Cleveland Bay
Sem categoria

Cleveland Bay – Uma raça antiga de cavalo

Uma raça de equinos antiga, Cleveland Bay, se destaca pelos animais com pernas fortes e curtas em relação ao tronco. Como o próprio nome indica, a cor predominante dessa raça é a castanha (Bay). Sua origem remonta ao século 17, no distrito de Yorkshire, em Cleveland, na Inglaterra. Continue lendo para saber mais.

Conheça a raça Cleveland Bay

A raça Cleveland Bay é uma das mais antigas da Inglaterra, tendo ancestrais na Idade Média. Os equinos dessa raça tal qual conhecemos hoje se originaram no século 17, no distrito de Yorkshire em Cleveland, Inglaterra. O nome foi criado através da combinação da referência de seu local de origem com a coloração predominante entre os animais, que é castanha. 

Os cavalos são sempre castanhos, no entanto, algumas linhagens apresentam pelos mais claros na cauda e na crina. Inicialmente, essa raça era pura, sendo derivada da extinta raça Chapman. No decorrer da história, os cruzamentos foram com raças como berber e andaluz. Também foram cruzados posteriormente com animais árabes e thoroughbred. 

Características do Cleveland Bay

Por sua constituição física e força desde sua origem, são usados como animais de tração. Os animais mais leves passaram a ser usados preferencialmente em carruagens e para passeio. Trata-se de uma raça de cavalo constituída de animais musculosos com patas fortes, mas curtas em relação ao tronco. Sua altura de cernelha é de até 60 cm. 

A cabeça desses cavalos é grande e apresenta perfil ligeiramente convexo, seu pescoço também é musculoso. Tem peito profundo e amplo, a garupa se mostra um tanto inclinada e seus ombros são musculosos. Com temperamento dócil, são animais desenvolvidos para o trabalho pesado. Como já mencionado, a nomenclatura Bay se deve a cor castanha desses cavalos. Algumas linhagens têm como diferenciais pelos mais claros na crina e na cauda. 

Foi no início do século 20 que o British Cleveland Bay emitiu seu parecer a respeito do padrão da raça. Além da determinação dos tópicos de padrão físico, também foram determinados os padrões comportamentais que devem ser observados. Observou-se que raças com facilidade no trote tendem a ser bons saltadores, o Cleveland Bay faz sucesso nessa modalidade competitiva.  

Cleveland Bay e sua popularidade 

No início do século 19, a raça Cleveland Bay foi importada para os Estados Unidos. Na América, apresentou uma popularidade oscilante. Após o término da Segunda Guerra Mundial, apresentou declínio na preferência dos norte-americanos. A partir dos anos 1970, a raça voltou a ser procurada.

Aptidões dos cavalos Cleveland Bay

Os cavalos da raça Cleveland Bay têm grande aptidão para serem cavalos de tiro, assim como são bons para puxar carroças. Antes do desenvolvimento de maquinário para trabalho no campo, os cavalos Cleveland Bay eram bem vistos para essas atividades. É uma raça presente, atualmente, nas cavalariças da monarquia britânica, tanto puxando carruagens como em competições de salto e dressage (adestramento).

Risco de extinção

Embora haja certa ameaça de extinção para os cavalos da raça Cleveland Bay, é notória a diferença que os apreciadores desses animais fazem. Existem diversos locais no mundo em que há criadores focados em ajudar a multiplicar o número de indivíduos dessa raça. Uma das principais dificuldades nesse esforço contra a extinção desses animais é a escassez de éguas da raça. 

Cuidados com a raça Cleveland Bay

Dentre os cuidados com cavalos, independentemente da raça, está aderir a um programa de vacinação. Todos os equinos da propriedade devem ser imunizados de acordo com as características da região em que vivem. É importante que os animais contem com o acompanhamento de um veterinário para a definição de qual o cronograma de vacinação mais interessante para evitar o surgimento e manifestação de doenças.

Destacam-se como as vacinas mais relevantes para equinos: contra influenza, encefalomielite equina e tétano. Nos casos de propriedades em que há incidência de aborto equino devido a vírus, é importante reforçar a imunização das éguas gestantes no 5°, 7° e 9° mês de gestação. É necessário, ainda, ter atenção aos endoparasitas que podem levar a problemas como cólicas, constipações, diarreias e retardos. 

Rotinas de casqueamento e ferrageamento

Também é fundamental manter uma rotina de casqueamento e ferrageamento, assim como uma alimentação balanceada. Diariamente, os cascos dos cavalos devem ser limpos para evitar que se tornem a porta de entrada de doenças e complicações para o bem-estar dos animais. 

Saúde dentária dos cavalos

Os criadores devem dedicar atenção para a verificação da saúde dentária dos seus cavalos, problemas nos dentes podem influenciar na qualidade da mastigação e digestão dos alimentos. Além disso, podem ser indicativos de que algo mais sério está acontecendo aos equinos. Exatamente pela importância de identificar pequenas alterações que o acompanhamento veterinário é tão relevante. 

Para ficar por dentro de mais novidades no mundo country confira outros posts do blog da Rodeo West!