Animais

06 Curiosidades Sobre Cavalos Que Talvez Você Desconheça

Os cavalos e suas curiosidades
Curiosidades sobre cavalos

Os cavalos são animais que impressionam por sua força e beleza e mesmo estando numa posição de destaque ainda guardam algumas curiosidades que são desconhecidas até para alguns criadores profissionais. Será que você realmente sabe tudo desses animais? Por exemplo, você tem conhecimento de que eles foram decisivos para a determinação do espaço destinado aos perfumes dentro de lojas de departamentos ou que existe a fobia a equinos?

Lista de 06 Curiosidades Sobre Cavalos Que Nem Todo Mundo Conhece

Cuidado com o espirro de cavalos

As narinas são muito importantes para os cavalos que não conseguem respirar pela boca. Porém, não é só para a respiração que os equinos utilizam suas narinas, como eles não têm mecanismo de vômito em seu corpo acabam usando essa via de saída para se livrar do refluxo. Então se um cavalo estiver prestes a espirrar perto de você tenha muito cuidado, pois talvez venha mais do que muco.

Os cavalos não esquecem

Quando se fala a respeito de um animal com boa memória costumamos pensar diretamente nos elefantes, porém, os cavalos também apresentam grande potencial para lembranças. Os animais têm memórias marcantes de locais em que foram maltratados ou em que levaram um grande susto. Por isso alguns cavalos apresentam resistência a realizar alguma tarefa ou seguir por um determinado caminho.

Porém, nem só de más lembranças vive a memória de um equino, esses animais são capazes de lembrar de pessoas que os trataram bem mesmo que fiquem muito tempo afastados. O mais interessante é que o cérebro de um cavalo adulto pesa cerca de metade do peso do cérebro de um ser humano. A natureza é fascinante atribuindo características impressionantes a animais que em teoria não tem estrutura física para tal.

Displays de perfumes próximos à porta nas grandes lojas

As lojas de departamento dos Estados Unidos têm como padrão manter os displays de perfumes perto da porta de entrada. De acordo com historiadores os cavalos são os responsáveis por essa lógica. O costume teria tido início no Velho Oeste pelo fato de que os cavalos faziam as suas necessidades na cidade inteira, inclusive nas portas das lojas.

Como o odor é muito forte os lojistas começaram a deixar os perfumes concentrados perto da porta para que as fragrâncias reduzissem o impacto nas narinas dos consumidores. As lojas passaram a ter um ambiente mais agradável em termos de odores e os Estados Unidos um padrão de posicionamento desses itens.

Cadê os dentes que estavam aqui?

Você já viu um cavalo somente com as gengivas a mostra? Se sim saiba que isso é resultado da demora para que seus dentes se recuperam do desgaste promovido pela mastigação. Os dentes dos cavalos jamais param de crescer e para que não se tornem inconvenientemente grandes ele precisa mantê-los sendo desgastados durante a mastigação.

Porém, em alguns animais esse processo de regeneração dos dentes pode ser mais lento do que o convencional de maneira que o equino passa a apresentar somente as suas gengivas durante algum tempo. Embora não seja algo apontado como extraordinário vale uma consulta com um veterinário.

Cavalos e a mão inglesa no trânsito

Para quem já se perguntou por que os ingleses conduzem seus carros no contrário à resposta é por causa dos cavalos. No ano de 1773 o governo real assinou o Ato Geral de Rodovias em que estava sugerido que cavaleiros e carroças fizessem o seu deslocamento pelo lado esquerdo.

O objetivo dessa mudança era evitar que os pedestres fossem atingidos pelo chicote usado pelos condutores de carroças e cavaleiros para guiar os cavalos. Aconteciam muitos acidentes em que os pedestres que caminhavam ao lado dos cavalos acabavam sendo acometidos por uma chicotada que escapava, a maioria dos condutores eram destros. Foi no ano de 1835 que esse ato passou a ser lei.

Fobia de cavalos

É fácil entender que algumas pessoas fiquem apreensivas perto de cavalos devido ao seu tamanho e força, porém, para alguns, esse medo vai além se configurando num distúrbio de pânico. A fobia de equinos tem o nome de equinofobia e acomete um número significativo de pessoas. Vale dizer que para indivíduos que sofrem desse mal não é nada agradável ficar perto de mulas, pôneis, jumentos e outros animais que sejam semelhantes aos cavalos.

Curiosidade Bônus – O Papel dos Mongóis na Domesticação dos Cavalos

Para quem gostou das curiosidades a respeito de cavalos citadas acima temos um bônus. O povo da Mongólia é reconhecido como um dos povos que mais gosta dos equinos e uma explicação para isso é que foram os mongóis os primeiros a domesticar os cavalos selvagens. Esse fato, inclusive, ajuda a entender como o imperador Gengis Khan se tornou um grande conquistador em pleno século 12. Atualmente, na Mongólia tem mais cavalos do que pessoas.

Gostou de saber mais sobre os cavalos? Você já conhecia todos os fatos que citamos acima?