Conheça as raças de cavalo mais comuns no brasil e suas características

racas de cavalo

Qual é sua raça preferida? Dá uma olhadinha! (Foto: Shutterstock)

O cavalo é um dos animais mais versáteis para o ser humano, podendo ser utilizado tanto para o trabalho do dia a dia de fazendas como para atividades de lazer. Seja para ajudar a conduzir os rebanhos ou para montaria esses belos espécimes são verdadeiros parceiros do homem. Ao longo dos anos diferentes raças de cavalos foram se consolidando em nosso território. A seguir você poderá conhecer melhor as principais raças de cavalos encontradas no Brasil e as suas características mais marcantes.

Principais raças de cavalo e suas características

Quarto de Milha

Características:

Um dos melhores cavalos em competições equestres por sua velocidade e grande inteligência. Com temperamento dócil é um animal fácil de adestrar que oferece rapidez e robustez. Um bom aliado para quem está em busca de um animal que seja bem direcionado ao trabalho em fazendas. Pode se tornar um instrumento tanto de força como de transporte.

Mangalarga

Características:

O Mangalarga é um cavalo visto desde sempre como um animal bem cotado para atividades da lida de fazenda por ser forte e ter temperamento dócil. Pode se dar bem tanto lida com gado como para praticar esportes. Suas características que mais se destacam são bom andamento, membros fortes e tendões bastante nítidos. Um bom cavalo para sela.

Mangalarga Marchador

Características:

Um dos cavalos mais fortes que estão presentes no Brasil tem boa resistência a parasitas e diferentes enfermidades. Como seu nome indica é um animal que possui a capacidade de percorrer longas distâncias sem se cansar. Possui boa adaptação a diferentes tipos de clima e terrenos. Não necessita de uma alimentação específica de maneira que se dá bem em estábulos e campos abertos. Uma raça de cavalos com boa força, agilidade, vigor e força. Pode ser empregado tanto para a realização de tarefas de lida como para lazer.

Nordestino

Características:

Sendo um animal de músculos fortes e cascos duros se mostra uma boa opção para a lida em fazendas. Trata-se de um cavalo de porte médio e estilo rústico que pode percorrer até 70 km por dia. O cavalo da raça Nordestino tem facilidade para se adaptar ao meio em que vive assim como as características da sua criação.

Cavalo Crioulo

Características:

O Crioulo é um cavalo muito popular em países como Chile, Argentina e Uruguai por resistir bem a temperaturas muito baixas assim como as muito altas. Em nosso país está distribuído por 22 estados com destaque para o Rio Grande do Sul. Um animal que possui grande força, resistência e saúde. Tem aptidão para tarefas da lida, competições equestres e para montaria. Muito dedicado esse cavalo é capaz de percorrer grandes distâncias.

Andaluz

Características:

A origem desse cavalo é a Península Ibérica sendo que quando é criado em Portugal é chamado de Puro Sangue Lusitano e quando criado na Espanha recebe a alcunha de Pura Raça Espanhola. Esse é somente o cavalo de sela mais antigo do Ocidente e que se consolidou bem no Brasil como animal de montaria haja vista seu garbo e elegância ao marchar. Possui bom temperamento e beleza diferenciada.

Campolina

Características:

Essa raça de cavalos teve origem no Brasil e seu nome se deve a uma homenagem ao criador da variedade, Cassiano Antônio da Silva Campolina. Para chegar a esse espécime foi feito o cruzamento de uma égua preta nascida no Brasil com um cavalo Andaluz. Os cavalos Campolina tem força e boa capacidade de trabalho.

Pampa

Características:

Embora seja um cavalo extremamente dócil, o Pampa, também é corajoso e muito vigoroso tornando-se um grande aliado no dia a dia do trabalho de fazenda. Conta com boa velocidade e agilidade para realizar uma série de tarefas que demandam destreza do animal. Um animal que se caracteriza por ser um marchador, motivo pelo qual é muito utilizado para o turismo equestre e para cavalgadas. Geralmente esses cavalos são da cor branca mesclada com outra cor.

Puro Sangue Inglês

Características:

Um animal veloz e destemido, características que o tornam um dos melhores para competições de corrida de obstáculos. Conseguem saltar com boa facilidade obstáculos com média distância. Além de ser um cavalo velocista, o Puro Sangue Inglês, se mostra um animal adequado para passeio.

Árabe

Características:

O ponto mais valorizado nos cavalos da raça Árabe é o fato de conseguirem se recuperar com excelência mesmo após um dia puxado de trabalho. Tanto o trote como o galope desse cavalo são rasteiros, o seu temperamento é bastante vivo. A sua força permite que aguente bem uma jornada longa de trabalho com cuidados mínimos. Um cavalo que tem um temperamento muito vivo.

Esses são algumas das principais raças de cavalos que tem se destacado no Brasil como animais de trabalho e para sela. Esses animais são fundamentais para inúmeras atividades, bem como são bons companheiros para o ser humano.

Conheça alguns de nossos produtos!