Curiosidades

Esporte de cowboy: o Bareback

Você conhece o Bareback?
Conheça a modalidade esportiva Bareback – Crédito da Imagem: https://arenabruta.wordpress.com

O bareback é um esporte que exige altos níveis de concentração e de equilíbrio. Nessa modalidade de rodeio, o peão deve ficar por 8 segundos em cima de um cavalo fazendo movimentos com as pernas que permitem que ele se deite sobre o lombo do animal. O bareback é basicamente isso. Mas não é só isso. Como todo esporte de rodeio, o bareback exige muito treinamento. Afinal, ninguém quer cair do cavalo.

Nós da equipe do Rodeo West acreditamos que todas as modalidades que são executadas nas competições de rodeios são importantes. Por isso, já falamos de várias por aqui. Você pode ler sobre team a prova de rodeio cutiano, ou ainda sobre a prova dos três tambores, entre outras. E também por isso, hoje vamos apresentar o bareback. Continue lendo o texto para saber mais sobre essa modalidade de montaria.

Entenda o que é bareback

Essa prova de montaria é considerada uma das mais radicais de doma. A começar pelo fato de ser uma prática de montaria sem sela e sem estribos. Essencialmente, é só o cowboy e o seu cavalo. Deu para entender por que é tão difícil? E não para por aí! Outra característica do esporte é que o peão deve estar literalmente deitado no dorso do cavalo. A única segurança do competidor é poder segurar em uma alça de couro que fica solta no equino.

O comportamento do animal também deve ser específico. O cavalo deve pular somente para frente e não pode rodar. Tem que ter um relacionamento muito bom com o equino, não é mesmo? Aqui também é interessante pontuar que todos os cavalos escolhidos para participar dessa prova passam por um processo de seleção muito intenso e rigoroso. As características e o nível de qualidade do animal que o esporte exige faz com que seja mais complicado encontrar os equinos apropriados. Apesar de ser um problema dessa prática esportiva, esta segue firme e forte nas competições de rodeio.

A nota será decidida baseada na técnica do competidor e na dificuldade que o animal pode trazer. É bom lembrar que esse é o momento que todos os treinamentos têm que valer a pena, pois a sintonia do cowboy com o animal é primordial para ter um ótimo desempenho e ter uma avaliação positiva.

Um pouco de história

No exterior, o esporte passou a fazer parte do calendário anual de rodeios dos Estados Unidos na década de 30. Já no Brasil, a primeira competição oficial só aconteceu nos anos 90, mais precisamente em 1996. O responsável pela chegada da prática em terras tupiniquins é de João Henrique Gianasi. O competidor aprendeu as técnicas nos Estados Unidos.

Na mesma época, o Brasil ganhou outros destaques nesse esporte, tais como Petrônio Andrade e Hender Marcos Pinto. Além desses craques, ainda podemos citar nomes de outras épocas até os anos mais atuais, tais como Luiz Carlos Moreira, André Polaquine, Vitor Baraldi, Leandro Medeiros e Eduardo de Melo, o Ringo. Falaremos mais do Eduardo Ringo abaixo.

Bareback X sela americana

Algumas pessoas podem confundir a prova de bareback com a prova da sela americana. Apesar da modalidade da sela americana e do bareback exigirem muito equilíbrio e concentração, a prática da sela americana é considerada por muitos como uma das mais difíceis que existem. Se você estava achando o bareback difícil, continue lendo o texto.

A prova da sela americana consiste em o peão se manter por 8 segundos em cima de um cavalo segurando apenas com uma mão uma corda que fica conectada ao cabresto do equino. A outra mão não pode tocar em qualquer outra parte do animal ou no próprio cowboy. A posição do peão é clara e está como um alto grau de dificuldade: ele deve ficar praticamente deitado no lombo do animal com as rosetas, que é a parte móvel da espora, acomodadas no pescoço do animal. E, é claro, tudo isso sem sela e sem estribos.

Destaques do cenário brasileiro de bareback

Na 61º Festa do Peão de Barretos, em 2016, um mexicano ganhou de todos os brasileiros. Hector Gonzalez, da cidade mexicana de Chihuahua, e seu cavalo Bad Angel levaram 181 pontos e um prêmio de R$ 10 mil no maior evento do gênero da América Latina. O segundo lugar da festa de Barretos pertenceu ao brasileiro Leandro Medeiros, da cidade de Terra Roxa, no estado de São Paulo, e Eduardo de Melo, o Ringo, da cidade de São José do Rio Preto, cidade interiorana do estado de São Paulo. Aqui vai uma curiosidade sobre Eduardo Ringo: ele ficou cerca de 7 anos longe do esporte e voltou apenas em 2016.

E falando novamente no Leandro Medeiros, ele foi o melhor colocado no Ribeirão Rodeo Music, que acontece na cidade de Ribeirão Preto de 2016. O competidor somou 154 pontos e levou um prêmio de R$ 3 mil.