Ciclo de vida de um cavalo
Animais

Você sabe como é o ciclo de vida de um cavalo?

O ciclo de vida de um cavalo é realmente fascinante e deve ser conhecido por aqueles que desejam se tornar criadores. Prossiga a leitura para saber mais sobre como é a evolução dos cavalos ao longo do tempo e como eles podem ser impressionantes.

Conheça o ciclo de vida de um cavalo

Quando um cavalo nasce, inicia uma linda jornada de crescimento e superação. Entender como se dá essa evolução é importante para quem deseja se tornar um criador.

Cavalos pertencem à família Equidae e ao gênero Equus. Nesse gênero também estão incluídos a zebra e o asno. A seguir vamos abordar os diferentes momentos do ciclo de vida dos cavalos.

Nascimento dos cavalos

A gestação das éguas dura em média pouco mais de onze meses. O parto costuma ser relativamente rápido, acontecendo em menos de uma hora. Os equinos geralmente já são capazes de se levantar apenas alguns minutos após o nascimento.

Fase de potro

Na primeira fase de vida, esses animais são chamados de potros. No primeiro ano, o crescimento é bastante rápido. Normalmente, os potros já demonstram interesse por alimentos sólidos entre dez e quatorze dias de vida. O desmame acontece entre quatro e seis meses de idade.

Um ano de vida

Quando completa um ano de vida, os potros ainda têm muito para crescer. O corpo desses animais vai se tornando mais robusto. Os posteriores se tornam entre dois e três centímetros mais altos que a cernelha a cada espichada pela qual passam.

As pernas vão se tornando mais longas com o passar do tempo. Essa é uma fase em que os criadores observam grandes mudanças na aparência dos animais.

Dois anos de vida

Conforme o cavalo vai se aproximando da idade adulta, a sua ossatura começa a se fechar. Em algumas raças, o amadurecimento é mais lento, porém, em outras, com dois anos já estão quase na configuração de adulto. Nessa idade, a capacidade mental dos cavalos se desenvolve permitindo que o treinamento comece.

Fase adulta

Normalmente, os cavalos são considerados adultos quando completam quatro anos de vida. Porém, algumas raças de maturação lenta podem continuar crescendo após essa marca, tornando-se plenamente adultos entre os quatro e cinco anos. O criador deve se atentar para o fato de que ao atingir a idade adulta o cavalo chega a sua melhor fase. Esse ano tende a ser o mais promissor.

Fase sênior

Os cavalos geralmente são considerados idosos quando chegam à marca de 20 anos de idade. Há raças, porém, que apresentam os primeiros sinais quando completam 15 anos.

Nessa etapa, os equinos podem ter dificuldade para manter o peso, apresentar dor nas articulações, entre outros problemas. No entanto, ainda que haja dificuldades, quando bem tratados, esses animais podem ter muita felicidade nessa fase.

Dicas de cuidados com cavalos

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o ciclo de vida de um cavalo vai gostar de conferir as dicas de como cuidar melhor desses animais. Essas dicas são fundamentais para quem deseja trabalhar com criação. O bem-estar desses animais deve ser a prioridade durante todo o ciclo de vida deles.

1 – Atenção aos cuidados bucais

A saúde dos dentes dos cavalos deve ser um ponto prioritário nos cuidados assumidos pelos criadores. Para se ter uma ideia, em torno de 10% dos atendimentos veterinários se dão em decorrência de problemas resultantes de maus cuidados bucais.

Essa é uma questão relevante, especialmente no caso dos animais criados em confinamento. Esses equinos não desgastam os dentes tanto quanto aqueles que pastam continuamente.

A manutenção dos dentes dos cavalos é fundamental para prevenir uma série de problemas, como perda de peso, cólica equina, acúmulo de alimentos na boca, aumento da mandíbula, entre outros.

2 – Alimentação

Os cuidados com a alimentação dos equinos são determinantes para ter animais saudáveis e fortes. Dentre as regras alimentares estão servir pequenas porções várias vezes ao dia e oferecer sempre água fresca e limpa. Também é necessário ter acompanhamento nutricional para que sejam oferecidos os nutrientes corretos.

O ideal é que a alimentação seja balanceada com grãos, feno, sais minerais e aveia. Lembrando que cada animal tem as suas próprias necessidades e é importante que haja um acompanhamento efetivo. Uma alimentação com foco na nutrição dos animais contribui para o seu crescimento e para o fornecimento de energia para as funções vitais.

3 – Cuidados com patas e pelos

Os criadores devem ter uma atenção redobrada com as patas dos cavalos para evitar o desenvolvimento de uma série de problemas. Não podemos esquecer que as patas sustentam o peso desses animais, sofrendo grande pressão e, por isso, necessitam de proteção. Os cascos precisam receber cuidados especiais para evitar o surgimento de calos.

Os pelos também demandam cuidados, especialmente o de escovação para ajudar na renovação dos mesmos. Esse é um processo que contribui para eliminar a sujeira do cavalo. Cavalos que têm pelagem brilhante são animais saudáveis, então, se o equino está com problemas de aparência significa que algo não está bem.

Gostou de conhecer o ciclo de vida de um cavalo? Navegue pelo blog Rodeo West para conferir mais dicas e novidades do mundo country!

Fonte imagem: pixabay.com