tocar berrante
Curiosidades,  Mundo Country

Aprenda técnicas de como tocar berrante

tocar berrante

Saber como tocar berrante é interessante para quem deseja se manter alinhado com as tradições sertanejas brasileiras. O instrumento, que é feito de chifres de boi ou de outros animais, foi introduzido no Brasil na época do tropeirismo e servia como um som de alerta para reunir e guiar a boiada nas viagens pelo interior do país. Atualmente, tem um viés mais voltado para a tradição sertaneja.

Confira dicas de como tocar berrante

O toque de berrante é bastante peculiar e facilmente reconhecido pelos apaixonados pelo campo e por pessoas que lidam com os animais. Em muitas cidades do interior, é uma tradição pais ensinarem seus filhos a tocar o instrumento.

A base para conseguir emitir um som de berrante forte e constante é aprender a como fazer a embocadura corretamente. Abaixo, listamos um passo a passo bem simples e alguns vídeos que apresentam truques de berranteiros profissionais.

Como tocar berrante passo a passo

Como mencionamos acima, o ponto-chave para conseguir um bom resultado tocando berrante é se concentrar na embocadura.

Passo 1

Umedeça os lábios: antes de encostar os lábios no berrante, é importante umedecê-los bem.

Passo 2

Toque dos lábios: em seguida, posicione seus lábios no instrumento, como se estivesse se preparando para dar um beijo em alguém. No entanto, mantenha-os relaxados, sem enrijecer. É importante manter a sua boca bem posicionada para fora.

Passo 3

Soprando o berrante: com o posicionamento correto da sua boca, comece a soprar uniformemente. Conforme for ouvindo o som produzido pelo instrumento, pode aumentar ou reduzir a intensidade do sopro.

Passo 4

A prática leva à perfeição: você tem o desejo de ser um tocador de berrante profissional? Então, saiba que precisará se dedicar ao treino com essa corneta. Boa parte das pessoas já consegue uma boa emissão de som com apenas uma semana de prática, porém, esteja pronto para se dedicar mais, se necessário. 

Dica: os cuidados de higiene com o instrumento são imprescindíveis para ter bons resultados em médio e longo prazo. Sempre, ao terminar seu treino com o berrante, limpe a embocadura usando álcool. Não realizar essa limpeza pode deixar o instrumento com mau cheiro.

Vídeos ensinando a tocar berrante

Confira alguns vídeos bastante explicativos com dicas de como tocar berrante.

Vídeo ensinando a tocar berrante 1° parte

Confira como deve ser o procedimento para tocar o berrante desde o início, assim fica mais simples de se entender com o instrumento.

Vídeo ensinando a tocar berrante 2° parte

Esse vídeo é a continuação do conteúdo apresentado acima, explicando mais algumas técnicas de como tocar berrante.

Vídeo que ensina a como manter o fôlego tocando berrante

Uma dúvida bastante pertinente quando o assunto é tocar berrante diz respeito a como conseguir manter o fôlego enquanto se está soprando na embocadura do instrumento.

Concursos de berrante

Os berrantes são bastante valorizados no universo das festas de peão. Na maior da América Latina, em Barretos, há um tradicional concurso focado nesse instrumento em paralelo à esperadíssima disputa de montaria em touros. O berrante também pode ser associado à prática de laço em dupla. São avaliados 5 toques diferentes no concurso:

  • Toque de saída (sinal de alerta para a tropa se organizar para a saída);
  • Toque de estradão (sinal para a tropa acelerar o passo depois de algum tempo de viagem, a boiada adora esse som);
  • Toque de rebatedouro (sinal indicativo de perigo);
  • Floreio (um toque livre, geralmente os berranteiros criam seus próprios toques como se fosse uma música),
  • Queima do alho (toque que indica a chegada da hora de almoçar).

Os berranteiros devem treinar os diferentes tipos de toques desse instrumento para se tornarem especializados na condução da boiada e no uso dos berrantes.

Comprando um berrante

Uma dúvida bastante pertinente diz respeito a quanto custa um berrante. Saiba que é possível encontrar opções com valores variados, sendo interessante começar a investir nos mais simples. Assim, você tem um tempo para se adaptar ao instrumento e ter certeza de que deseja continuar com a prática para fazer um investimento mais significativo. Ao se tornar bom em como tocar berrante, vale a pena procurar por versões mais sofisticadas.

Os berrantes são feitos a partir de emendas de chifres (o mais comum é serem de boi, mas podem ser de outros animais também). Existem três tipos de emendas diferentes: de couro, de chifre e de anéis de chifre. Além de influenciar no design da peça, a emenda também influencia na qualidade do som obtido a partir do sopro do berrante. Peças feitas com emenda de chifres são mais raras, seu processo de fabrico é mais complexo, resultando em um preço mais elevado.

Gostou dessas dicas de como tocar berrante? Lembre-se da importância de praticar com constância para se aperfeiçoar com o instrumento!