Curiosidades sobre Cavalos
Animais

Curiosidades sobre Cavalos – 10 coisas que você não sabe!

Nesse artigo listamos 10 curiosidades sobre cavalos que provavelmente você não sabe, eles, que são companheiros do ser humano desde muito tempo e, no decorrer dos séculos, foram ocupando espaços diferenciados em nossas vidas. Seja como auxiliares do trabalho de fazenda, amigos de cavalgada ou parceiros esportivos, são belos e misteriosos animais. 

10 Curiosidades sobre cavalos

Cavalos são animais fascinantes, sendo dotados de grande força e beleza. Podem ser companheiros de trabalho, de esporte ou lazer. A seguir listamos 10 fatos bem curiosos para você conhecer um pouco mais a respeito deles. 

1 – Indústria dos equinos

Ter e manter cavalos demanda mais do que simplesmente lhes dar comida e água. Independentemente de serem animais de fazendas, de competição, de cavalgadas ou outros, eles precisam de refeições balanceadas, acompanhamento veterinário e outros cuidados. Existe uma verdadeira indústria de cavalos responsável por prepara-los para competições e selecionar os melhores exemplares para reprodução. Anualmente, esse mercado gera em torno de US$ 39 milhões de dólares só nos Estados Unidos. 

2 – Cavalos e a sessão de perfumes

Repare se você for um dia em uma loja de departamentos nos Estados Unidos que a sessão de perfumaria fica na entrada. Boa parte das lojas segue esse padrão como um reflexo de um hábito nascido no Velho Oeste. Os cavalos faziam suas necessidades em todo lugar, sem restrição, inclusive na porta das lojas. O cheiro não era dos melhores e os perfumes ajudavam a mascarar. 

3 – Cavalos sorriem?

Uma das principais curiosidades sobre cavalos diz respeito a imagens curiosas em que os eles aparecem com o lábio superior enrolado e os dentes à mostra, como se estivessem dando um amplo sorriso. Apesar de ser bem legal imaginar que esses animais sorriem para nós, temos que avisar que na verdade é uma técnica usada para ampliar o alcance das narinas.

O chamado reflexo flehmen ajuda os equinos a detectar cheiros flutuando no ar por meio das suas glândulas olfatórias, o movimento objetiva tornar seu nariz mais potente. É mais fácil ver cavalos do que éguas usando essa estratégia, em especial quando querem investigar a parceira com que pretendem acasalar. 

4 – Equinofobia

Apesar de muitos adorarem cavalos, tem quem não seja muito fã deles, algumas pessoas possuem um medo extremo e irracional desses animais. O número de indivíduos com essa fobia é significativo o bastante para lhe dar um nome específico, equinofobia. Geralmente, essas pessoas também têm medo de jumentos, mulas e pôneis. 

5 – Cavalos selvagens estão extintos

De acordo com artigo científico da Revista Science, de 2018, os cavalos selvagens estão extintos. Acredita-se que um grupo de cavalos da Mongólia era o último representante dos animais selvagens, mas uma investigação a respeito de suas características genéticas desvendou que eles, na verdade, eram descendentes de uma espécie que foi domesticada há mais ou menos cinco mil anos. 

6 – Escolha dos nomes de cavalos

Red Rum, Zenyatta, Marengo, Warrior são apenas alguns dos nomes de cavalos famosos, bem esquisitos, não é mesmo? A forma de nomear cavalos é bem diferente daquela usada para dar nomes a pets, como cães e gatos, por exemplo. Há certa superstição na hora de nomear um animal de competição, por isso, aqueles que participam de corridas são os que têm nomes mais estranhos. 

Os nomes, geralmente são fortes para intimidar nas competições, em alguns lugares há a limitação de 18 caracteres para que não fiquem muito longos. Além disso, não podem ser obscenos, semelhantes com outros animais da competição ou racistas. 

7 – Cuidado com espirros de cavalos

Cavalos não conseguem vomitar da forma convencional, o refluxo desses animais é expelido pelas narinas. Então, se estiver perto de um equino e ele for espirrar é melhor sair de perto, vai que não é só espirro, não é mesmo?

8 – Função da ferradura

Certamente, você sabe que muitos cavalos domesticados usam ferradura, mas será que você sabe o motivo? Se respondeu para proteção do casco, saiba que está errado, na verdade, o acessório de metal funciona como uma espécie de sapato. O casco do animal é feito de queratina (mesma proteína do cabelo e unhas do ser humano) e, por isso, não apresenta boa tração. O jeito é calçar o cavalo com a ferradura, o que evita escorregões e amortece o impacto, absorvendo choques. 

9 – Cavalo árabe

Uma das mais antigas e renomadas raças de cavalos do mundo, o cavalo árabe tem uma silhueta bem característica, suas costelas são largas, sua calda alta e sua cabeça tem uma forma única. Um dos motivos para esse cavalo ser considerado especial é o fato de poder correr 160 quilômetros sem precisar de pausa. Estima-se que eles apareceram no mundo há mais de 4.500 anos, os beduínos seriam os responsáveis pela criação da raça. 

10 – Old Billy

O cavalo mais velho já registrado faleceu com 62 anos de idade, no dia 27 de novembro de 1822. Chamado de Old Billy, esse equino passou sua vida toda em Manchester, na Inglaterra. 

Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre cavalos? Aproveite para compartilhar o post com seus amigos que também são apaixonados por esses animais tão especiais!

Fontes
https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/2017-10-06/cavalos-curiosidade.html
https://www.canalrural.com.br/noticias/coisas-que-talvez-voce-nao-saiba-sobre-cavalos-60179/
https://www.terra.com.br/noticias/cavalos-selvagens-estao-extintos-diz-estudo,d74ffd64154b1763653e0af40f5aa429xevakjzs.html

Imagem: https://www.shutterstock.com/home