é uma tecnologia que ainda não está sendo maciçamente utilizada no Brasil. Contudo, tem tudo para se expandir no setor do agronegócio, pois os consumidores atuais desejam mais informações sobre os produtos que adquirem. Essa é uma cobrança especialmente no segmento de alimentos.

A tecnologia blockchain é uma excelente ferramenta para reunir e apresentar aos consumidores essas informações de origem e processo de produção dos alimentos. Agricultores que conseguirem apresentar tais informações de forma confiável para seus consumidores estarão numa posição bastante confortável no mercado.

Utilizando a tecnologia blockchain, esses agricultores poderão compartilhar informações sobre a sua colheita com agências verificadoras. Essas agências certificam a qualidade da produção. Também há as vantagens logísticas resultantes da redução de intermediários para que os produtos cheguem aos consumidores.

Tecnologia Blockchain: como ela está impactando o agronegócio?

O uso de tecnologia no campo tem crescido consideravelmente nos últimos anos, contribuindo para a otimização dos processos produtivos do agronegócio. A seguir iremos explicar com mais detalhes os impactos positivos que a tecnologia blockchain pode oferecer ao setor do agronegócio.

1 – Redução da burocracia na transferência

A tecnologia blockchain foi desenvolvida para tornar as transações financeiras mais ágeis. Ao ser implementada no agronegócio, o blockchain elimina a necessidade de participação de intermediários como instituições financeiras, bancos e revendedores.

Quando essa tecnologia estiver mais popularizada, se tornará mais fácil para os produtores realizarem vendas para os seus clientes. Os negócios serão realizados mais rapidamente com os seus parceiros de insumos. A principal vantagem do blockchain é descentralizar a cadeia produtiva viabilizando transações diretas. 

A possibilidade de trabalhar com o sistema de vendas P2P (person to person, ou pessoa para pessoa) reduz consideravelmente os custos. Essa baixa de custos beneficia tanto quem vende quanto quem compra. 

A partir do momento em que há menos envolvidos no processo, é possível ainda eliminar atrasos desnecessários na transferência de alimentos. Os produtores passam a ter controle da chegada da mercadoria ao seu destino.

2 – Possibilidade de rastreio de origem dos alimentos

Como se trata de uma tecnologia de registro, o blockchain permite rastrear e confirmar a origem dos produtos. Também fornece dados a respeito da trajetória percorrida pelos alimentos. Para os consumidores que valorizam a boa procedência é algo fundamental. 

A pandemia de Covid-19 aumentou a busca por produtos mais saudáveis, uma vez que a saúde passou a ser uma pauta relevante. Dessa forma, a tecnologia blockchain é uma grande aliada do agronegócio.

3 – Mais segurança para combater fraudes

Uma das principais contribuições da tecnologia blockchain é o que se chama de “contratos inteligentes”. Esses contratos são documentos digitais que não podem ser adulterados. Assim, tanto vendedores quanto compradores podem identificar fraudes e eventuais problemas nos pedidos em tempo real.

4 – Registros do processo de produção

O blockchain permite tornar as transações mais seguras e desenvolver uma tecnologia de registro e custódia das informações agrícolas. Já estão no mercado brasileiro produtos que permitem ter a sua procedência identificada através de um QR Code disponível na própria embalagem.

Os consumidores podem ler esse QR Code e ter acesso a informações sobre a fabricação do item desde a sua origem até a chegada dos produtos ao mercado. É um tipo de medida que atende a um anseio da sociedade moderna que tem a necessidade de conhecer a procedência das mercadorias.

5 – Registro completo da cadeia de suprimentos

Com o blockchain é possível registrar toda a cadeia de suprimentos. Dessa forma, essa cadeia não fornece somente dados associados à produção, mas também ao que envolve o processamento, estoque e distribuição final. 

Vantagens da tecnologia blockchain

Os blockchains permitem armazenar dados na rede, passa a ser como um livro pronto para ser lido, mas cujo conteúdo não pode ser alterado. Assim, essas informações se tornam permanentemente registradas. Em outras palavras, o blockchain é um sistema que não oferece brechas para fraudes.

Gostou de saber mais sobre a tecnologia blockchain? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com