Cavalo Paint Horse
Animais

O cavalo Paint Horse – Origem e principais características

Cavalo Paint Horse
Paint Horse – Conheça essa raça de cavalo

O cavalo Paint Horse chama a atenção por sua aparência, mas não é apenas a pelagem com manchas que caracteriza essa raça, que é popular em todo o mundo. Trata-se de um animal que possui um ótimo temperamento e que também é bastante versátil, pois pode ser usado para transporte, trabalho e competições, saindo-se bem em todos esses tipos de atividades. Continue acompanhando para saber mais a respeito desse cavalo que é tão apreciado pelos criadores e apaixonados pelo universo country.

Origem do cavalo Paint Horse

Também conhecida como American Paint Horse, é uma raça que possui coloração bicolor e que surgiu nos Estados Unidos. Tudo começou por volta do ano de 1500, quando os exploradores espanhóis chegaram na América do Norte em seus cavalos de raças como Andaluz, Berbere e Árabe, que exibiam pelagens em cores diferentes e com manchas. 

Um explorador em especial, Hernando Cortes, levou para a expedição um cavalo branco com manchas avermelhadas. Acredita-se que o animal tenha cruzado com cavalos nativos do país, conhecidos como Mustangues, e daí se originou o Paint Horse que conhecemos hoje. Os índios americanos se familiarizaram muito com a raça, tanto por conta da aparência quanto pelo temperamento amigável e desempenho, passando a criá-los. 

Mais tarde, os colonizadores britânicos chegaram aos Estados Unidos e incluíram a raça de cavalos Puro Sangue ao conjunto genético, resultando em um animal de trabalho robusto, extremamente inteligente e com estabilidade para percorrer trilhas. Até o ano de 1940, os Paint Horses tinham o mesmo pool genético que os Quartos de Milha, entretanto, quando a Associação Americana de Quarto de Milha foi formada, os animais que possuíam manchas foram excluídos. 

Por outro lado, os cavalos pintados continuaram populares no país e surgiram duas organizações especializadas em Paint Horses. Então, em 1965, ambas perceberam que poderiam unir suas forças e assim foi criada a Associação Americana de Paint Horse, que mantém até hoje o registro da raça.

Características do cavalo Paint Horse

A altura média de um cavalo Paint Horse fica entre 1,50 e 1,60 metros. Aqueles que têm como descendente um Puro Sangue geralmente são maiores. Já o peso entre 430 e 540 quilos, o que vai um pouco além de raças mais comuns.

Em se tratando das cores e manchas, um fato interessante é que não existem Paint Horses exatamente iguais, o que os torna ainda mais fascinantes, mas dá para identificar aqueles que são semelhantes. Por conta disso, foram criados termos para diferenciá-los, que são: tobiano, overo e tovero.

Tobiano: geralmente tem uma coloração mais forte sobre um ou ambos os flancos, com manchas brancas arredondadas ao redor da cernelha e da cauda. A cabeça é dessa mesma cor e pode ter desenhos diversos. Os pelos da cauda e da crina costumam ter as duas cores.

Overo: tem manchas brancas irregulares pelo corpo, embora suas costas sejam geralmente de cor sólida. As patas costumam ter uma cor mais intensa, mas podem ter algumas com partes em branco. A face, em sua maioria, é branca.

Tovero: o corpo é quase completamente branco, enquanto a cabeça, o tórax e os flancos possuem uma tonalidade mais forte. Alguns cavalos do tipo tovero possuem olhos azuis.

Usos do cavalo Paint Horse

Conforme mencionado, os Paint Horses são bastante versáveis, podendo ser usados como animais de fazenda, para realizar vários tipos de atividades que fazem parte da rotina no campo. Além disso, são muito apreciados para participarem de competições, dadas suas características de força, agilidade e inteligência, o que permite que o treinamento seja realizado com facilidade.

Cuidados com o cavalo Paint Horse

Existem alguns cuidados especiais que precisam ser tomados com essa raça. Veja, a seguir, quais são eles.

Alimentação

Uma dieta ideal para cavalos da raça Paint Horse deve incluir capim, feno, grãos e algumas frutas e vegetais. Pode ser necessário realizar uma suplementação de vitaminas e minerais. Um ponto importante a ser citado é que essa é uma raça que tem uma tendência à obesidade, portanto, a alimentação é um cuidado chave para a manutenção de sua saúde.

Higiene

Manter boas práticas de higiene é necessário para que uma das características mais marcantes do cavalo Paint Horse seja preservada, que é sua aparência exuberante. Alguns dos principais cuidados incluem a escovação uma ou duas vezes por semana, para retirar a sujeira e possíveis emaranhados dos pelos, e a verificação diária dos cascos para identificar qualquer ferimento rapidamente e iniciar o tratamento.

Acompanhamento veterinário

O único ponto contra que a raça Paint Horse possui é a chance de desenvolver problemas genéticos, como a Síndrome Letal, que compromete o desenvolvimento do intestino, e a Paralisia Periódica Hipercalêmica, que gera espasmos e fraqueza muscular. Por essa razão, manter o acompanhamento com um veterinário de confiança é essencial para que qualquer problema seja percebido logo no início.

Essa raça versátil e de aparência única é ideal para quem é apaixonado por cavalos, incluindo aqueles que são criadores iniciantes, por conta do temperamento dócil.

Imagem: https://www.shutterstock.com/