Curiosidades

Como limpar couro? Cuide de suas botas, jaquetas e outras peças

limpeza couro
Aprenda a fazer limpeza em couro e não prejudique suas peças

 

Um dos materiais mais usados no mundo country é o couro, seja em botas, bolsas, jaquetas, cintos e demais acessórios. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao cuidar dessas peças, principalmente na hora da limpeza. Se for lavado muitas vezes, pode perder a firmeza e o charme do material. Além disso, existem produtos específicos para manter suas peças limpas, cheirosas e sempre lindas. Se fizer da maneira errada, podem acabar manchadas, riscadas ou até mesmo descascadas. Confira algumas dicas para acertar no cuidado com seus pertences de couro!

 Comece pela higienização

Assim como os demais itens do vestuário, uma peça de couro precisa ser frequentemente higienizada. Assim, você irá aumentar a vida útil do material e ele estará sempre bonito na hora de usar. O modo de lavar, entretanto, é diferente do tradicional.

A dica é usar um pano úmido, pode ser uma flanela ou a parte mais macia da esponja, sempre com sabão neutro. Evite esfregar com força ou usar qualquer coisa que pode riscar a peça. A sugestão se aplica para a parte de dentro e de fora da roupa ou do calçado. No caso da bota, você pode finalizar limpando a sola com uma escova para retirar toda a sujeira. É importante não usar muita água e nem produtos que sejam abrasivos, como é o caso do detergente e do álcool.

A manutenção precisa ser frequente

Depois de higienizar sua roupa, calçado ou acessório é importante que ele tome um ar para secar naturalmente. Se você guardar em um lugar fechado, o material não terá tempo de “respirar”. Também é importante deixá-lo na sombra, pois o sol pode ressecar o couro. Ao longo do tempo, é interessante usar produtos próprios para couro, que mantém a hidratação e o brilho do material, como a graxa incolor.

Spray removedor de manchas

É comum que apareçam algumas manchas no couro conforme for bastante usado. Uma maneira de amenizar o problema é usar um limpador de couros que não seja à base de água, como um spray específico para o material. Em geral, só é preciso borrifar a substância e esfregar de modo bem gentil com um pano macio para não arranhar a peça.

Leia as instruções antes de usar

Infelizmente é muito comum ignorar as instruções de uso. Mas essa simples atitude é crucial para a vida útil da peça que você acabou de comprar. Verifique quais substâncias você pode usar, o modo de lavar e secar e qual a melhor maneira de cuidar do material.

Yellow Boot – como limpar couro premium

Um modelo de bota muito usado é a Yellow Boot, produzida em couro premium com solado de borracha. Esse material também é muito delicado e precisa de cuidados especiais. Na hora de limpar, a primeira coisa a fazer é tirar o cadarço para ter acesso a cada parte da bota. Depois, tire o excesso da sujeira com um pano úmido. Use uma escova de dente molhada para finalizar a limpeza. Vale lembrar que é preciso deixá-la secar na sombra.

Bolsas de couro

Um acessório muito usado pelas cowgirls é a bolsa de couro. A peça também precisa de cuidados para durar e continuar bonita após o uso. É importante mantê-la longe de produtos químicos e demais substâncias que sejam difíceis de sair, como óleo, batom e gordura. Vale prestar atenção ao usar uma bolsa clara com roupa escura, pois corre o risco do atrito manchar o couro. Além disso, procure guardar a bolsa sempre em prateleiras, e não penduradas.

Outra dica muito legal é guardar aqueles enchimentos que vêm dentro de uma bolsa nova. Eles ajudam a evitar que ela fique deformada ou com aquela expressão de amassada. O mesmo se aplica para botas de cano longo, que não devem ser amassadas ou dobradas.

O que fazer em caso de acidentes

Se por acaso a sua peça de couro sujar com algum tipo de comida, molho ou bebida é só colocar um pouco de sabão neutro na mancha o quanto antes, fazer movimentos leves e depois de um tempo retirar com um pano úmido. Outra situação que pode causar manchas são gotas de chuva. Neste caso, deixe a peça secar na sombra e em lugar arejado.

Como tirar o mofo

Quando uma peça de couro fica muito tempo guardada em local escuro e úmido pode aparecer mofo. Isso acontece muito com jaquetas e outras peças de roupas. Uma receita caseira para limpar é passer um pano umedecido com vinagre branco na vestimenta. Em seguida, passe um pano seco e limpo e deixe secar ao ar livre, na sombra por uns dois dias.

Para evitar que apareça mofo, jamais use sacos ou capas plásticas para guardar suas roupas de couro. Além disso, é bom colocar a peça em um local iluminado e arejado a cada três meses.

Gostou dessas dicas? Continue de olho no blog e fique por dentro de tudo que rola no mundo country!

 

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *