Curiosidades

Conheça o Surgimento e Crescimento do Estilo Country no Mundo

A história do estilo country
Estilo country – Conheça sua origem e crescimento

O estilo country está em pleno crescimento desde que surgiu na década de 1920 nos Estados Unidos. Aqueles que sempre quiseram saber como nasceu o visual de bota e chapéu poderão acompanhar um panorama que elaboramos abaixo. A conexão do estilo com a terra e o meio rural o tornam extremamente poético e ajudaram a disseminá-lo no mundo todo.

Como Nasceu o Estilo Country

O surgimento do country se deu na década de 1920, tendo a zona rural dos Estados Unidos como cenário. Dentre os estados que serviram de lar para o estilo destacamos Tennessee, Virginia e Kentucky. A base para o desenvolvimento do que se reflete em roupas e acessórios foi a música country. A música que possui forte ligação com o sentimento de pertencimento a terra é o resultado de uma combinação: das canções dos escravos africanos levados para a América do Norte, o forte caráter religioso dos Estados Unidos e a paixão por tudo que é ligado ao meio rural.

No ano de 1922, foram realizadas as primeiras gravações através da gravadora “Victor”, que acabaram destacando os primeiros artistas norte-americanos desse estilo: Henry Gilliard e Unde Eck Robertson. Dessa época se destaca a canção “Jambalaya”, de Hank Williams, que é considerada a primeira canção country a ter tocado no mundo todo. A partir de então, o estilo apenas cresceu em aceitação mundial.

Versatilidade Musical

A country music é muito versátil e conta com a presença de uma série de instrumentos oriundos tanto da Europa quanto da África. Encontramos em suas melodias o bandolim italiano, o banjo africano, a rabeca irlandesa, o violão espanhol, entre outros. Embora esse tipo de música fosse produzido e difundido desde a década de 1920, foi somente a partir de 1940 que o termo “country” passou a ser usado. Antes, o nome do gênero musical era hillbilly music, o que em português pode ser traduzido como música caipira.

Mudança de Nome

Os músicos que produziam música country se sentiam ofendidos com a alcunha de “caipira” e, por isso, trabalharam com afinco para tirar essa visão das suas canções. Um dos principais nomes que contribuiu para a popularização desse estilo nos Estados Unidos foi Jimmy Rodgers, que é conhecido como o “Pai da Country Music” e que fazia parte da banda “Carter Family”. O sucesso de Rodgers ajudou a abrir caminho para que outros artistas se tornassem sucesso como Willie Nelson, John Daver e Hank Williams.

Música Country no Brasil

Tecnicamente, o country brasileiro nasceu no final da década de 1970, contudo, na década anterior, Bob Nelson já era um sucesso por aqui cantando no estilo que ficou conhecido como “Yodel” (uma espécie de canto tirolês). Ao longo dos anos, o país desenvolveu seu próprio estilo musical country, chamado de sertanejo. Ele remonta as modas de viola tocadas com a viola caipira. Nas décadas de 1980 e 1990, assistimos ao surgimento do sertanejo romântico e, mais atualmente, o desenvolvimento do sertanejo universitário, com maior apelo jovem.

E a Moda Country?

Quando falamos em estilo country, não nos referimos somente à música, embora ela seja a base, também estamos falando sobre moda de vestir. É interessante dizer que os acessórios e roupas que fazem parte do universo country norte-americano foram resultantes da adaptação dos itens usados pelos colonizadores do país para a realidade da colônia. Aos poucos, esporas, fivelas, chapéu, calças justas e as botas de couro foram se tornando parte do guarda-roupa dos fazendeiros e dos homens da terra.

Country é Pop

O visual de cowboy e cowgirl é bastante difundido pelo mundo e possui algumas características comuns em todos os países em que é visto: muito jeans, couro e acessórios de impacto. Homens e mulheres que se identificam com esse visual têm, pelo menos, um bom e velho par de botas de couro. Atualmente, as botas são divididas em duas categorias: tradicionais e fashion, fica a cargo do interessado definir qual mais combina com o seu estilo.

Além disso, os looks contam com outros itens quase obrigatórios, como camisa xadrez, cinto com fivela e chapéu. Jaquetas de couro e lenços ajudam a coordenar as produções. Hoje em dia, não é só o trabalhador do meio rural que opta por essas roupas, de maneira que alguns itens se tornaram mais decorativos, não sendo tão funcionais quanto antes.

Country – Um Estilo de Vida

Além de ser um estilo musical e de se vestir, o country, também, é um estilo de vida. Apesar de nem todo mundo que se veste de bota e chapéu ser, necessariamente, do meio rural, existe forte ligação com esse universo. Nos grandes centros urbanos tem muitas pessoas que escolhem esse tipo de vestimenta para se adornar e as canções rurais para ouvir como uma forma de se sentir mais perto da terra.

O que você mais gosta no estilo country? Conte-nos nos comentários abaixo!