Imagem mostra uma pequena área de uma fazenda urbana
Curiosidades

Fazenda urbana: conheça este conceito crescente no Brasil

Você já ouviu falar a respeito do conceito de fazenda urbana? Saiba que os espaços verdes estão se proliferando nos grandes centros urbanos, gerando uma nova modalidade financeira. Continue lendo para entender melhor esse conceito que está mudando o sistema produtivo de alimentos.

Afinal, o que é fazenda urbana?

Grandes centros urbanos estão deixando de ter uma paleta de cores cinza e adquirindo cada vez mais o tom verde da agricultura. Muito mais do que uma mudança de paisagem, as chamadas fazendas urbanas vêm contribuindo para uma transformação econômica. Há cada vez mais produções de pequena escala, como o cultivo de hortaliças em terraços ou em telhados.

Embora esse movimento sustentável ainda não seja reconhecido pela maioria como uma atividade formal, já é praticado por mais de 800 milhões de pessoas em todo o planeta. Para cidadãos de baixa renda esse método de produção representa uma economia significativa e ganho em poder de compra. 

Esse meio de produção, que também pode ser chamado de horticultura urbana, se caracteriza pelo cultivo de frutas, hortaliças e plantas aromáticas em espaços fechados ou ao ar livre.

Trata-se de uma atividade realizada dentro e no entorno das grandes cidades, juntamente com outros exemplos de agricultura periurbana e urbana como a silvicultura, pecuária e aquicultura. Assim a comunidade tem acesso à produção de madeira, carnes, laticínios e peixes. 

Origem

A origem desse modelo de fazenda urbana remonta à década de 1960. Nesse período, essas iniciativas focadas na sustentabilidade tinham foco ambientalista e de movimentos em prol de um mundo mais verde, mais solidário e com mais justiça social.

Diferentes grupos como, por exemplo, o US Green Guerrillas, se engajaram nessa busca por um sistema de autogestão que permitisse maior acesso aos alimentos para toda a comunidade.

É importante mencionar que ao longo das décadas as fazendas urbanas deixaram de ser apenas hortas pessoais. Esses espaços verdes em meio aos grandes centros urbanos se tornaram espaços de convivência e lazer. Para quem vive em meio ritmo acelerado dos ambientes urbanos, é essencial ter um local para fazer terapias curativas. 

Fazenda urbana em território nacional

No Brasil, o modelo de fazenda urbana vem se consolidando consideravelmente nos últimos anos. Desde 2014, a atividade de produção de alimentos em centros urbanos foi impulsionada em nosso país pela empresa BeGreen. A inspiração para essa atividade foi uma visita feita por um dos empresários da BeGreen ao centro de pesquisas em produção indoor de hortaliças no Massachusetts Institute of Technology – MIT.

Foi a partir desse primeiro contato que os empresários por trás dessa empresa perceberam que podiam fazer mais do que ter uma horta num telhado ou terraço em uma grande cidade. No ano de 2015, foi criada a primeira fazenda da BeGreen na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Já em 2017, a BeGreen criou a primeira fazenda urbana da América Latina na cidade de Belo Horizonte. Esse espaço de produção foi instalado no Boulevard Shopping e essa iniciativa se destacou pela ousadia. Os alimentos produzidos no espaço indoor tinham como principal característica ser livres de agrotóxicos. A produção utiliza pouca água e tem a sua emissão de carbono diminuída.

A ideia é que o espaço de cultivo seja mais do que um ambiente de produção de alimentos no meio de uma capital. O espaço foi pensado para ser uma solução inteligente de sustentabilidade em que as pessoas possam vivenciar experiências diferenciadas. Nesse ambiente elas compartilham conhecimentos enquanto têm acesso a informações focadas no desenvolvimento sustentável. 

Expansão

Com a consolidação e o crescimento da BeGreen, o setor de fazendas urbanas se fortaleceu, adquirindo mais relevância no mercado. A possibilidade de plantar e colher no ambiente urbano contribui para fortalecer o mercado produtor de alimentos. Inclusive, essa é uma das grandes vantagens dessa modalidade de cultivo de alimentos, não ter que adicionar à equação o transporte dos alimentos.

Em um contexto em que é necessário ampliar a produção de alimentos e tornar nossa sociedade mais sustentável, é essencial contar com modelos de empreendimentos que estejam baseados no ambiente urbano. É uma maneira de tornar claro que, mesmo para quem mora nos grandes centros urbanos, é possível adotar uma alimentação focada em alimentos frescos e saudáveis.

Redução do desperdício

O fato de a produção de alimentos acontecer no ambiente urbano em que serão consumidos, contribui para reduzir o desperdício. Os produtos chegam mais rapidamente aos consumidores de forma que se reduz as chances de que eles estraguem. 

A produção de alimentos frescos e sem agrotóxicos permitirá a construção de uma sociedade mais saudável e consciente no futuro. Esse tipo de medida é essencial para frear o consumo de alimentos repletos de substâncias que podem não ser as melhores para os consumidores. 

As fazendas urbanas são cada vez mais relevantes para a sociedade moderna!

Fonte imagem: pexels.com