Agronegócio

As vantagens da plantação de soja

A plantação de soja pode ser uma grande oportunidade para quem quer se inserir num mercado próspero, haja vista que 1 em cada 4 sacos do grão consumidos no planeta vêm do nosso país. Essa cultura produtiva chegou por aqui no ano de 1882, porém, foi somente na década de 1960 que passou a se destacar economicamente. Atualmente, a soja tem grande relevância para a economia brasileira e sua produção em maior escala se concentra nos estados de São Paulo e Paraná. Conheça a seguir as principais vantagens de investir nesse setor agrícola.

Plantação de soja – conheça o método de cultivo e as vantagens

A seguir entenda como plantar soja a partir de algumas especificações e conhecer as principais vantagens dessa escolha.

Como plantar soja – passos iniciais

O produtor deve ter atenção especial ao processo de escolha do solo para o plantio de soja: é importante que tenha características barrosas e apresente boa drenagem. Para que a germinação ocorra é importante que o solo tenha umidade e consiga preservar parte da água. A melhor época para iniciar o cultivo é o mês de setembro.

Depois de escolher solo é hora de preparar a sementeira com os nutrientes necessários que ajudarão no crescimento saudável. O ideal é semear com cerca de 4 cm de profundidade no solo. A sequência é o pós-plantio, em que se deve realizar a colheita.

Dica

A técnica do plantio direto já faz parte do cultivo de mais da metade do total da soja produzida no Brasil. O desenvolvimento da tecnologia criou a possibilidade de cultivar soja tanto no solo preparado previamente como em solo sem preparo.

Como plantar soja – passos pós-plantio

Quando o produtor termina o plantio de soja deve direcionar sua atenção para os cuidados que a lavoura demandará em seguida, essenciais para garantir a qualidade dos grãos. Faça um monitoramento frequente da lavoura desde os estágios iniciais para evitar que a pragas se alastrem e prejudiquem o crescimento. O desenvolvimento e o crescimento da soja devem ser observados em relação à massa seca acumulada na planta, na qual estão armazenados os minerais e nutrientes.

Dica

Quanto melhor for a qualidade da semente de soja adquirida para iniciar o cultivo, melhor será a qualidade das plantas. O conjunto genético das sementes influencia diretamente na qualidade da variedade de soja.

Como plantar soja – colheita

Quando a soja tiver completado o ciclo de desenvolvimento, ela já pode ser colhida. A colheita deve ser feita com máquinas próprias. Em nosso país, o mês mais indicado para a atividade é dezembro, por proporcionar a umidade ideal para os grãos. De maneira geral recomenda-se que a colheita da soja aconteça entre 100 e 160 dias após o plantio.

Vantagens de cultivar soja

– Grande variedade de aplicações

O grão da soja se caracteriza por ter aproximadamente 40% do seu peso seco constituído de proteínas e 20% de óleos. É por isso que tem tantas possibilidades de aplicação: pode ser uma excelente fonte de nutrientes para a alimentação humana e de animais.

Nos últimos anos a soja também passou a ser utilizada no fabrico de biocombustíveis, cosméticos, margarinas, molhos, óleos de cozinha, leites e outros produtos que se beneficiam de sua grande quantidade de nutrientes. Para se ter uma ideia, cerca de 70% dos produtos processados levam soja em sua constituição.

– Reconhecimento de seus benefícios para a saúde

Cada vez mais pessoas têm adicionado a soja à alimentação devido aos benefícios que esses grãos podem oferecer, por ter grande quantidade de vitaminas (como B, C, E e K) e minerais, como ferro. Estudos científicos que divulgaram as propriedades preventivas dos componentes da soja para prevenir alguns tipos de cânceres, além de diabetes e osteoporose, tornaram o grão ainda mais utilizado no segmento de mercado fitness.

– Rentabilidade

Agora ficou fácil entender por que a soja é uma opção bastante positiva para os produtores agrícolas. O crescimento da utilização do grão em diversos segmentos industriais tornou a procura bastante significativa, refletindo-se em rentabilidade para quem já está ou deseja ingressar nesse mercado. O produtor de soja pode efetuar um processo mais amplo de negociação dos seus grãos e pode, no futuro,  barganhar melhores condições.

– Futuro

Acredita-se que num futuro não tão distante as fibras vegetais da soja poderão ser utilizadas para substituir fibras sintéticas têxteis: eis mais um cenário de oferta dos grãos. Os produtores que investirem nesse setor certamente não terão do que reclamar.

Agora que você já sabe como plantar soja e quais são as vantagens, não perca tempo e comece já a investir!