Cavalos
Animais

Conheça os principais benefícios proporcionados pelos cavalos

Depois de conhecer os principais benefícios que os cavalos proporcionam, temos certeza de que você vai se sentir estimulado a se engajar em mais práticas com os equinos. Conviver com esses animais e realizar atividades como cavalgadas pode ser bastante relevante para a saúde física e mental. 

Cavalos: conheça os principais benefícios que eles proporcionam

Você sabe quais são os benefícios dos cavalos e como eles contribuem para a estabilidade emocional e melhora da saúde física? Confira a seguir em mais detalhes esses pontos positivos de incluir o contato com equinos em sua rotina. 

1 – Fortalecimento da musculatura

Atividades com equinos, seja uma modalidade equestre ou uma simples cavalgada, contribuem significativamente para o fortalecimento da musculatura. Para acompanhar o ritmo do cavalo é essencial medir a força aplicada em sua condução e realizar uma série de movimentos que geram o fortalecimento desejado. Inclusive, há tratamentos de fisioterapia que utilizam os equinos para ajudar pacientes a se reabilitar. 

2 – Postura correta

Equitação, assim como qualquer atividade realizada com cavalos, demanda uma postura correta, conforme o cavaleiro ou amazona se habitua a essa prática, vai melhorando a sua condição postural. Vale a pena observar as mudanças na sua postura ao longo do período de prática de atividades com equinos. 

3 – Redução do estresse do dia a dia

As práticas com cavalos, como a equitação, por exemplo, são realizadas em espaços com intenso contato com a natureza, como um pasto em uma fazenda ou um haras, o ambiente já contribui para a redução da sensação de estresse que nos acompanha no dia a dia. 

Montar a cavalo também é uma atividade relaxante que proporciona uma sensação agradável para todo o corpo. Em suma, cavalgar é uma atividade completa para diminuir a sensação de sobrecarga emocional cotidiana. 

4 – Respeito pelos animais e autoconfiança

Ter uma convivência mais próxima com os animais de fazenda ou de um haras te ajudará a desenvolver um maior respeito pela natureza. Os cavalos são animais de grande porte e robustos, ao montá-los fica evidente para o cavaleiro/amazona que é necessário respeitá-lo. Ao montar um cavalo, é natural também que se desenvolva mais autoconfiança. 

5 – Exercício para o cérebro

Ao realizar atividades com cavalos, você está estimulando o seu cérebro a se exercitar também. Montar a cavalo, assim como praticar outros tipos de esportes equestres, desenvolve a coordenação motora, a concentração, o equilíbrio, a criatividade, entre outros aspectos. Trata-se de um estímulo para o corpo e para a mente trabalharem melhor.

6 – Integração

Atividades com cavalos são importantes para a integração de pessoas com algum tipo de dificuldade, seja física ou emocional. O contato com os animais e com a natureza aumenta a percepção do mundo para esses indivíduos, além de fortalecer a sua autoconfiança como já mencionamos. Já faz algum tempo que atividades equestres vem sendo usadas como forma de terapia psicológica e, também, física para reabilitação.

7 – Desenvolvimento da competitividade

Praticar esportes é bastante saudável para o desenvolvimento do senso de competitividade e respeito pelos concorrentes. Quando o esporte em questão oferece um parceiro equino torna-se ainda mais interessante para o fortalecimento da inteligência emocional. 

Equitação, salto, entre outras atividades, contribuem também para o fortalecimento do caráter dos competidores, afinal, existe um compromisso de respeitar os limites dos equinos e conhecer suas próprias barreiras para superar. 

8 – Melhora da atividade respiratória

Estar sobre um cavalo exige postura e desenvoltura física, exatamente por isso, enquanto cavalga o indivíduo passa a ter melhora de sua atividade respiratória. Os movimentos necessários para a condução do animal, bem como a exigência física desse tipo de atividade, contribuem para aumentar a capacidade dos seus pulmões.

9 – Abertura do leque de interesses

Grande parte das pessoas que começa a praticar alguma atividade com equinos se interessa pelo tema com verdadeira paixão, passando a se dedicar a conhecer melhor às raças de cavalos, às diferentes pelagens existentes, à evolução dos animais, de onde vieram, enfim, o histórico desses companheiros de quatro patas. É uma forma de ampliar seu leque de conhecimentos, tornando-se uma pessoa potencialmente melhor.

10 – Desenvolvimento de cuidados com os animais

A partir do momento em que um cavaleiro/amazona começa a praticar um esporte equestre, tende a cuidar do seu cavalo com mais carinho e afinco. A dedicação de escovar o animal, mantê-lo limpo e protegido de insetos, entre outros cuidados, corrobora para o fortalecimento de um bom caráter. 

A criação de um laço de amizade com um equino tem grande impacto para que as pessoas deixem para trás momentos difíceis em suas vidas, marcados pela tristeza, e até mesmo comportamentos destrutivos. Tudo o que pode ajudar a ficar com uma saúde mental equilibrada é bem-vindo, desde que associado a acompanhamento médico. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios proporcionados pelos cavalos? Pode ser interessante começar a cavalgar! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/