Andar a Cavalo
Animais

Andar a Cavalo – Por que faz tão bem? Conheça 10 motivos

Andar a cavalo é uma das atividades preferidas de muitas pessoas, pois, entre outros benefícios, contribui para a melhora da saúde física e para o equilíbrio emocional. Quer conhecer outras vantagens dessa atividade? Siga a leitura e confira 10 motivos para adotar essa atividade como hobby. 

Andar a cavalo: conheça 10 motivos para começar

Conviver com cavalos oferece uma experiência diferenciada através de uma nova perspectiva de vida. Se ainda não está convencido, confira 10 motivos pelos quais deve incluir montaria na sua vida para se tornar uma pessoa mais plena.

1 – Redução do estresse

Considerada uma das atividades com maior potencial de reduzir o estresse, andar a cavalo permite que o cavaleiro ou amazona se conecte com o animal e com a natureza. O alinhamento de movimentos e emoções entre quem monta e o equino oferece uma sensação de paz dificilmente encontrada em outras atividades. Especialistas identificaram que a montaria reduz significativamente os hormônios responsáveis pelo estresse. 

2 – Construção de uma relação profunda com o cavalo

Cavalos são animais que levam algum tempo para confiar em seus cavaleiros ou amazonas, isso faz com que seja construída uma relação sólida. Inicialmente, quem pretende montar o equino precisa demonstrar que é de confiança e conhecer seu cavalo. A conexão criada entre o cavaleiro e o animal é bastante profunda, se refletindo em um grande ganho emocional.

3 – Melhora da autoestima

Andar a cavalo contribui para fortalecer a autoestima, uma vez que coloca o cavaleiro/amazona em uma posição de comando. No entanto, é uma autoestima construída por meio de relação que também oferece respeito para o animal. Ao começar a montar, é comum que a pessoa desenvolva um grande amor pelos equinos e pela natureza, algo que tem como consequência o fortalecimento desse respeito. 

4 – Musculatura fortalecida

Sabia que incluir a cavalgada como uma atividade regular em seu dia a dia pode ser uma boa maneira de fortalecer a sua musculatura? É perfeito para quem não tem paciência para fazer academia e quer ter um corpo mais bem definido. 

Ao montar o cavalo é necessário fazer um grande esforço com suas pernas e glúteos, reforçando, assim, a musculatura. O trabalho para manter o corpo próximo à sela é bastante intenso e exige do corpo se refletindo em resultados mais promissores do que muitas aulas de academia. 

5 – Atividade que aproxima família e amigos

Cavalgar é uma atividade que pode ser praticada tanto por quem tem um perfil mais solitário, como por quem tem um perfil mais família. Por ser uma atividade versátil, pode ser praticada por pessoas de todas as idades, tornando-se um bom programa em família. É o tipo de atividade que você poderá fazer com seus filhos e, também, com seu grupo de amigos nos fins de semana. 

6 – Estímulo para sua criatividade

Montar a cavalo é uma forma prática de estimular sua criatividade, isso porque se trata de uma atividade que demanda a tomada de decisões rápidas para contornar problemas de tamanhos diferentes. Durante um passeio com seu cavalo, você pode ter que pensar em uma forma de contornar um riacho no caminho ou até encontrar um atalho para escapar de uma tempestade.

7 – Previne a osteoporose

Com o passar do tempo, é natural ir perdendo a densidade óssea e, com isso, desenvolver problemas como a osteoporose. Atividades físicas que demandam esforço do corpo contribuem para reduzir as chances de ser afetado por problemas como esse. É importante ressaltar que você converse com seu médico para saber o quanto uma atividade impacta positivamente para a sua saúde e quais outras medidas devem ser adotadas. 

8 – Atividade de socialização

Cavalgar é uma atividade que contribui para aumentar a socialização das pessoas, desse modo, pode ser uma boa estratégia para melhorar a capacidade de socializar de crianças muito tímidas ou até mesmo de idosos que se sentem sozinhos. Para isso, o ideal é buscar locais que ofereçam caminhadas em grupos. Durante a realização dessas atividades, é bem possível que surjam amizades verdadeiras.

9 – Equoterapia

Andar a cavalo pode ser também uma forma de tratar problemas de saúde física e questões emocionais. A chamada equoterapia, terapia feita com equinos, tem crescido no âmbito médico, tornando-se mais utilizada para casos que demandam abordagens diferenciadas. Pergunte ao seu médico se essa é uma alternativa viável para o seu caso em particular.

10 – Ganhe um amigo para a vida toda

Cavalos são animais bastante fiéis e, ao adotar a atividade de cavalgada em sua vida, você abre caminho para o surgimento de uma amizade profunda e verdadeira. Saiba que terá uma relação de amor muito intensa com seu cavalo, essa é uma ligação muito especial para prolongar em sua vida. Afinal de contas, nada como ter um grande amigo equino. E então, está pronto para começar? Para ficar por dentro de todas as novidades no mundo country confira outros artigos do blog da Rodeo West!