Cloche para Cavalo
Animais

Saiba como usar o cloche para Cavalo

O cloche para cavalo é um item indispensável para animais que participam de competições, funcionando como uma proteção contra possíveis lesões. Os criadores devem se atentar para os momentos ideais de uso desse protetor e para a forma correta de usá-los em seus equinos. Continue lendo para saber mais!

Cloche para cavalo: saiba como usar

O cloche é um item de proteção utilizado na coroa do casco do animal, oferecendo proteção contra eventuais lesões na pinça, bulbos ou talões em decorrência de um toque. Embora seja uma peça com grande potencial de proteção, não deve ser usada em qualquer ocasião.

Ferradores profissionais aconselham que o cloche seja usado somente em contextos em que os animais farão movimentos bruscos, tendo mais chances de se machucar em um eventual toque. Em competições, dentro de arenas e pistas, é interessante ter esse item extra de proteção para garantir que os animais estejam mais seguros. 

Quando não usar o cloche

O uso de cloche para cavalo não é recomendado no dia a dia do animal, porque não é algo natural dele. O tecido precisa respirar, então, não se recomenda manter o uso constante desse item. Além disso, não se pode ignorar o fato de que o cloche fica posicionado em contato com a coroa do casco, que é a fonte nutricional dos equinos, é nessa região que eles absorvem nutrientes e umidade.

Cloche não é item de segurança da ferradura

Alguns tratadores têm o hábito de deixar seus cavalos com o cloche por tempo prolongado, como uma forma de evitar que os equinos percam a ferradura. No entanto, não é uma estratégia efetiva pelo fato de que o cloche sobe de vez em quando e, também, porque acaba prejudicando seus equinos. Então, lembre-se de que o cloche somente deve ser usado em contextos em que sejam realizados movimentos bruscos e nos quais haja o risco de machucados. 

Procure um profissional

Se você têm dúvidas a respeito de como usar o cloche e da real necessidade desse item para cada raça de cavalos ou dentro da rotina dos seus animais, indicamos que procure por um ferrador profissional para lhe auxiliar a fazer as melhores escolhas. O mais importante é oferecer o melhor para que seus animais se tornem prósperos e tenham mais saúde. 

Como colocar o cloche no cavalo

A seguir vamos ensinar um passo a passo prático de como colocar o cloche no seu cavalo. É bem mais simples do que parece, vamos começar?

Passo 1 – Velcro

Muitas pessoas se perguntam se cloche tem lado, ou seja, se tem cloche para pata esquerda e direita. Uma dica para facilitar o ato de colocar e tirar o item é observar a posição do velcro, tente deixá-lo no sentido mais fácil de puxar, geralmente com a etiqueta voltada para fora. 

Outra dica é dar preferência pela compra de cloches que tenham um botão de estabilidade em sua parte interna. Basicamente, esses acessórios contam com uma protuberância interna que se encaixa no casco do cavalo, evitando que o item se mova conforme ele caminha. Nem todos os cloches têm esse botão, sendo válido optar pelos que têm. 

Passo 2 – Vestindo o cloche

É interessante que o cavalo já esteja usando a caneleira no momento em que for ser vestido o cloche. Observe que na parte de trás da pata do seu cavalo há uma região côncava, é lá que você deverá encaixar o botão interno do cloche mencionado no item acima. Quando o acessório tem esse item que evita que ele se mova, não precisa ser apertado no cavalo. 

Estando a pata devidamente limpa, você deve encaixar o botão no local certo e fechar o velcro do cloche. A função desse protetor é manter a região da coroa do casco devidamente protegida contra eventuais choques, algo comum especialmente em cavalos que estão começando alguma atividade. 

Caneleiras e boleteiras

Outros itens de proteção para cavalos que têm grande relevância no dia a dia dos equinos são as caneleiras e as boleteiras. Em geral, esses acessórios são mais indicados para o uso em cavalos que praticam alguma atividade esportiva que preveja mais chances de concussão entre os membros. Em modalidades como salto e cross country são indispensáveis, pois contribuem para evitar lesões que podem se tornar muito sérias.

Fora do contexto esportivo, é válido apostar nesses itens de proteção no caso de equinos que tenham um comportamento muito ativo no estábulo. No entanto, fica a dica de que boleteiras não acompanham os tendões dos equinos, de maneira que não servem como proteção contra lesões tendíneas. Para quem deseja essa proteção para os tendões, a recomendação é usar outro item de proteção, a liga cuja desvantagem é não absorver muito impacto. 

Gostou de saber mais sobre o uso do cloche? Siga as dicas e cuide bem dos seus equinos!

Imagem: