O que são implementos agrícolas?
Agronegócio

Quais os principais tipos de implementos agrícolas?

Recebem o nome de implementos agrícolas equipamentos utilizados em atividades no campo que são conectados a algum sistema de tração. Funcionam como auxiliares para a realização de tarefas essenciais do meio rural. Continue lendo e conheça os principais.

O que são implementos agrícolas?

Os implementos agrícolas consistem em equipamentos acoplados a algum tipo de sistema de tração, como tratores e outras máquinas agrícolas. A sua função principal consiste em auxiliar na realização de alguma atividade específica. São utilizados em diversas atividades, desde o preparo do solo até o processo de colheita.

Para quem está se perguntando a respeito da diferença entre máquinas e implementos agrícolas, o ponto chave é que os implementos não possuem sistema motriz, ou seja, não se movem sozinhos. Cada implemento desempenha um papel bastante específico. É essencial contar com os equipamentos certos para cada atividade que será realizada.

Conheça os principais implementos agrícolas

O processo de mecanização agrícola já é uma realidade no campo há muito tempo. Atualmente, há uma ampla gama de implementos agrícolas disponíveis para uso. A seguir explicaremos com mais detalhes quais são os principais e quais são as suas funções.

Arados

Esses implementos são aplicados em funções de preparo do solo e podem ser amplamente utilizados para arar e descompactar a terra para que as plantas possam ser cultivadas. Os arados atuam na camada superficial da terra e contribuem para ações de aeração, armazenamento de água, infiltração e homogeneização da fertilidade do solo.

Tais implementos agrícolas podem ser encontrados na forma de discos ou aivecas, podem ser fixos ou reversíveis. Os arados reversíveis podem ser usados para movimentar o solo para a direita ou para a esquerda. Para isso, basta que o operador use o implemento no sentido oposto ao manobrar o trator. É interessante observar que arados reversíveis oferecem melhor desempenho operacional.

Subsolador

Trata-se de um implemento agrícola que atua na superfície e subsuperfície do solo. Age desagregando as camadas compactadas. É relativamente comum que haja compactação do solo nas camadas inferiores do solo, devido ao intenso tráfego de máquinas pesadas nas lavouras. Contudo, ressaltamos que o uso do subsolador não resolve a questão da compactação do solo. Trata-se de um cuidado de caráter paliativo.

Há uma boa variedade de subsoladores no mercado, no entanto, todos atuam em uma camada superior a 30 cm de profundidade. Esse é um implemento bastante robusto que precisa de muita força de tração. A subsolagem é uma atividade que gera altos custos, haja vista que precisa de tratores potentes e utiliza bastante combustível.

As hastes apresentam calibrações distintas que demandam ajuste conforme a necessidade. É possível escolher o número de hastes, espaçamento e angulação. Contudo, esteja ciente de que quanto mais hastes maior será o gasto energético. Quanto maior o gasto energético, maior o custo da operação.

Grades aradoras e niveladoras.

Em uma só operação, as grades aradoras e niveladoras, fazem os processos de aração e gradagem. É importante citar que o perfil do solo revolvido é superficial, entre 10 cm e 15 cm.

Geralmente, há descontinuidade entre o perfil do solo preparado e o solo abaixo. Essa consequência é chamada popularmente de pé de grade. Basicamente, o chamado pé de grade é a camada com 5 cm ou mais de espessura endurecida ou compactada.

Entre os efeitos causados pelo pé de grade estão a erosão laminar, problemas no crescimento das raízes das plantas, pouca capacidade de infiltração de água nos solos e dificuldades para que as plantas possam emergir. O ideal é que o trabalho seja realizado nas velocidades entre 5 km/h a 6 km/h.

O uso desse implemento oferece como benefícios o enterro das sementes, boa incorporação de adubos químicos ou orgânicos e destorroamento. É importante estar ciente de que cada grade precisa de força de tração.

Diferentes profundidades de trabalho serão alcançadas conforme o tamanho e formato dos discos. No Cerrado, esse é o tipo de implemento do solo mais utilizado para o preparo.

Semeadoras-adubadoras

Também conhecida como semeadeira, a semeadora-adubadora tem a função de depositar a semente ou adubo no sulco de plantio. Apesar de existir alguns modelos de semeadora-adubadora com sistema de movimentação, é mais comum que sejam utilizadas como implementos acoplados ao trator.

As semeadeiras podem ser específicas ou adaptáveis para vários tipos de plantio. Há semeadoras para cultivo de sementes graúdas e miúdas. É possível encontrar modelos para plantio direto ou para o plantio convencional, de precisão ou de fluxo contínuo.

Por sua vez, as adubadoras podem ser usadas em conjunto com as semeadoras ou ser encontradas sozinhas. Outros complementos agrícolas relevantes são as carretas esparramadoras ou distribuidoras que, além de importante função de adubação, realizam a correção do solo. São equipamentos de grande relevância para o dia a dia das atividades agrícolas.

Gostou de conhecer mais sobre os implementos agrícolas mais utilizados no campo? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com