Cavalos de Apartação
Animais

Saiba mais sobre os cavalos de apartação

Cavalos de Apartação
Conheça mais sobre os Cavalos de Apartação

 

Os cavalos de apartação têm um papel relevante na lida com o gado, permitindo selecionar e retirar do rebanho um único animal para receber tratamento, medicação ou qualquer outra finalidade. Além da função prática do cotidiano em propriedades rurais, também é uma modalidade competitiva. Os animais utilizados para essa função devem ser muito bem preparados fisicamente e ter uma boa comunicação com o cavaleiro.

Saiba mais sobre cavalos de apartação

Continue lendo para saber mais sobre a modalidade e os principais cavalos utilizados para essa tarefa.

O que é apartação?

Basicamente, apartação é uma modalidade em que se adentra o rebanho para retirar um único animal do grupo. O cavaleiro e o cavalo devem realizar movimentos mais calmos e pausados até encontrar a rês desejada e conduzi-la ao centro da arena, de maneira que fique distante do rebanho. O cavalo deve ser mantido frente a frente com a rês, os movimentos da última devem ser antecipados, evitando que ela retorne ao rebanho. 

O juiz avalia a habilidade do cavalo de impedir que a rês retorne ao rebanho, são avaliadas a sua coragem e persistência. O tempo para cada conjunto demonstrar as suas habilidades é de 2 minutos e 30 segundos. Nesse período, é possível apartar mais de um boi do rebanho, idealmente são 3 animais apartados por cada prova. 

A presença do cavaleiro se torna mais marcante quando ele afrouxa as rédeas do cavalo, permitindo que o animal faça o seu trabalho. No início da prova, o conjunto tem um total de 70 pontos que vão sendo descontados devido a penalidades ou manobras executadas imperfeitamente. Também é possível que sejam adicionados pontos por crédito.

Qual o cavalo mais indicado para apartação? 

O quarto de milha apartação é o principal cavalo utilizado para essa tarefa, haja vista suas aptidões de manobrar o gado, bem como seu cow sense (em português, senso de gado, se refere à forma como prevê os movimentos futuros do animal). A regulamentação da modalidade esportiva de apartação nos Estados Unidos é feita pela National Cutting Horse Association. 

O cavalo e o cavaleiro devem ter precisão nos movimentos que executam para serem bem sucedidos na sua tarefa. É interessante mencionar que se trata de uma modalidade esportiva que pode ser praticada por indivíduos de todas as idades, independente do seu nível de equitação.

Quais as origens do cavalo quarto de milha?

Esses cavalos tiveram sua origem em 1600, nos Estados Unidos, por meio do cruzamento de garanhões de raças árabes e turcas com éguas provenientes da Inglaterra. O resultado foi o surgimento de cavalos compactos e de musculatura forte, com grande velocidade de corrida. Os primeiros quartos de milha chegaram no Brasil em 1995, e atualmente já existe mais de 280 mil cavalos dessa raça. 

Quais as principais características dos cavalos quarto de milha?

O quarto de milha linhagem de apartação é um cavalo forte com altura média de 1,52 metros cuja cabeça é pequena e dotada de olhos grandes e com certa distância entre si. O pescoço tem formato de pirâmide, o lombo e o dorso são curtos. Possui garupa levemente inclinada, os membros são fortes e a musculatura destacada. Caracteriza-se por ter um temperamento dócil, ser inteligente e um tanto quanto rústico.

Caminha com elegância seguindo em linha reta com naturalidade no trote, a pata é levantada e colocada em uma única vez no solo. Seu porte é de médio a grande. Esse é considerado como um dos cavalos mais versáteis, podendo ser utilizados para modalidades com saltos, corrida (esse é o cavalo mais rápido do mundo, podendo percorrer 400 metros em 20 segundos) uso de rédeas, entre outros. 

Apartação precisa de treino?

Quem se interessou pela modalidade deve saber que, além de procurar por um cavalo quarto de milha apartação a venda, deve estar pronto para se dedicar a uma rotina de treinamento. O desenvolvimento do cow sense depende da prática do cavalo na atividade de apartação. Quanto mais o animal vivencia a experiência de encontrar e separar uma rês com sucesso do rebanho, mais consegue se tornar preparando para desempenhar esse papel novamente.

Cavalos de apartação – É um bom investimento?

Pode ser uma área interessante de investimento para quem gosta de cavalos e tem paixão por esportes equestres. O potro quarto de milha pode ser treinado desde o início de sua vida para realizar a apartação com sucesso. A qualidade do treinamento se reflete em um animal preparado para atender a todas as expectativas colocadas em seu dorso. 

A apartação é uma modalidade esportiva que vem crescendo no gosto popular e promete se tornar ainda mais relevante nos próximos anos. O cavaleiro deve ter foco para conseguir desempenhar bem o seu papel. 

Gostou de saber mais sobre cavalos de apartação? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/