Comprar Cavalo
Animais

Vai comprar cavalo? Veja 10 dicas importantes

Na hora de comprar cavalo é importante levar alguns fatores em consideração. Muito mais do que encontrar um animal com um preço competitivo, é essencial saber escolher aquele que se encaixará nas suas necessidades. Continue lendo e confira 10 dicas para fechar bons negócios.

Top 10 dicas para comprar cavalo

A compra de cavalos não é uma tarefa simples, esse negócio não pode ser baseado apenas no preço dos equinos. É fundamental que o comprador tenha em mente quais são as atividades para as quais o animal está sendo adquirido. O equino precisa atender a alguns requisitos básicos para cada finalidade. Confira, a seguir, 10 dicas que vão te ajudar a fazer escolhas melhores.

1 – Qual a finalidade da compra?

Responder essa questão é o primeiro passo para acertar na hora de comprar cavalo, pois o animal deve ser escolhido especialmente para realizar determinadas tarefas. Se, por exemplo, o objetivo é ter um cavalo para ajudar nas tarefas de uma propriedade rural, então é necessário optar por uma raça forte e de temperamento mais dócil. Já quem está em busca de um animal para competições, deve se atentar para qual perfil de cavalo tem mais chances de sucesso. 

2 – Avalie bem a raça

A raça de cavalo é um tópico que precisa ser adequadamente avaliado no momento da compra. Esse ponto conversa diretamente com o anterior, ao definir para quais atividades o equino está sendo adquirido é mais fácil encontrar aquele que atende a todas as necessidades. 

3 – Analise o comportamento do cavalo

Independentemente de o animal ser de uma raça considerada de temperamento dócil, é importante avaliar o seu comportamento antes de fechar negócio. Uma dica é fazer alguns testes de aproximação com o animal, como rodar ele na guia, tocar nele e, se possível, até dar uma cavalgada. Isso evita comprar um cavalo com um temperamento diferente do esperado.

4 – Avaliação veterinária

O ideal para quem está no processo de compra de equinos é levar um veterinário de confiança junto. O profissional fará uma avaliação completa a respeito de doenças de cavalo que podem estar escondidas sob uma aparência bonita. Alguns detalhes são observados somente por olhos treinados e podem evitar que você faça maus negócios.

5 – Pondere o preço

Alguns compradores se deixam levar pela possibilidade de adquirir cavalos de boas raças por preços muito competitivos. Se o preço do animal estiver muito abaixo do valor de mercado, é interessante desconfiar. Lembre-se que, ao comprar um animal com algum possível distúrbio físico ou de temperamento, você acabará tendo mais gastos no futuro. 

Se estiver tentado para fechar um negócio que parece imperdível, tire um tempo para pesquisar a reputação do vendedor e não se esqueça de levar um veterinário junto para fazer a avaliação do equino.

6 – Pesquise resultados

Quem está em busca de comprar cavalos para competições deve ter ainda mais cuidados para fazer boas aquisições. O ideal é pesquisar a respeito dos resultados obtidos pelo animal em questão através de sites de competições e vídeos. É comum encontrar informações a esse respeito na internet.

7 – Cavalo velho para cavaleiro novo

Se o cavalo está sendo escolhido para um cavaleiro de primeira viagem, é interessante optar por um animal mais experiente. O cavalo mais velho se mostrará mais dócil e habilitado a ajudar seu cavaleiro a entender como manejá-lo. É importante que o cavaleiro tenha segurança para aprender como montar.

8 – Esteja pronto para os cuidados

Ter um cavalo não é exatamente barato, então, esteja preparado para os custos que isso irá representar em médio e longo prazo. Dentre os cuidados com os cavalos estão o ferrageamento e casqueamento, alimentação balanceada, acompanhamento veterinário, estrutura de baia, acessórios como sela, entre outros.

Coloque esses custos na ponta do lápis para ter certeza de que é o momento certo para fazer a compra. Essa dica é especialmente importante para quem é novo nesse universo.

9 – Saiba negociar

Não é incomum que criadores negociem compras em que parte do valor de um cavalo é pago com outro cavalo. Se você está pensando em aderir a esse tipo de negociação, deve ficar atento para que o cavalo que está dando como parte do pagamento não acabe saindo de graça. Lembre-se que, acima de qualquer coisa, seus cavalos são animais que fazem parte da sua história de criador.

10 – Tenha paciência

Por fim, é importante que o comprador de cavalos tenha paciência, pois dificilmente encontrará o animal perfeito logo na primeira avaliação. Pode ser necessário conhecer um número significativo de animais antes de fechar o negócio ideal. Sendo assim, é importante ter disposição e tempo para fazer testes com vários cavalos. Quando encontrar o animal certo você saberá que chegou a resposta que estava procurando.

Para saber mais sobre as novidades no mundo country confira outros posts do blog da Rodeo West!