Fotografia de cavalo
Animais

Fotografia de Cavalos – Dicas para fotos de cavalos

Você acha que é uma tarefa difícil tirar uma linda fotografia de cavalo? Saiba que não é necessário ter aparelhos caros e nem ser um profissional para conseguir a imagem perfeita do seu companheiro. Confira a seguir algumas dicas e tire lindas fotos!

Fotografia de cavalos: dicas para acertar nos cliques

Quando você vê belas fotos de cavalos na internet ou em revistas fica com vontade de produzir cliques parecidos com seus amigos equinos? Saiba que é possível tirar lindas fotos aplicando as dicas que daremos a seguir.

1 – Seja paciente

Uma boa fotografia de cavalos pode ser resultado de uma imagem entre várias, logo, é importante ser paciente para produzir a sessão. A dica é evitar que o equino fique estressado e ansioso, pois isso transparece nas fotos. Prepare o ambiente e se perceber desconforto por parte do cavalo aguarde. Os animais têm seu próprio tempo, tenha foco nisso.

2 – Chame atenção do cavalo

Para tirar boas fotos de cavalos é importante chamar a atenção deles, isso faz com que o rosto e as orelhas fiquem voltados para a lente. Você pode pedir ajuda de um amigo/assistente para assoviar, balançar feno, enfim, fazer algo que chame a atenção do animal. Até o simples abrir e fechar de um guarda-chuva é capaz de chamar a atenção dele. 

3 – Posicionamento da câmera

Um truque que funciona com diferentes raças de cavalos é o de posicionar a câmera abaixo da linha do peito do animal, fazendo com que ele pareça ser maior. O clique ficará mais imponente com esse simples posicionamento. Busque sempre o melhor ângulo para clicar seu amigo de quatro patas, lembre-se de que a melhor posição é aquela que entrega o resultado desejado.

4 – Use a luz a seu favor

Para criar fotos perfeitas é interessante brincar com a luz, busque formas de destacar a silhueta do cavalo. Um truque que muitos fotógrafos usam é deixar a luz do sol entrar na lente da câmera, criando um efeito conhecido como flare. A imagem ganha muita força estética com esse truque.

5 – Foto em halter

Halter é o nome dado à posição do cavalo em fotos de leilão, o objetivo desse tipo de imagem é mostrar o máximo do cavalo. Algo muito importante para valorizar seu equino é ter atenção para que as quatro patas apareçam na foto. 

Para isso, posicione o equino de maneira que uma das patas dianteiras fique ligeiramente mais à frente. Dependendo de como o cavalo é posicionado, pode ser que não apareçam as quatro patas, por uma ficar em frente à outra. 

6 – Escolha a melhor hora

Uma boa foto é aquela que tem uma boa luz, a dica para acertar no clique é escolher um momento de manhã bem cedo ou no final da tarde para fotografar seu equino. Mais uma vez, essa escolha depende de qual mensagem você deseja passar com a fotografia. A luz ideal é aquela que funciona bem para a composição da sua foto.

7 – Cuidado com o fundo

Além de garantir que seu amigo equino esteja perfeito para ser clicado, é essencial observar o fundo da foto. Não é incomum que galhos de árvores se mesclem ao cavalo, criando uma aparência de chifre ou, então, que um animal de pelagem escura desapareça em um fundo escuro. São pontos importantes que precisam ser devidamente observados.

8 – Atenção ao alinhamento do horizonte

No momento de tirar a foto do seu cavalo, é fundamental que você se atente para o horizonte, ou seja, garanta que ele estará devidamente alinhado. Quando não há esse alinhamento, é possível deixar a pessoa que observa a imagem tonto. Uma foto de cavalo é composta por uma sobreposição do animal e do fundo. Não é simplesmente dar o clique para fazer o registro.

9 – Prepare seu amigo equino

Antes de começar a tirar as fotos é essencial preparar o seu amigo para o clique. Limpe e escove bem o pelo do seu cavalo para que ele transpareça um ar de saúde e alegria. Após terminar essa preparação, observe como está vendo o animal pela lente da câmera para ter certeza de que ficará bom o resultado final.

10 – Escolha acessórios de cores neutras

Vai fotografar o cavalo encilhado ou com um cabresto? A dica, nesse caso, é dar preferência para acessórios de cores neutras. Os itens não devem “roubar” a atenção nas fotos. Verifique se está tudo em ordem com os acessórios para que não pareça que seu cavalo está desconfortável no clique. 

11 – Fotografando o movimento

Para tirar fotos do seu cavalo em movimento com câmeras com opção manual, escolha velocidade acima de 1/800. Caso faça os cliques com celular ou câmera no modo automático, prefira dicas claros.

12 – Lentes

Caso você esteja usando câmeras que permitam trocar lentes, dê preferência para as teleobjetivas para que seu cavalo não saia distorcido no clique. Se forem usadas câmeras grandes angulares, o resultado pode ficar desproporcional com uma cabeça muito grande em relação ao corpo. 

Quer ficar a par de mais novidades no mundo country? Confira outros artigos do blog da Rodeo West!