As vantagens da criação de codornas
Agronegócio

As vantagens da criação de codornas

As vantagens da criação de codornas

Cada vez mais produtores rurais têm investido na criação de codornas, seja para a produção de ovos ou carne. Essa estratégia de criação pode ser uma oportunidade de seguir um novo rumo mercadológico e, dessa forma, conquistar uma posição sólida e lucrativa. Antes de embarcar nessa oportunidade é essencial entender como funciona esse tipo de criação para ter a seu dispor toda a estrutura necessária.

Criação de codornas – tudo o que você precisa saber

Saber criar codornas pode ser o que estava faltando para tornar a sua fazenda mais lucrativa e alinhada com as tendências do mercado. Os restaurantes de comida a quilo, assim como os mais sofisticados, já apostam em opções gastronômicas com ovos e carne de codorna. Indivíduos preocupados com a saúde têm buscado alternativas mais saudáveis, e os de codorna contam com proteínas e vitaminas como a B1 e B2, além de ferro, cálcio e fósforo.

Conhecendo as codornas

Codornas são aves muito semelhantes a galinhas, mas em proporções menores. As aves que têm como finalidade a postura de ovos apresentam corpo com tonalidade marrom e aspecto camuflado, e seu peso varia entre 120 e 130 gramas. É uma ave bastante produtiva e de manejo fácil: basta lhe oferecer um ambiente limpo para que não desenvolva doenças.

Números

É possível identificar a criação de codornas como uma oportunidade no mercado apenas observando alguns números como o de que, anualmente, há o aumento de cerca de 13% de aves alojadas, assim como também cresceu para 18% o número de postura de ovos.

Poucos recursos

Uma das principais vantagens de criação dessas aves é a baixa demanda de investimentos e de áreas para a criação. Os produtores podem iniciar a sua criação em pequenos espaços dentro de sítios, chácaras ou fazendas.

Iniciando a criação de codornas

O primeiro passo para dar início à sua criação é averiguar se em sua região existe mercado comprador para os ovos ou carne de codorna. Quem está debutando na atividade deve buscar conhecimento por meio de cursos e treinamentos, pois, mesmo sendo uma criação de manejo relativamente simples, depende de boas condições para que as aves cresçam e se tornem produtivas.

Investimento

O investimento necessário iniciar uma criação de codornas gira em torno de R$ 7,00 a R$ 18,00 por ave alojada, porém, é claro que isso depende do sistema adotado, que pode ser convencional ou automatizado, e também se o criador é o responsável por produzir as suas próprias pintainhas (as codorninhas de apenas um dia de vida).

Espaço para criação das aves

O viveiro para codornas deve estar numa área da propriedade que tenha boa ventilação, mas onde não haja as temidas correntes de ar. Outro cuidado é ter um sistema de iluminação que funcione por um período de 14 a 16 horas por dia, mas sem que haja incidência de luz solar diretamente sobre as aves.

A temperatura considerada ideal é entre 24°C e 27°C. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 60% para as aves que estão na fase adulta e em plena produção. No local das gaiolas das aves recomenda-se a instalação de cortinas verdes ou azuis.

Alimentação das aves

A escolha do tipo de alimentação depende da finalidade da criação — produção de ovos ou carne. De maneira geral, as dietas são elaboradas observando as fases de cria, e existem rações específicas para a fase inicial, a fase de crescimento e a fase de postura dos ovos.

Gaiolas

As gaiolas das codornas devem ser feitas de arame galvanizado com tamanho de 30 x 30 x 30 cm e devem estar à altura entre 12 e 15 centímetros. Podem ser armazenadas na forma de pirâmide ou de bateria (uma sobre a outra). É bem fácil encontrar essas gaiolas em lojas de produtos agropecuários, assim como os bebedouros e comedouros, que são do tipo nipple. Observe que as gaiolas devem contar com declive em que seja possível deslizar a bandeja dos ovos, assim como evitar o contato dos pés das aves com as fezes.

Reprodução das aves

O período de reprodução das fêmeas tem início entre 35 e 42 dias de vida, já o dos machos acontece entre 75 e 90 dias. Uma dica dos especialistas é dar preferência para os ovos colocados após os primeiros 42 dias de vida da fêmea, para que tenham a chance de ter mais de 11 gramas.

Gostou de saber mais sobre o processo de criação de codornas? Deixe o seu comentário!