Manutenção em peças de couro
Mundo Country

Como Cuidar de Suas Roupas de Couro

Manutenção em peças de couro

Utilizar técnicas de manutenção do couro é essencial para quem gosta de incluir peças desse material nos seus looks country. Os seus chapéus, jaquetas, fivelas, calças e até mesmo selas precisam de atenção especial para evitar o aparecimento de manchas de mofo, fungos e odores desagradáveis que podem tirar a graça das suas produções.

Manutenção do Couro: Como Cuidar das Suas Roupas e Acessórios

A seguir, listamos dicas práticas que todo mundo pode empregar no dia a dia para manter suas roupas e acessórios de couro em melhor estado de conservação, afinal, eles são essenciais para o estilo country.

Nada de capas de plástico, prefira as de TNT

Peças de couro como roupas, chapéus e outros jamais devem ser guardadas dentro de capas e sacos de plástico, pois esse material aumenta a umidade e favorece, assim, a proliferação de fungos. Tanto o couro como o acamurçado são peles de animais, por isso são alvo do ataque de fungos. Todo o cuidado é pouco! As capas e sacos de TNT são os mais indicados para guardar itens de couro, pois deixam que respirem, evitam a descoloração pela incidência de luz e protegem contra micro-organismos.

Compre os cabides certos

Você é fã de jaquetas de couro? Então fique atento aos cabides do seu guarda-roupa. Eles devem ser de madeira ou plástico e devem ter a largura correta para que as peças não fiquem deformadas com o tempo. As saias de couro deverão ser penduradas em cabides que tenham ganchos laterais pelas fitas internas. Nunca use as presilhas, que podem acabar marcando o cós e deformando o couro.

Tempo de armário

Nos casos de peças que passam boa parte do ano dentro do guarda-roupa a dica é deixar, de tempos em tempos, em local seco, arejado e na sombra, para que possa respirar. Deixar o couro muito tempo dentro de um armário fechado pode contribuir para o desenvolvimento de fungos. Outro cuidado na hora de guardar as roupas de couro é nunca colocá-la perto de roupas claras, uma vez que pode manchar os outros itens.

Nunca guarde peças de couro úmidas

Não tem nada pior do que guardar no armário peças de couro ou camurça úmidas. Aguarde que os itens sequem de um dia para o outro.

Limpeza das peças de couro

A primeira coisa que você deverá ter em mente é que não se deve lavar convencionalmente uma peça de couro. A forma mais assertiva de limpar o couro é usado um pano úmido, mas devidamente torcido para não exagerar. Não adicione nenhum produto químico à limpeza das suas peças de couro, nada de detergentes ou sabão neutro. Peças feitas de material sintético costumam ser menos sensíveis, mas ainda assim recomendamos o mesmo cuidado.

Hidratação do couro

Muitas pessoas se decepcionam ao ver que suas peças de couro estão apresentando rachaduras com o passar do tempo. Isso acontece por falta de hidratação do material, e a dica é utilizar glicerina para calçados para que a peça se mantenha inteira. Ao perceber que a peça está com áreas esbranquiçadas, use um pano úmido para remover o depósito desse descascamento. O couro deverá secar ao ar livre depois dessa limpeza e, se possível, aplique um pouco de condicionador de couro na área.

Hidratação das selas de couro

Para que as suas selas se mantenham inteiras por mais tempo também recomendamos a hidratação, mas nesse caso com cera para couro. O produto oferece mais flexibilidade e elasticidade, aumentando o tempo de vida útil da sua sela. Esse tipo de produto pode ser usado também para a conservação de botas, chapéus e jaquetas de couro.

Remoção de vincos de jaquetas de couro

Se a sua jaqueta de couro ficar com vincos grandes que estragam a aparência, a dica é ligar o ferro de passar roupa em temperaturas mais baixas, geralmente na função sintéticos. Coloque uma toalha entre o ferro e o couro e passe com muito cuidado para que o calor do aparelho não toque diretamente o material da jaqueta.

Use produtos certos para cada material

Para evitar estragos nas suas peças favoritas de couro é essencial escolher os produtos corretos para cada material. Nobuck ou camurça devem ser limpos apenas com produtos específicos para eles. Já couro semianilina, anilina ou pigmentado, em alguns casos pode ser limpo com produtos de uso geral para couros, mas a dica é fazer um teste num ponto escondido da peça para saber se vai dar certo.

Lavanderia é uma boa solução

A melhor maneira de manter as suas peças de couro limpas e bem cuidadas é levando-as a uma lavanderia que ofereça lavagem a seco. Profissionais terão mais chances de fazer a limpeza efetiva das suas peças de couro com assertividade.