Lary Dee Guy
Curiosidades

Conheça Lary Dee Guy – Laço Feminino

Lary Dee Guy é uma das grandes estrelas do laço feminino, tendo em sua trajetória nada menos do que oito títulos mundiais WPRA. Conhecida como a Grande Dama dos rodeios, continua abrindo caminho para outras mulheres nesse segmento. Siga a leitura para saber mais sobre esse grande ícone do universo country.

Quem é Lary Dee Guy?

Nascida em Abilene, Texas, Lary Dee Guy faz parte da WPRA (Womens Professional Rodeo Association) desde 2005. Porém, a paixão pelo laço vem desde criança, a família da esportista é envolvida nesse ramo. Seus pais, Mary e Larry, e seu irmão mais velho Tommy tocam o Guy Ranch, um rancho em que são criados animais destinados a competições.

Uma curiosidade é que esse rancho foi herança do avô materno de Lary e continua sendo o empreendimento da família até hoje. O irmão atuava na categoria de laço de bezerro, seu pai se dedica integralmente à gestão do rancho e sua mãe foi competidora da modalidade de Três Tambores. Completando 50 anos, Lary encontrou a sua vocação no laço.

Trajetória de sucesso

Desde os 9 anos de idade, Lary participa de provas de cavalos, contudo, nessa época era bem incomum meninas praticando essas atividades. Ao longo de sua trajetória, ela ganhou destaque em categorias como Team Roping, Tie-Down Roping e Breakaway Roping. 

A carreira de Lary Dee é impressionante, ela conquistou nada menos do que oito títulos mundiais WPRA nos anos de: 2008, 2010 (Breakaway), 2013, 2015, 2018 (Team Roping cabeça), 2010-2011 (Team Roping pé) e 2014-All-Around. Ela se tornou a maior vencedora de campeonatos e provas, tendo 33 títulos. Também é a maior ganhadora de prêmios, somando mais de US$ 1,5 milhões.

Rope Like a Girl

Buscando abrir caminho para mais mulheres se destacarem no laço, Lary Dee, criou em 2013 a campanha “Rope Like A Girl” (Lace Como Uma Garota). O objetivo era incentivar que as meninas se interessassem por essa modalidade. Campeãs como ela têm o grande poder de influenciar meninas que sonham com uma carreira no laço, mas acreditam ser difícil se consolidar.

Treinadora

Lary Dee é também uma respeitada treinadora de cavalos, tendo ajudado no treino de diversos animais muitas vezes campeões, como Trevor Brazile (25 vezes campeão mundial de PRCA). Ela se formou em ciência do esporte pela Texas Tech University, sendo uma conceituada treinadora. Contudo, felizmente para o universo dos rodeios a sua paixão pelo laço grita muito mais alto. 

Força da família

A grande campeã do laço feminino faz questão de alardear a gratidão que tem por seus familiares, que sempre a apoiaram em seu sonho de competir. O rancho da família foi um ambiente inspirador para que ela se preparasse para se tornar uma grande estrela das competições com cavalos. 

Conhecendo mais sobre a modalidade de breakaway roping

A modalidade em que Lary Dee Guy é campeã se destaca pela grande emoção que gera no público. Para quem ainda não conhece se trata de uma modalidade de laço de bezerro direcionada especialmente para mulheres. Inicialmente, a amazona e seu cavalo estão posicionados em uma área ao lado do bezerro. 

O animal que está preso por um barbante é solto quando a porteira é aberta, nesse momento a amazona é liberada e pode tentar laçar o bezerro. Para que o laça seja considerado válido, é necessário que entre pela cabeça do bezerro provocando, dessa forma, o rompimento do fio que está preso à sela. 

Nessa modalidade, o fim do laço permanece preso ao pito da sela com um fio de barbante tendo geralmente uma fita vermelha na ponta para que o juiz possa identificar quando houve o rompimento. No momento em que é rompido, é necessário que a amazona sinalize para que o cavalo pare no mesmo momento. 

O tempo começará a ser contado a partir do instante em que a barreira for aberta até quando ocorrer o rompimento do laço que está preso ao pito. O vencedor dessa modalidade é aquele que laçar o bezerro no menor tempo possível. Um dos fatores que vem fazendo a procura por essa modalidade crescer é o surgimento de estrelas como Lary Dee Guy.

Breakaway roping no Brasil

De acordo com o regulamento da ABQM (Regulamento Geral de Concursos e Competições da Raça Quarto de Milha), a modalidade de breakaway roping está disponível somente para as categorias Amador 19 anos ou mais para mulheres, Amador Participante Feminina e Jovem Principiante (com 13 anos ou menos). 

Trata-se de uma modalidade relativamente nova no meio equestre, mas que vem crescendo consideravelmente. Cada vez mais amazonas vêm buscando possibilidades para se dedicar a esportes de rodeios. O laço feminino é uma categoria que está ganhando mais holofotes nos últimos anos e tende a continuar assim pelos próximos anos. 

Gostou de conhecer mais sobre a estrela do laço feminino? Lary Dee Guy é uma grande inspiração para todas as mulheres que desejam competir!