Dicas Para Fazer um Delicioso Feijão Tropeiro
Os sabores tipicamente brasileiros de pratos, como o feijão tropeiro, adicionam um toque especial à mesa. Conhecer a receita tradicional e usar os ingredientes originais para o preparo faz toda a diferença. Confira a seguir dicas de como preparar algumas versões desse delicioso prato típico da roça.
Feijão Tropeiro – O Prato
A origem desse prato é mineira, mas ele se estabeleceu também como parte da culinária de São Paulo e Goiânia. Foi criado no período colonial brasileiro, em que tropas de homens realizavam o transporte de mercadorias em lombos de burros ou cavalos e não tinham como carregar muitos alimentos.
Sendo assim, era mais prático que eles se alimentassem de uma mistura de feijão com farinha de mandioca, diferentes tipos de carne e temperos, como alho e cebola. Ao fazer uma viagem turística para qualquer cidade de Minas Gerais, você não pode deixar de ir a um restaurante tradicional e pedir esse prato. Para quem não quer esperar, vamos dar dicas preciosas de como preparar seu próprio feijão tropeiro, delicioso e tradicional.
Receita de um Delicioso (e Tradicional) Feijão Tropeiro
Ingredientes
- 700 gramas de feijão (deve ser do tipo carioquinha e estar previamente cozido sem caldo)
- 120 gramas de torresmo
- 150 gramas de linguiça (tipo calabresa)
- 250 gramas de bacon (cortado em cubinhos)
- 1 colher de sopa de banha de porco
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca
- 1 xícara de chá de cebolinha
- 1 maço de couve (deve estar previamente cortado e refogado)
- 2 cebolas de tamanho médio (devem estar previamente picadas)
- 5 dentes de alho (devem estar cortados em pedaços pequenos)
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
Como Fazer
Passo 1: Em duas panelas diferentes você deverá começar o processo fritando o bacon (que se frita sem a necessidade de óleo) e a calabresa (com um fio de azeite).
Passo 2: A calabresa frita deverá ser reservada. Já na panela em que estiver fritando o bacon, adicione o alho e a cebola, aguarde até que doure.
Passo 3: A partir do momento em que estiver dourado, você deverá adicionar a banha de porco e os ovos. É importante mexer bem os ingredientes, mais ou menos como se estivesse fazendo ovos mexidos, já vai estar com um cheiro maravilhoso.
Passo 4: Acrescente, em seguida, a linguiça calabresa e os temperos que são medidos a gosto (sal e pimenta-do-reino). Se quiser, poderá colocar cebolinha também. Tendo adicionado tudo, mexa bem para que se torne uma mistura homogênea.
Passo 5: Nessa panela, você deverá adicionar o feijão tipo carioquinha já cozido e sem caldo. Deixe que cozinhe por cerca de 3 minutos, esse tempo é necessário para que o feijão consiga absorver o sabor dos demais ingredientes. Desligue o fogo.
Passo 6: Ao terminar de cozinhar, coloque tudo em uma travessa grande e adicione os outros ingredientes, como a couve e torresmo. Para que esteja pronto para servir, basta misturar bem.
Agora que você sabe como fazer o feijão tropeiro tradicional mineiro, que tal aprender a como fazer a versão nordestina desse prato? A seguir tem uma receita especial com direito até a charque!
Receita de Feijão Tropeiro Nordestino
Ingredientes
- 500 gramas de feijão fradinho ou feijão de corda (previamente cozido e sem caldo)
- 250 gramas de carne de charque (desfiada e cozida)
- 1 gomo de paio (picado)
- 1 gomo de linguiça calabresa (picada)
- 1 tomate (picado)
- 1 pimentão (picado) – item opcional
- 1 cuscuz (deve ser feito com flocos de milho pré-cozidos e amassados)
- 1 cebola (picada)
- 3 ovos (cozidos)
- 3 colheres de óleo de soja (se quiser pode usar outro óleo a sua escolha)
- 1 maço de coentro (picado)
- 1 maço de cebolinha (picado)
- 2 dentes de alho (amassados)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Como Fazer
Passo 1: Comece cortando o paio e a linguiça. Misture os pedaços desses ingredientes com a carne, que deverá estar desfiada.
Passo 2: Para esse passo precisaremos de uma panela grande, coloque no fogo e comece a refogar cebola, alho, tomate, pimentão e coentro.
Passo 3: Enquanto refoga, adicione à mesma panela a carne desfiada e os pedaços de paio e linguiça. Misture bem esses ingredientes.
Passo 4: Com tudo misturado vá adicionando aos poucos o feijão fradinho ou de corda previamente cozido e sem caldo.
Passo 5: Um dos momentos mais importantes do preparo dessa versão de feijão tropeiro é provar o sal. Se achar que é necessário, adicione uma pitada, mas lembre-se que a base desse prato são carnes já salgadas, então tenha cuidado para não errar a mão. Adicione, também, a pimenta-do-reino.
Passo 6: Tendo acertado o tempero, vá adicionando o cuscuz amassado, mas bem devagar para que não acabe grudando na panela. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos para que o feijão pegue o sabor dos demais ingredientes.
Passo 7: Desligue o fogo, coloque o feijão tropeiro em uma travessa decorada com rodelas de ovos cozidos. Você pode acompanhar esse prato com um saboroso e soltinho arroz branco.
E que tal diversificar ainda mais e aprender a fazer um feijão tropeiro baiano com banana?
Receita de Feijão Tropeiro Baiano com Banana
Ingredientes
- 1 kg de feijão de corda (previamente cozido com sal e escorrido)
- 2 xícaras de chá de bacon picado
- 3 bananas-da-terra (previamente cortada em cubos e fritas)
- 250 gramas de manteiga de garrafa
- 2 linguiças calabresas defumadas (devem estar cortadas em cubos e fritas)
- 1 colher de sopa de colorau
- 2 xícaras de chá de torresmo frito
- 1 cebola (previamente picada)
- 2 xícaras de chá de farinha de mandioca torrada
- 1 colher de sopa de alho socado na hora com sal
- 3 maços pequenos de couve-manteiga finamente fatiada
- 1 colher de tomilho fresco
- 2 xícaras de chá de coentro e cebolinha verde picados
- 1 pitada de pimenta calabresa desidratada
Como Fazer
Passo 1: Inicie fritando o bacon na própria gordura, reserve.
Passo 2: Usando a mesma panela adicione a manteiga de garrafa à gordura do bacon. Acrescente o colorau, o alho, a cebola e refogue.
Passo 3: Acrescente, então, o feijão previamente escorrido, o cominho, a pimenta calabresa e deixe refogar um pouco. Junte o bacon, a banana frita e a calabresa. Também adicione uma parte do coentro, da couve e da cebolinha. Deve ficar bem misturado.
Passo 4: Faça o ajuste do sal e aqueça bem. Desligue o fogo e misture com a farinha de mandioca aos poucos, você chegará a uma farofa úmida. Na hora de servir, salpique o restante do coentro e da cebolinha e dos torresmos.
Gostou das dicas de como cozinhar um delicioso feijão tropeiro na versão tradicional mineira e na versão nordestina? Então é só começar a treinar e se saborear!