Acampamento
Camping

Acampamento: o que levar para acampar na roça? Veja as dicas!

A experiência de acampamento no meio rural pode ser muito mais legal se você souber quais itens não pode deixar de levar. A seguir vamos dar dicas do que colocar na mala para curtir dias de relaxamento e contato com a natureza, seja com a família, amigos ou apenas com a pessoa amada.

Acampamento rural: confira dicas do que levar 

Pensando em acampar na roça? Se sim saiba que é importante levar alguns itens básicos para garantir seu conforto e bem-estar. Ficar em contato com a natureza deve ser um momento sublime e não de sufoco.

1 – Barraca

Item essencial para qualquer tipo de acampamento, a barraca perfeita deve ser escolhida de acordo com as suas necessidades. Ela deve ter o tamanho perfeito para abrigar o número de pessoas que vão acampar com você. Além disso, é importante que seja bem fechada para evitar a invasão de insetos.

2 – Saco de dormir

Depois de um dia curtindo o melhor da roça no seu acampamento, é essencial ter uma boa noite de sono. Escolhendo bem o saco de dormir você vai descobrir que ele pode ser perfeito para recompor suas energias. O ideal é que o zíper feche até o pescoço, ajudando a reter o calor. Lembre-se de que a noite pode ser bem gelada até mesmo em lugares quentes.

3 – Mochila cargueira

Vai caminhar até o local do camping? Então é importante ter uma mochila cargueira para carregar tudo que precisará com segurança e praticidade. O diferencial desse tipo de mochila é ser espaçosa e resistente. Assim você consegue levar tudo de que precisa sem o risco de nada ficar apertado ou mal guardado. Ter autonomia para se deslocar é essencial. 

4 – Lanterna de cabeça (headlamp)

Headlamp ou em português lanterna de cabeça é uma lanterna presa em um elástico para usar na cabeça. A grande vantagem é não precisar segurar a lanterna e poder usufruir da iluminação que ela oferece. Um acessório essencial para fazer trilhas e, até mesmo, para cozinhar as suas comidas caipira à noite. 

5 – Pilhas e baterias extras

Alguns itens devem ter reservas para garantir que tudo dará certo no seu acampamento. Isso vale para baterias, pilhas e lanternas, mesmo que você esteja acampando em uma fazenda com estrutura deve ter esses itens de segurança. Outra dica legal é ter headlamp recarregável, isso ajuda a evitar passar por sufocos por estar sem pilha.

6 – Kit de primeiros socorros

Todo acampamento demanda levar um kit de primeiros socorros, mesmo se você estiver indo para um local de camping com mais estrutura. Esse kit pode ser dividido em duas categorias: itens para prestar primeiros socorros e remédios.

Itens para prestar primeiros socorros

Essa parte do kit deve contar com termômetro, algodão, band-aid, esparadrapo, álcool 70%, colírio, pomada para assaduras, pacote com sal, água oxigenada, tesourinha, pinça, soro fisiológico, gaze, entre outros. 

Remédios

Na parte dos remédios, é importante considerar quais são os principais reveses que podem ocorrer durante a sua viagem. Leve remédios para dor de cabeça, febre, ressaca, crises alérgicas, entre outros. Considere se você tem alguma condição clínica que demanda atenção. 

7 – Filtro de água

Vai acampar na roça próximo a um rio ou córrego? Se você não estiver tão certo em relação à qualidade da água precisará filtrá-la. Há algumas opções de filtros:

Água sanitária

Para essa finalidade, deve ter composição exclusiva de hipoclorito de sódio. Pingue duas gotas de água sanitária para cada litro de água e aguarde meia hora.

Pastilha de cloro

O cloro em pastilha é bem prático de usar. Leia qual é a quantidade de água indicada pelo fabricante para cada pastilha. 

Filtro manual

Há uma grande variedade de modelos de filtros manuais, um dos tipos mais práticos é aquele em forma de bastão que pode ser acoplado à boca das garrafas, permitindo que o líquido seja filtrado. Também é possível encontrar modelos mecânicos portáteis que funcionam agregando uma bomba manual para fazer o processo de filtragem mais rapidamente.

8 – Repelente e protetor solar

Itens essenciais para que sua experiência de acampamento seja agradável. Mesmo em dias nublados, use o protetor solar e dê uma atenção especial para o repelente, evitando, assim, crises alérgicas em decorrência de picadas de insetos.

9 – Papel higiênico

Mesmo se você estiver indo acampar em um local com estrutura de camping, deve levar o seu próprio papel higiênico, sempre pode acontecer de faltar no banheiro.

10 – Álcool em gel

Outro item que não deve faltar na sua bolsa pessoal de acampamento, o álcool em gel é perfeito para higienizar as mãos em diferentes situações. Fica a dica de que você encontra embalagens pequenas que cabem até no bolso, não será um item que vai aumentar a sua bagagem de acampamento. A sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar. 

Quer ficar por dentro das principais novidades do mundo country? Confira outros artigos do blog da Rodeo West!