Appaloosa: a mais bela raça de cavalo
Animais

Raça de cavalo: características dos equinos Appaloosa

Appaloosa é uma raça de cavalo americana que se destaca pelo seu pelo malhado. Continue lendo para conhecer mais sobre esses belos cavalos e descubra quais são as suas principais características.

Origem da raça Appaloosa

Os exploradores espanhóis foram responsáveis pela introdução dos ancestrais dos equinos da raça Appaloosa no século XVI. Após seguir para o noroeste, esses espécimes passaram a ser domesticados.

Os apreciadores desses equinos recém-chegados passaram, então, a buscar pela criação de uma nova raça que atendesse aos seus anseios no tocante à inteligência, facilidade de interação e cores.

O nome Appaloosa foi escolhido como uma referência ao rio Palouse, que fica próximo a região em que a raça se desenvolveu. No começo, eles eram chamados de “cavalos de Palouse”, o que acabou se tornando Appaloosa depois de algum tempo.

Appaloosa Horse Club

A partir da década de 1930, o interesse nesses animais cresceu consideravelmente, culminando na criação da Appaloosa Horse Club, em 1938. O objetivo dessa associação era registrar os equinos da raça Appaloosa. O AHC se tornou um dos principais marcos da história da raça.

Aprimoramento

Com o objetivo de melhorar suas características físicas, os equinos Appaloosa foram cruzados com outras raças de cavalo, como a Quarto de Milha, o Puro Sangue Inglês e o cavalo Árabe.

Chegada dos cavalos Appaloosa ao Brasil

Na década de 1970, o criador paulista Carlos Raul Consonni trouxe ao Brasil o primeiro equino da raça Appaloosa. No entanto, foi um criador do interior de São Paulo chamado Jorge Rudney Atalla quem registrou o primeiro cavalo Appaloosa no país com o nome de Comanche’s Double.

Em 1977, Atalla e Consonni, juntamente a outros criadores e companhias do setor agropecuário, fundaram a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa, que é também chamada de ABCCAppaloosa.

Características dos cavalos da raça Appaloosa

A seguir você poderá conhecer com mais detalhes as principais características dos cavalos da raça Appaloosa.

Conformação

Os cavalos da raça Appaloosa apresentam conformação bastante semelhante aos da raça Quarto de Milha. Devemos nos lembrar de que, em um certo momento, os Appaloosa foram cruzados com os Quarto de Milha.

Pelagem

A característica mais marcante dos equinos Appaloosa é certamente a sua pelagem, que apresenta pequenas pintas ou manchas escuras irregularmente distribuídas pelo corpo. Essas manchas aparecem com mais frequência na garupa e no lombo, apesar de poderem estar em outras partes do corpo.

As pintas aparecem por todo o corpo desses cavalos e podem apresentar diferentes padrões, dependendo da genética do animal. Há o registro de diversos padrões dessas manchas, sendo os mais comuns:

Padrão manta

Os animais desse padrão apresentam base branca sólida ou branca com apenas algumas manchas escuras.

Padrão leopardo

Esse padrão, como o próprio nome sugere, lembra um leopardo. O corpo em geral é branco com várias manchas escuras.

Padrão nevado

Nesse padrão, a base da pelagem é escura e repleta de manchas brancas, particularmente nas ancas.

Despigmentação

É interessante pontuar que as manchas brancas dos cavalos Appaloosa são diferentes das manchas brancas de outros cavalos, uma vez que resultam da despigmentação da pele.

Crinas e caudas

Em boa parte dos equinos da raça Appaloosa, as crinas e as caudas são bem esparsas.

Cascos

Nesses cavalos os cascos geralmente possuem listras em branco e um tom escuro.

Peso

Um macho Appaloosa pesa em média 600 kg, enquanto uma fêmea da raça pesa aproximadamente 500 kg.

Altura

O Appaloosa macho tem, em média, 1,52 m e a fêmea cerca de 1,50 m.

Robustez e agilidade

Os cavalos Appaloosa apresentam um conjunto de características únicas e certamente se destacam dentre outras raças de equinos pelo fato de terem corpo robusto e ágil.

Temperamento

Os cavalos da raça Appaloosa têm temperamento bastante dócil, o que facilita a interação com eles.

Expectativa de vida

Os animais dessa raça têm expectativa de vida de 30 anos.

Principais aptidões dos cavalos Appaloosa

Entre as principais aptidões apresentadas pelos equinos dessa raça, estão:

– Bom desempenho em provas de trabalho;

– Excelente performance em corridas de curta distância;

– Bons resultados em Enduro;

– Aptidão para atividades de lazer.

Curiosidades sobre os cavalos Appaloosa

Confira a seguir algumas curiosidades a respeito dos cavalos Appaloosa.

Cavalos sagrados: o povo Persa considerava os animais dessa raça como sagrados.

Despigmentação: os cavalos apresentam uma despigmentação ao redor dos olhos e também no entorno da córnea, assim como no focinho.

Raça quase perdida: no final da década de 1870, a raça Appaloosa foi quase perdida. O governo dos Estados Unidos tentou dominar terras indígenas nesse período e muitos dos cavalos que viviam nessas regiões acabaram sendo dizimados. Os poucos que conseguiram escapar garantiram a manutenção da raça.

Gostou de conhecer mais sobre os cavalos da raça Appaloosa? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pinterest.com