Quais cuidados temos que ter com os animais no verão

Animais no verão
Cuidados com os animais no verão

 

Os animais demandam cuidados no verão para não sofrerem devido à exposição excessiva ao sol e nem ficarem desidratados. Essa época pode ser bastante complicada para equinos e bovinos, de maneira a se considerar algumas alterações na rotina da fazenda. A saúde dos animais é a prioridade.

Cuidados no verão: dicas para a saúde dos animais

Dentre os cuidados com o verão estão atentar para água constantemente fresca e algumas mudanças estruturais. Continue a ler e saiba mais sobre como manter seus equinos e bovinos saudáveis, evitando complicações decorrentes das temperaturas elevadas.  

Atenção para a água fresca

A água oferecida aos animais da fazenda deve ser sempre fresca, contudo, nos dias quentes deve ser mais recorrente a troca para garantir o bom funcionamento do corpo. Cavalos podem ter problemas gastrointestinais se não consumirem água fresca em dias de intenso calor. 

É essencial evitar a desidratação dos seus animais, dentre os truques a serem utilizados para estimular o aumento do consumo de água está incluir pedras de sal na alimentação. Para suprir as necessidades hídricas dos animais é importante distribuir bebedouros pelo pasto, observe se o equino ou bovino consegue refrescar a sua sede em todos os pontos pela área de circulação. Não deixe os animais bebendo água quente. 

Exposição ao sol

Não se deve deixar os animais no sol durante o ápice do verão, o calor excessivo pode acarretar problemas de saúde. O ideal é deixá-los em ambientes abertos nos momentos de calor menos intenso, como início da manhã e fim de tarde. O sol pode ser bastante danoso à pele dos animais, causando queimaduras tal qual acontece com seres humanos.

Cavalos com pelagem clara, falhas no pelo ou cicatrizes têm maior facilidade de serem afetados pelo sol. Não se deve tosquiar os pelos muito rentes à pele, deixá-los com um comprimento mínimo favorece a cobertura, aumentando a proteção. Áreas de sombra são essenciais para o conforto dos animais, passar as horas mais quentes embaixo das árvores pode deixar os equinos mais tranquilos. 

Cuidando das baias

Nos dias quentes é crucial cuidar para que as baias se mantenham arejadas, evitando episódios de mal-estar. Janelas bem localizadas são fundamentais para manter a temperatura mais agradável. Uma forma de reduzir a sensação térmica dentro do espaço é usar umidificadores. Lembre-se de oferecer o máximo de conforto térmico para a saúde dos animais. 

Redução de grãos

No caso de os seus cavalos terem menos atividades durante o verão, a dica é abastecer o cocho com feno e volumosos em geral, reduzindo a quantidade de grãos. Não dá para manter a alimentação na mesma proporção de quando o animal está ativo, pois isso pode gerar sobrepeso. 

Redução de atividades

Diminuir as atividades realizadas pelos animais da fazenda durante o verão é uma forma de preservá-los. Se for possível, concentre a realização das tarefas de trabalho em momentos do dia com temperatura mais amena. 

Banhos

Um dos principais cuidados nos dias quentes com os animais da fazenda consiste em banhá-los. A água fresca em contato com o corpo ajuda a manter a temperatura agradável e traz uma sensação agradável de frescor. Os animais também transpiram e evitar deixá-los suados é importante para que fiquem confortáveis. 

Uso de ferraduras

Todo bom seleiro sabe o quanto é importante o uso de ferraduras durante o verão para evitar queimaduras nos cascos, devido ao contato com o chão quente. Algo interessante a se considerar diz respeito a como os animais podem sofrer com os mesmos incômodos dos seres humanos nessa estação marcada pelo calor. 

Repelentes

Carrapatos e moscas adoram o verão para se proliferar, os bovinos e equinos são os que mais sofrem com isso. É essencial manter o uso frequente de produtos repelentes para evitar o ataque promovido pelos insetos. Além do incômodo, o ataque desses seres microscópicos pode causar problemas bastante graves de saúde. 

Cuidados com os acessórios dos animais

Durante o verão, é importante ter cuidado também com as selas e arreios, guarde em um local arejado para que não se torne incômodo para o animal quando for necessário o seu uso.

Foco no bem-estar dos animais

Os apaixonados pelo universo country sabem o quanto é importante preservar o bem-estar dos animais, os principais companheiros do dia a dia de trabalho. Além de ser crucial, em termos de produtividade, também é a forma mais ética de se manter atuando nesse segmento. 

Atenção para a criação de uma estrutura confortável e da oferta do necessário para a saúde dos bovinos e equinos. Quando o verão começa a se aproximar, é essencial começar a tomar precauções para os animais não sofrerem com os dias de sol intenso. 

Gostou dessas dicas de como cuidar dos animais durante o verão? Deixe seus comentários abaixo!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/