Nutrição equina
Animais

Nutrição Equina: confira as dicas da Rodeo West

A nutrição equina tem grande impacto para o bom desempenho da sua criação. Para se ter uma ideia, esse tópico representa entre 60% e 80% dos custos para manter os animais. Os resultados positivos dependem do conhecimento e adequação da nutrição para as necessidades de cada criação. Continue lendo e confira as dicas da Rodeo West.

Confira as dicas de Nutrição Equina da Rodeo West

A nutrição dos animais de criação deve ser planejada de acordo com as funções dos cavalos e éguas, a região em que o plantel está, a época do ano, entre outros tópicos fundamentais. Esse é um assunto bastante sério, para te ajudar a fazer um planejamento correto listamos algumas dicas bem importantes.

1 – Foco nos nutrientes básicos

A nutrição equina é bastante relevante para o bom desenvolvimento do plantel e, consequentemente, do seu desempenho. É importante oferecer uma grande diversidade de nutrientes, mas sem deixar de atender as necessidades básicas da melhor forma possível. Confira abaixo mais detalhes sobre os nutrientes básicos:

Água

 A hidratação dos equinos é crucial para a manutenção da sua boa saúde, tanto que falaremos melhor sobre isso a seguir. No entanto, é importante adicionar a água como um dos nutrientes básicos que não podem faltar para os cavalos. Certifique-se de que seus animais tenham sempre água fresca.

Lipídios e carboidratos

Esses nutrientes são encontrados abundantemente na natureza e contribuem para a formação de uma reserva energética muito importante para os cavalos.

Minerais

Esses nutrientes constituem em torno de 4% do peso do cavalo. Os equinos obtêm os minerais através do pasto e grãos. A importância dos minerais está no fato de que eles se relacionam com a função metabólica dos cavalos. 

Proteínas

Este tópico exige atenção à quantidade e a qualidade do que é oferecido para seus equinos. É a partir da proteína que os animais obterão os aminoácidos necessários para realizar as mais variadas funções.

Vitaminas

Cavalos demandam em sua nutrição vitaminas lipossolúveis ou hidrossolúveis. Independentemente das raças de cavalos criadas em seu plantel, é importante fazer a suplementação adequada caso seja alimentado com feno. 

2 – Hidratação dos equinos

Cerca de 70% do corpo dos cavalos é constituído por água, logo, é essencial fornecer uma boa hidratação para a manutenção da sua saúde. A água deve ser sempre fresca e limpa. Equinos consomem uma média de 20 a 75 litros de água diariamente.

Atenção que éguas em período de lactação aumentam a sua necessidade de água entre 15 e 30 litros. Se não houver a hidratação adequada, o bom manejo dos cavalos estará comprometido.

3 – Alimentação fragmentada

O aparelho digestivo dos equinos está mais alinhado com uma dieta fragmentada, ou seja, fornecimento de pouca quantidade de alimentos várias vezes ao dia. O desenvolvimento da rotina de alimentação dos cavalos deve levar em consideração questões como as suas funções e os horários de trabalho. 

O criador deve estar ciente de que mudanças na rotina alimentar dos equinos pode gerar problemas como cólicas e outras complicações de saúde. O ideal é que se precisar fazer alguma alteração na rotina alimentar dos cavalos isso seja feito gradualmente. 

4 – Atenção ao comportamento dos cavalos

Acima explicamos que é importante desenvolver e manter uma rotina alimentar para seus cavalos. No entanto, é necessário que os criadores tenham cuidado para que seus animais não desenvolvam comportamentos estereotipados antes das refeições. Isso pode acontecer especialmente com animais estabulados. O manejo deve ser feito com cuidado e esses comportamentos dissipados quando percebidos.

5 – Pausa para digestão

Determinar o horário em que os animais irão comer é tão importante quanto fazer pausas após as refeições. O ideal é que os cavalos façam uma pausa de 2 a 3 três horas após terem sido alimentados para que possam fazer a digestão. 

Não fazer essa pausa pode levar os cavalos a apresentarem quadros de indigestão. Evite que seus animais sofram com cólicas e outras complicações. Somente depois de digerir os alimentos eles estarão prontos para realizar suas atividades. 

6 – Atenção para uma nutrição inadequada

Adotar uma nutrição inadequada para os seus equinos pode levar ao desenvolvimento de sérios problemas de saúde ao longo do tempo. O ideal é contar com a avaliação de um veterinário para formular a dieta básica dos seus animais. Mais uma vez destacamos que as funções cumpridas por eles e o local em que vivem impactam na escolha dos alimentos. 

Alguns indicativos de que a nutrição está errada são animais com face inchada, episódios diarreicos constantes, cólicas, doenças ortopédicas e laminite (inflamação do tecido laminar). Ao perceber qualquer problema de saúde dos seus equinos procure o auxílio de um veterinário. Quanto antes for identificado o motivo para o problema de saúde, mais rapidamente o mesmo será resolvido. 

Gostou dessas dicas de nutrição equina? Aplique-as no manejo dos seus animais e fique ligado no Blog da Rodeo West para ficar por dentro de todas as novidades do mundo country!