Benefícios da hipoterapia
Curiosidades

Principais características e vantagens da Hipoterapia

A hipoterapia se caracteriza pelo uso dos movimentos de equinos para contribuir para o desenvolvimento do estado psicológico, físico e social do paciente. Trata-se de um método educacional que oferece excelentes resultados no tratamento de portadores de necessidades especiais físicas, autismo, atraso mental, entre outros. Continue lendo e entenda melhor as características e vantagens.

Hipoterapia: o cavalo como instrumento de reabilitação

Desde o tempo de Hipócrates (458-370 a.C.) se tem conhecimento a respeito dos efeitos terapêuticos da interação com um cavalo. A equitação já era apresentada como uma forma de regeneração da saúde do ser humano.

Os equinos estão intrinsecamente ligados à história do homem, tendo sido usados como aliados para conquistas militares, para transporte, para realização de trabalho e, até mesmo, para o desenvolvimento de soros e vacinas. Atualmente, metodologias como hipoterapia têm se destacado, dando um novo lugar para os cavalos, o de instrumento de reabilitação e educação.

O que é a Hipoterapia?

Para quem está se perguntando o que é hipoterapia,propomos o exercício de compreender os movimentos dos cavalos através da tridimensionalidade. Os equinos dão origem a movimentos para cima, para baixo, para a esquerda, para direita, para frente e para trás, assim como o ser humano.

Logo, a metodologia nomeada como hipoterapia se vale desse paralelismo de movimentos para construir e potencializar a percepção deles pelo paciente. Dentre os ganhos que essa metodologia oferece estão benefícios para o sistema vestibular, consciência espacial e controle de movimento.

Quais são as principais características da Hipoterapia?

As características mais marcantes da hipoterapia consistem em oferecer a pacientes com necessidades físicas, visuais, auditivas, mentais e múltiplas, a possibilidade de desenvolvimento psicossocial.

Há o estímulo das potencialidades desses indivíduos por meio de estímulos pertinentes associados com os movimentos realizados pelos equinos. É um método que visa a integração e inserção social.

Também se caracteriza por promover melhor desenvolvimento do equilíbrio emocional e do corpo. Oferece ao paciente a construção de melhor orientação espacial e organização do seu esquema corporal. Ainda permite que haja uma construção temporal mais significativa e emblemática. Com o passar do tempo, o paciente submetido a hipoterapia desenvolve mais força muscular e impulsiona as suas funções psicomotoras.

O indivíduo passa a ter maior capacidade de concentração e de atenção, tornando-se mais alerta em seu dia a dia. Além disso, também é um método que contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima.

As famílias são integradas nessa metodologia, criando maior aproximação com os pacientes. E, certamente, uma das principais características da hipoterapia é estimular e reforçar aprendizagens pedagógicas.

Principais vantagens da Hipoterapia

A hipoterapia para cavalos e pacientes se mostra amplamente vantajosa, promovendo a interação entre o ser humano e o equino em níveis potencializados. A seguir listamos os principais ganhos dessa terapia em diferentes áreas, algo que permite entender a capacidade de alcance e realização do método.

Benefícios psicológicos da hipoterapia

Dentre os principais benefícios psicológicos que a hipoterapia oferece estão o aumento da autoestima, autonomia e confiança do paciente. O indivíduo passa a compreender que não é tão vulnerável quanto imagina e pode realizar mais. Também contribui para o desenvolvimento da sociabilidade e redução da agressividade que, muitas vezes, é uma resposta à frustração de outros métodos com menos resultados palpáveis.

Benefícios cognitivos da hipoterapia

Contribui para o aumento da capacidade de comunicação e interação dos pacientes, em especial das crianças. Ressaltamos que o desenvolvimento da comunicação da hipoterapia perpassa diferentes âmbitos comunicativos, verbais e não-verbais. Esse método ainda contribui para estimular a concentração.

Benefícios físicos da hipoterapia

Dentre os benefícios físicos proporcionados pela hipoterapia está o desenvolvimento de noção mais ampla de espaço e postura. Permite o fortalecimento do tônus muscular, além de impactar numa melhora do tom de voz. A pronúncia das palavras se torna mais clara, essa é uma consequência da respiração correta.

Hipoterapia: para quem se destina?

O uso da equitação terapêutica se mostra interessante como complemento do tratamento de pacientes portadores de algumas condições como Autismo, Síndrome de Down, Esclerose Múltipla, Espinha Bífida, Epilepsia, atrasos mentais, traumas cranio-encefálicos, Distrofia muscular, Hiperatividade, dificuldades de adaptação social, entre outros. Também pode ser uma opção interessante para a reabilitação de acidentes.

Contraindicações da Hipoterapia

É fundamental que, antes do início das atividades de hipoterapia, seja realizada uma avaliação por uma equipe médica. Além de identificar a possibilidade de utilizar o método, essa avaliação servirá para determinar o melhor programa a ser seguido.

Não é recomendável a hipoterapia para casos de tumor na coluna, coluna instável, vertigens, medo insuperável de cavalos, deslocamento do quadril ou das primeiras vértebras do pescoço. Mais uma vez ressaltamos que é imprescindível o acompanhamento médico para definir a aplicação ou não desse método para a reabilitação do paciente.

A hipoterapia é uma metodologia que tem se mostrado bastante eficiente e com diversos ganhos para os pacientes!