como-tirar-mofo-de-roupas-de-couro
Curiosidades

Confira Dicas Para Evitar e Tirar Mofo de Roupas de Couro

como-tirar-mofo-de-roupas-de-couro

Roupas de couro além de muito estilo se destacam por sua durabilidade, contudo, é essencial ter cuidado com suas peças, pois elas são um dos alvos preferenciais do mofo. Se você vive preocupado com a umidade que acarreta no mofo saiba que pode ser relativamente simples evitar e remover o problema. Abaixo reunimos dicas de como proteger suas peças assim como dar fim nas temidas manchas. Cuidar dos itens de couro pode ser mais fácil do que você imagina!

Dicas Para Evitar o Mofo nas Suas Roupas de Couro

Como já diz a velha máxima ‘é melhor prevenir do que remediar’, sendo assim vamos te dar dicas que vão ajudar a evitar a formação das manchas que tiram o sono de muita gente.

1 – Capas de TNT

É bom guardar peças de couro como jaquetas, por exemplo, em capas protegidas das intempéries, no entanto, jamais opte por capas de plástico, pois elas tendem a abafar a peça favorecendo a formação desse intruso desagradável. A melhor opção é o TNT (Tecido Não Tecido) que permite que as roupas respirem evitando assim a formação do mofo.

2 – Portas Abertasa

Sempre que possível deixe as portas do seu armário de roupas abertas assim como a janela. Isso permite que as peças respirem num ambiente arejado.

3 – Ventilando

Pelo menos uma vez por mês deixe as suas peças de couro num local arejado para que possam receber ventilação natural. A ideia é que essas peças consigam respirar.

4 – Observe o Interior do Armário

É fundamental verificar se a parte interna do seu armário também foi atingida pelo mofo, pois nesse caso é necessário limpá-lo para evitar que acabe contagiando as suas roupas. Lembre-se que não adianta se dedicar a limpeza das suas peças e deixar o lugar em que elas são guardadas com cheiro forte e propagação de mofo.

5 – Combata a Umidade no Ambiente

Mais do que combater o mofo nas suas roupas de couro você deve evitar que ele tome conta da sua casa. Sendo assim mantenha sua casa sempre arejada e ao menor sinal de formação de mofo limpe o local com água sanitária. Paredes com infiltração ou úmidas devem ser analisadas por profissionais de engenharia, pois além do mofo trazem um grande risco para a estrutura da sua casa.

Dicas de Como Tirar o Mofo das Suas Roupas de Couro

As dicas a seguir são válidas para jaquetas, calçados e bolsas.

Tutorial de Remoção de Manchas de Mofo com Vinagre de Álcool Branco

Limpeza da Peça

Basta abrir o armário para que venha um cheiro forte de ‘guardado’ e uma onda de espirros? Saiba que a situação é preocupante, mas tem solução quando os danos não são muito extensos. Devemos começar limpando as peças, para isso você precisará de vinagre de álcool branco e dois panos limpos e secos.
Umedeça um dos panos limpos no álcool e passe na peça que está com as manchas e o cheiro forte até que a superfície fique limpa. Retire a umidade passando o outro pano limpo e seco.

Ambiente Arejado

Após ter feito a limpeza com vinagre você deve deixar a peça arejando por umas duas horas num ambiente ventilado e que não tenha exposição ao sol, pois isso pode acarretar em manchas no couro.

Hidrate a Peça

Para finalizar o processo de retirar manchas de mofo de roupas de couro você deverá fazer a hidratação das mesmas. Os ingredientes necessários para essa tarefa são óleo de amêndoa doce (pode ser substituído por vaselina líquida) e dois panos limpos e secos. Você deverá umedecer um dos panos e aplicar suavemente sobre a peça, o tempo de ação é de 15 minutos.
Depois desse período passe um pano limpo e seco para remover o excesso de óleo sobre o couro. Além de dar fim naquelas incômodas manchas de mofo esse processo também deixa com um cheiro perfumado agradável. Porém, se os danos são muito extensos pode ser interessante levar para lavar numa lavanderia especializada.

Limpeza Superficial

Antes de partir para o uso do vinagre é recomendado fazer uma limpeza superficial na sua peça de couro, para isso use um tecido limpo e seco.

Vinagre

Tendo removido aquela espécie de pó que o mofo deixa nas peças já se pode começar a limpeza real. Para isso misture um pouco de vinagre de maçã com um copo de água. Use um pano limpo e macio para esfregar suavemente as áreas afetadas por manchas de mofo.

Secando na Sombra

Em seguida deixe secar a sombra durante algumas horas, não pode expor ao sol, pois pode acarretar na formação de manchas.

Hidratação

Para que os resultados sejam mantidos é fundamental hidratar o couro com um pouco de glicerina.

Com essas dicas você se tornará um expert em evitar e remover as manchas de mofo das suas peças de couro.