Comportamento dos cavalos
Animais

Como saber o que o seu cavalo está sentindo?

Observar o comportamento do seu cavalo pode te ajudar a identificar eventuais problemas de saúde e de estado emocional. Os equinos são muito sensíveis e isso pode ser tanto positivo, no sentido de melhorar seu relacionamento com o cavaleiro ou amazona, quanto negativo, por permitir manifestações mais afloradas de irritabilidade.

Dicas para entender o que seu cavalo está sentindo através dos sons

O bem-estar do cavalo pode ser medido através de uma observação detalhada dos sons produzidos por ele e, também, dos seus movimentos corporais. Continue lendo e entenda como os seus equinos dão sinais de que algo não vai bem.

Relincho

O relincho de cavalo é o som mais conhecido entre seu leque de até oito emissões sonoras distintas. A principal característica desse som é ser alto e agudo, o equino está tentando chamar a atenção para si ou para alguma coisa relevante. 

Resfôlego e suspiro

Outro som comum entre os cavalos é o chamado resfôlego, que é produzido pela passagem abrupta de ar pelas narinas do animal. Pode ser uma reação para limpar as vias respiratórias ou, então, uma maneira de indicar algo errado, funciona, inclusive, como um recado entre os próprios cavalos. Mantenha a atenção para não confundir com o suspiro, que é uma longa saída de ar pelas narinas e que pode indicar tédio ou até uma sensação de mal-estar digestivo.

Guincho

Se o seu cavalo emitir um guincho, espécie de som abafado produzido com a boca fechada, tenha cuidado, pois o equino está demonstrando descontentamento e pode se tornar agressivo. 

Ronco

Prosseguindo na lista de sons, há o ronco, um som grave e contínuo que é indicativo de contentamento. Quando o ronco conta com o som de bater de cascos tem conotação amorosa, tanto em relação a éguas como demonstração de carinho pelo tutor. 

Urgido

Comum entre cavalos selvagens, tem ainda o urgido semelhante ao resfôlego, mas não tão forte, pode ser usado como um alerta entre os equinos.

Tristeza (orelhas caídas e olhos sem brilho)

Você tem percebido algo diferente no seu amigo de quatro patas? Um cavalo triste com orelhas caídas e olhos sem brilho pode ser indicativo de problemas de saúde, como uma febre ou até uma dor não tão intensa.

Um comportamento adicional a ser observado é a maneira como ele bebe água, um cavalo brincando com a água a ser bebida indica sinal de febre. Olhos cabisbaixos demonstram uma sensação potencial de dor. A saúde do cavalo deve passar por acompanhamento contínuo, ter um veterinário para cuidar dos animais com visitas regulares é imprescindível.

Atenção

O animal demonstra estar atento quando mantém as suas orelhas eretas, direcionadas para frente e está com suas narinas dilatadas. Se percebeu esse comportamento no seu amigo, tente identificar para que ele está tentando chamar atenção. Talvez haja alguma potencial ameaça não identificada por você.

Inquietação

Um cavalo inquieto, esticando seu corpo para frente, indica o desejo de urinar. Contudo, se a inquietação em questão se refere à cauda batendo de um lado para o outro, o problema pode ser irritabilidade. Tenha cuidado, pois um cavalo agressivo pode ser muito perigoso. Percebendo um movimento traseiro, saia de perto, ele está se preparando para dar um coice.

Jogando-se no chão

Cavalos se jogando no chão podem estar com cólica intensa, se ele estiver suando, não hesite em chamar o veterinário para um atendimento de emergência. Os animais exacerbam seus comportamentos quando sentem dor.

Alimentação

Fique atento se perceber uma mudança repentina no apetite do seu amigo, ao se deparar com sobras de alimento, confira se não foi dada ração em excesso ou se não tem algo errado com a parte rejeitada. Se estiver tudo bem com a ração, passe a observar o comportamento alimentar do cavalo nas próximas refeições, persistindo a redução de volume, consulte um veterinário.

Reflexo de Fleming

Comportamento observado em cavalos garanhões quando identificam éguas nas proximidades. O lábio superior do cavalo é erguido, a sua respiração se torna mais intensa e as narinas parecem estar fechadas.

Bufada

É normal o cavalo virar a cabeça na direção de quem se aproxima e soltar uma bufada pelas narinas. Trata-se somente de uma identificação de desconfiança. Demonstre estar se aproximando em paz e com tranquilidade, não despertando, assim, nenhuma reação intempestiva.

Orelhas de éguas

A movimentação das orelhas nas éguas indica a busca por um macho.

Cansaço

Quando o equino começa a caminhar alternadamente e com as orelhas voltadas para trás, é um sinal de cansaço. Para a segurança do cavalo, deixe-o parar para descansar, reconheça os limites físicos do seu amigo.

Sono

Antes de se alarmar, achando que está vendo um cavalo doente, saiba identificar os sinais de sono, seu equino pode estar apenas dormindo. Durante o descanso, eles podem se manter em pé, ficando meio cabisbaixos, os olhos podem ficar abertos ou semiabertos.

Verifique a frequência cardíaca do cavalo

Você acredita que tem algo errado com seu cavalo? A dica é conferir a frequência cardíaca do animal. Em um estado normal, os equinos apresentam de 25 a 42 batimentos cardíacos por minuto, isso vale para todas as raças de cavalo. 

Você poderá verificar a frequência dos batimentos cardíacos do seu amigo posicionando a palma da sua mão sob o peito dele, deve ficar abaixo do cotovelo esquerdo. Fazendo isso, sentirá os batimentos do coração dele. Conte quantos batimentos estão ocorrendo por minuto para saber qual é a frequência cardíaca. 

É interessante ter o hábito de fazer essa medição no animal em repouso para saber qual é o seu padrão normal, identificando se há anormalidades. O coração acelerado mesmo em repouso, além das 42 batidas por minuto, pode ser um sinal de infecção ou até mesmo de uma doença cardíaca. Se o coração do seu amigo estiver acelerado, chame um veterinário. 

Temperatura

A faixa de temperatura considerada normal entre os equinos fica entre 37,2°C e 38,3°C, um valor acima indica uma elevação que não é natural. Se perceber que tem algo errado com o seu equino, fique atento e realize o acompanhamento. 

No caso de a temperatura estar entre 38,3°C e 38,8°C, é indicado que prossiga medindo-a no intervalo de algumas horas até que a febre cesse. No entanto, se estiver acima de 38,8°C, ligue imediatamente para o veterinário. 

Gostou de saber como interpretar os principais sinais dados pelos cavalos? Quais você observa comumente nos seus equinos? 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home