Terraceamento
Agronegócio

Terraceamento: descubra os segredos dessa técnica

Uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos, o terraceamento consiste em um sistema de cultivo em que é feita a contenção de água na lavoura. Trata-se de um método bastante interessante em particular para regiões em que há grande volume de chuvas. Continue lendo para descobrir os segredos dessa técnica.

Tudo sobre o Terraceamento

O terraceamento é uma técnica de agricultura utilizada há séculos com o objetivo de fazer a contenção de água na lavoura, evitando, assim, a erosão do solo. Com o emprego desse método, é possível evitar a perda de matéria orgânica do solo, obtendo melhores resultados em médio e longo prazo.

Os criadores do terraceamento, também chamado de cultivo em terraços,foram os incas que viviam nas montanhas da América do Sul. O povo inca tinha grandes dificuldades para se estabelecer na região montanhosa, pois, além das irregularidades do solo, é uma região que apresenta grande volume de chuvas.

Essa técnica de produção de alimentos foi utilizada por cerca de um século. Nos dias de hoje, o terraceamento é mais comumente encontrado no sudeste da Ásia, em especial no Vietnã, país em que há grande produção de arroz. Em linhas gerais, essa técnica consiste na criação de terraços por meio do parcelamento de rampas niveladoras.

Características do terraceamento

Os produtores rurais que utilizam a técnica do terraceamento desejam, quase sempre, conter os efeitos da erosão. Regiões em que há grande volume de chuvas podem sofrer consideravelmente com esse fenômeno. Devemos mencionar que a erosão hídrica se destaca como um dos principais processos de degradação do solo.

No Brasil, a adoção de técnicas adequadas para o cultivo de grãos é um dos desafios para manter a elevada produção. Essa técnica pode ser bastante trabalhosa de ser colocada em prática, demandando grande quantidade de mão de obra.

Exige dos trabalhadores conhecimento técnico e não permite o uso de maquinário devido às dificuldades de acesso dos locais em que costuma ser aplicada. Ressaltamos, contudo, que é possível utilizar o terraceamento para o cultivo de agricultura intensiva.

Dois tipos de terraços

Há, de maneira geral, dois tipos de terraços: o de armazenamento e o de drenagem.

Terraço de armazenamento

Esse tipo de terraço pode ser chamado também de terraço de infiltração ou de nível. É construído para a retenção das águas das chuvas, de maneira a possibilitar a sua infiltração no solo. Trata-se de um modelo mais recomendado para solos que apresentam maior permeabilidade, como os solos arenosos, os latossolos, entre outros.

Terraço de drenagem

Também são chamados de terraços de escoamento ou terraços de desnível. São construídos com o objetivo de permitir que haja o escoamento gradual da água para outras áreas do terreno. Nesse tipo de terraço, é possível, inclusive, direcionar o escoamento da água de maneira a poder aproveitá-la para outras finalidades.

Solução para regiões com grande volume de chuvas

A técnica do terraceamento é bastante indicada para regiões em que há grande profusão de fenômenos meteorológicos. A produção agrícola pode ser prejudicada pela quantidade demasiada de chuvas, levando ao processo de erosão do solo. O terraceamento funciona como uma contenção para esses efeitos.

É interessante mencionar que, além de conter o volume demasiado de água, a técnica também contribui para que a água escorra mais lentamente, tendo mais chances de se infiltrar na terra.

Questão de planejamento

A técnica de terraceamento pode ser a solução adequada para várias propriedades de regiões com grandes volumes de chuvas, no entanto, sua execução demanda a realização de um projeto com bom planejamento. É necessário conhecer muito bem o terreno em que a técnica será aplicada. A partir de um estudo detalhado, é possível definir qual é o melhor tipo de terraço para ser usado.

Também se define qual corte deve ser realizado sobre o solo. É válido, ainda, se atentar para atividades essenciais para manter a fertilidade do solo, garantindo, assim, a sua funcionalidade em médio e longo prazo. Essa abordagem profissional é essencial para evitar que haja danos ao solo.

Plantio direto

Algo que devemos mencionar é que mesmo em solos sob o regime de plantio direto pode haver a remoção da palhada pela enxurrada causada pelas chuvas em volume expressivo. Isso ocasiona a perda de matéria orgânica, ainda que haja pouca perda de solo.

Trabalho em conjunto

A técnica do terraceamento deve ser utilizada em conjunto com outras práticas direcionadas para a conservação do solo. Dentre essas outras técnicas estão a cobertura do solo com palhada, adoção de boas práticas de manejo (como a rotação de culturas usando plantas de cobertura) e uso de insumos para a reposição dos nutrientes do solo.

O terraceamento é uma técnica que oferece excelentes resultados na contenção da erosão do solo!

Fonte imagem: pixabay.com