Cavalo Chileno
Animais

Curiosidades e características do Cavalo Chileno

O cavalo chileno é uma das principais marcas do Chile e sua origem remonta ao ano de 1540. A história dessa raça de equinos faz importantes paralelos com a história de seu país nativo. Continue lendo para conhecer curiosidades e características desse cavalo. 

Cavalo chileno: conheça a sua história

Pedro de Valdivia realizou uma expedição pelo deserto do Atacama, no Chile, em 1540, introduzindo 75 animais entre potros e éguas. Essa foi a origem da raça de cavalos que se tornaria um símbolo do país sul-americano. Alguns anos depois foi a vez de Pedro de Monroy levar mais 70 equinos para o país. 

Uma década após a expedição de Valdivia, já havia mais de 500 indivíduos da raça e, a partir de então, houve um forte trabalho de aprimoramento. Os cavalos tinham pequeno porte e passaram a ser cruzados com outros de maior porte. O objetivo era criar uma raça com animais mais altos elegantes.

A verdadeira raça

O nascimento do verdadeiro cavalo chileno se deu no Chile, um padre chamado Rodrigo González Marmolejo foi o responsável por selecionar as éguas, cruzando-as com os exemplares presentes no país. Não demorou muito para que os cavalos começassem a ser utilizados em combate pelos guerreiros araucanos. A raça finalmente demonstrou todo o seu potencial.

Não demorou para que esses cavalos conquistassem diferentes perfis de cavaleiros, espalhando-se por todo o território chileno. No entanto, a Guerra da Independência (1817-1818) e algumas consequências da mesma levaram esses animais a praticamente ser extintos. Foi somente no final do século 19 que a raça foi oficializada, de maneira que esforços foram empreendidos para evitar o seu desaparecimento.

Características do cavalo chileno

Uma forma de conhecer bem uma raça de cavalos é através da análise das suas características físicas e psicológicas. 

Características físicas do cavalo chileno

Os exemplares dessa raça não são muito altos, no entanto, têm grande agilidade e resistência. Em geral, não passam dos 145 cm, no entanto, há exceções. A cabeça possui formato semelhante à dos cavalos Andaluz. As orelhas são pequeninas e seus olhos bastante expressivos. Ao direcionar o olhar para um exemplar da raça é possível entender o que ele está sentindo.

Possui pescoço curto, porém, grosso, de maneira a ser um animal imponente. Tanto a cauda quanto a crina são bastante vastas, dando a ele um grande charme. Boa parte dos criadores considera esse cavalo bastante elegante. É possível encontrá-lo em uma grande variedade de cores.

Características psicológicas do cavalo chileno

Os cavalos chilenos são muito inteligentes e apresentam temperamento dócil. Adestrar animais dessa raça é uma tarefa relativamente simples, até para os menos experientes. No entanto, é válido mencionar que se trata de um cavalo rústico, em todos os sentidos da palavra, de maneira que demanda paciência do treinador. O animal pode se mostrar teimoso em alguns momentos. É importante ter mão firme nessas situações.

Curiosidades sobre o Cavalo Chileno

Confira, a seguir, algumas curiosidades a respeito do cavalo chileno.

Cavalo crioulo chileno

A raça foi conhecida como Cavalo Chileno até o ano de 2002, depois passou a ser chamada de Cavalo Crioulo Chileno. A mudança se deu devido a questões relacionadas ao registro oficial da raça crioula e a mistura de cavalos chilenos com cavalos crioulos. 

Contudo, isso fez com que muitos cavalos chilenos passassem a ser erroneamente chamados de crioulos. É importante ressaltar que a raça crioula não influenciou diretamente a raça chilena, uma vez que esses animais nem ao menos vêm do Chile. 

Animal compacto

É interessante observar cavalos chilenos ao lado de cavalos de outras raças, pois, mesmo com os esforços para que esses animais se tornassem mais altos, ainda se tem cavalos compactos. A altura e a forma como o corpo é estruturado passam a sensação de compactação. E ressaltamos que, mesmo não sendo muito altos, são animais de bom porte físico e de boa agilidade.

Cuidados com cavalos chilenos

Criadores que decidem ter esses equinos devem ficar atentos a alguns cuidados relevantes, como a alimentação dos cavalos e o acompanhamento por um veterinário. Para que seus cavalos se mantenham fortes e preparados para diferentes desafios, eles precisam contar com uma boa nutrição e, claro, a prevenção a doenças que podem comprometer o seu desempenho. 

Cuidar bem desses cavalos é um investimento, uma vez que têm excelente porte, podendo ser bom auxiliares nas mais diversas tarefas, sem contar com sua excepcional velocidade. Além disso, também é uma raça de cavalos de grande beleza que chama atenção por seu pelo brilhante que pode ser encontrado em várias cores, como castanho, preto, branco, entre outros. 

Gostou de saber mais sobre os cavalos chilenos? Cuide bem dos animais dessa raça na sua propriedade e tenha excelentes resultados! Para conferir mais conteúdos e dicas do universo country fique ligado no blog da Rodeo West!