Baias
Curiosidades

Conheça algumas atividades nas baias para dias chuvosos

Dias chuvosos não precisam ser dias perdidos com seus equinos, a dica é apostar em atividades nas baias para estimular os animais a se manterem ativos e sem desanimo pelo mau tempo. Continue lendo e descubra mais sobre como entreter seus amigos de quatro patas, mesmo quando o tempo não colabora. 

Dicas de atividades nas baias para dias chuvosos

A baia de cavalos pode ser um lugar bastante propício para passar um tempo de qualidade com seus amigos equinos. A dica é ser criativo e pensar em atividades que possam ser realizadas nesse espaço. Confira, a seguir, algumas sugestões que podem ser adaptadas para o layout da sua propriedade. 

1 – Escove seus equinos

Escovar seus cavalos, além de ajudar a deixar seus amigos equinos com o pelo mais bonito e saudável, também contribui para aumentar a sua conexão com o animal. Aproveite a chuva caindo do lado de fora e passe um tempo de qualidade com seu amigo. Lembramos que o pelo do cavalo deve ser penteado todos os dias, porém, nos dias chuvosos, você pode fazer o procedimento com mais cuidado e demorando mais em cada parte. 

Prolongue o tempo de uso da raspadeira (escova com cerdas mais profundas e mais duras) que, além de pentear, massageia o animal, promovendo o aumento da circulação sanguínea no corpo. A escovação serve para remover os detritos e os pelos velhos, fazendo com que seu equino esteja protegido contra a ação de agentes, como fungos, por exemplo. 

2 – Limpeza do casco

Mais uma atividade de cuidado com seus cavalos que pode ser realizada em dias de chuva é a limpeza do casco. Para isso, é importante que a baia em questão tenha uma área de circulação um pouco mais ampla, não faça esse procedimento em um espaço muito apertado para evitar acidentes caso o animal se irrite. 

Para realizar esse procedimento de limpeza, segure o animal pelo cabresto e levante a pata a ser limpa com tranquilidade, sem fazer movimentos bruscos. Coloque a pata entre as suas pernas, de maneira que a sola fique voltada para você. 

Usando a ranilha, faça a limpeza da sujeira. Verifique se tem cravos ou pedras que podem machucar o cavalo conforme ele caminhar. Ressaltamos que o casqueamento deve ser feito por um profissional especializado nessa atividade para ter certeza de que não haverá nenhum prejuízo para o animal. 

3 – Verifique a limpeza do ambiente e os equipamentos

Já que não dá para sair com seus cavalos para treinar por conta da chuva, é interessante aproveitar esse tempo para verificar algumas questões, como a limpeza das baias e o bom funcionamento dos equipamentos. A limpeza da baia deve ser feita diariamente e o tratador dos animais deve usar botas, luvas e máscara para realizar essa atividade.

Os resíduos deverão ser retirados de duas a três vezes por dia, quando estiver chovendo, você poderá aproveitar para fazer uma limpeza mais caprichada. Mantenha o local sempre limpo, inclusive removendo as teias de aranha (algumas pessoas acreditam que elas são úteis para prender insetos, mas podem prejudicar a qualidade do ambiente). Em relação aos equipamentos, dê uma olhada com atenção nos itens de couro, pois, de tempos em tempos, eles precisam passar por uma limpeza profunda. 

4 – Atenção para bebedouros e cochos

A chuva pode ser entediante para quem treina equinos, porém, também é uma oportunidade para verificar os recipientes de alimentação dos cavalos para ter certeza de que estão devidamente limpos e cumprindo a sua função. Se os bebedouros apresentarem qualquer tipo de resíduo, irão comprometer a qualidade da água que seu equino bebe e, consequentemente, a sua saúde.

Você já parou para verificar se os cochos estão bons e em um bom estado para fornecer uma boa alimentação para seus cavalos? Vale a pena dar uma repassada por esses itens, inclusive anotando quais devem ser substituídos. Os dias de chuva são momentos para se aproximar mais do seu cavalo, investindo em cuidados com ele e com o ambiente onde ele fica. 

5 – Caminhada dentro da baia

Independentemente das raças de cavalos que você tem nas baias, é importante manter os equinos ativos, ainda que esteja chovendo. Nesse caso, e se o espaço permitir, faça com que os animais caminhem pelo espaço, um a um. 

Mesmo sendo uma caminhada curta e sem muito esforço, ajuda a tornar a passagem do tempo menos lenta e evita que o equino perca parte do seu condicionamento por estar parado, algo importante especialmente quando a chuva se prolonga por vários dias. Aproveite para conversar com o animal para ajudá-lo a entender melhor seus comandos no dia a dia convencional de treino. 

Gostou dessas dicas de atividades para fazer nas baias nos dias chuvosos? Comece a fazê-las quando o tempo virar e se aproxime mais dos seus cavalos!