Cantores country dos Estados Unidos: vozes de sucesso

música country americana
Conheça os cantores mais famosos do country americano

A lista de sucessos musicais do universo country tem intérpretes e compositores que dão inveja a qualquer outro estilo. Letra, melodia e arranjos são combinados perfeitamente para que o público tenha belas canções e a história country nunca se apague.

Apesar de ter seu berço na cidade de Nashville, nos Estados Unidos, esse estilo se espalhou pelo resto do país norte-americano com facilidade, inclusive adquirindo adeptos em outros locais. O sucesso para o mundo também foi fácil.

Selecionamos alguns cantores que se destacaram e outros que ainda estão na ativa cantando country. Conheça!

johnny-cash

Johnny Cash

Em 1932, a cidade de Nashville, nos Estados Unidos, ganhou uma joia preciosa para a música country, o cantor e compositor Johnny Cash. Músico referência no mundo country, ele teve uma carreira de quase 50 anos cheia de sucessos como “Folsom Prison Blues”, “I walk the line”, “Ring of fire”, “A boy named Sue” e muito mais. Conhecido entre os seus fãs mais fiéis como “O Homem de Preto”, morreu em 2003, 4 meses depois da sua segunda esposa, e grande amor da sua vida, June Carter. Confira mais sobre ela abaixo.

June Carter

Cantora country, compositora, comediante e atriz são as funções que estavam no vasto currículo de June Carter. A cantora nasceu em 1929, em Nashville e acumula 3 Grammys, dois recebidos após sua morte, e inúmeros sucessos. Entre eles estão “It ain’t me babe”, “Time’s a wastin'”, “Wildwood flower” e “Temptation”. Ela faleceu também em 2003.

Curiosidade: Johnny e June

June estava no terceiro casamento e Johnny no segundo. Ambos já tinham filhos. Porém nada os impediram de ficarem juntos. O mais famoso casal country passou 35 anos de vida juntos e tiveram um filho. June morreu em maio de 2003 por causa de complicações de uma cirurgia do coração e Johnny morreu menos de 4 meses depois em setembro. Eles foram enterrados juntos em Hendersonville Memory Gardens, no Tennessee.

blake-shelton-singer

Blake Shelton

Você pode conhecer o Blake Shelton como cantor country, compositor ou jurado da versão americana do programa The Voice. Não importa qual é a versão do artista que você se lembra, ele é bem sucedido em todas elas. Nascido em 1976, em Oklahoma, o músico acumula hits como “All over me”, The baby”, “Don’t make me”, “The more I drink”, “She wouldn’t be gone”, “Sure be cool if you did” e muito mais.

dolly-parton

Dolly Parton

Abram alas para a “Rainha da música country”. Sim, estamos falando de Dolly Parton. A cantora, compositora e atriz nascida em 1946 é conhecida como uma das maiores vozes no universo country. Sua vasta obra musical tem clássicos como “Jolene”, “9 to 5”, “Inslands in the stream”, “Coat of many colors” e tantos outros.

hank-willians

Hank Williams

Nascido em Alabama, Hank Williams (1923-1953) foi um cantor e compositor country pioneiro do estilo honky tonk. Sua morte precoce não o tirou no hall dos maiores influentes da música dos Estados Unidos. Músicas como “Lovesick blues” e “Lost highway” são referências até hoje.

carrie-underwood

Carrie Underwood

Depois de vencer a 4ª temporada do American Idol, Carrie Underwood não parou de fazer sucesso. Ela literalmente saiu de Oklahoma para o mundo. A cantora country está no seleto hall dos artistas que mais venderam discos na história. Sua cartela de músicas tem hits como “Before he cheats”, “Jesus, take the wheel”, “So small”, “Last name”, “All-american girl”, “Blown away”, “Cowboy Casanova” e muito mais. E sua coleção de sucessos também lhe rendeu outra coleção: a de prêmios. A artista tem Grammy, Billboard, Academy of Country Music (ACM) e tantos outros títulos.

tim-mcgraw

Tim McGraw

O cantor e ator nascido em 1967 tem seu lugar de prestigio reservado na música country. Assim como Carrie, ele está entre os artistas que mais venderam discos na história. Sua imensa lista de hists, inclue canções como “Indian outlaw”, “I like it, I love it”, “For a little while”, “Maybe we should just sleep on it”, “Down on the farm”, “My next thirty years”. Ele também é casado com a Faith Hill, que falaremos logo mais.

faith-hill

Faith Hill

Nascida em 1967, Faith Hill saiu de casa para buscar a sorte em Nashville com apenas 19 anos. E deu conseguiu! A artista tem músicas mundialmente conhecidas, tais como “There you’ll be”, “This kiss”, “Breath”, “The way you love me”, “Let’s make love”. E, como já dissemos, é casada com Tim McGraw. Um verdadeiro casal real do country, não é mesmo?

Merle-Haggard

Merle Haggard

Cantar, compor, tocar guitarra e violino estavam entre as muitas habilidades de Merle Haggard, que nasceu em 1937 e morreu em 2016. Criador do “Bakersfield sound”, um ritmo diferente dentro da música country, ele tem seu lugar registrado entre os músicos que mais fizeram sucesso no mundo country e que ainda influencia os mais novos.  “Mama tried”, “Okie from Kuskogee”, “Sing me back home” e “Working man blues” estão entre suas canções mais famosas.