Festa Julina
Curiosidades

Festa Julina: 05 dicas para organizá-la com segurança na quarentena

Você é do tipo que adora uma festa julina? Se sim, não precisa ficar triste pelo cancelamento dos eventos esse ano devido à pandemia. Com alguns cuidados e muita alegria é possível improvisar uma festa caipira inesquecível em casa. Confira as dicas e separe sua camisa xadrez!

Festa Julina: top 5 dicas para organizar uma festa caipira com segurança

A quarentena é fundamental para deter o avanço da pandemia, mas isso não precisa significar não ter uma festa caipira em julho. Você pode organizar sua festança em casa para celebrar com a sua família. Inclusive, dá para “convidar” amigos para participar via videochamada. Então, vamos às dicas?

1 – Decoração da festa caipira em casa

Sua casa se tornará um cenário perfeito de festa julina com as tradicionais bandeirinhas. É bem fácil de fazê-las e você pode usar jornal, folhas de revista ou qualquer tipo de papel que tiver sobrando, como o de seda, por exemplo. Dá até para pintar as bandeirinhas com tinta.

Para quem tem crianças em casa, pode ser uma atividade divertida delegar o corte das bandeirinhas. Com uma tesoura sem ponta, é claro! Para incrementar a decoração, que tal desenhar balões e fogueiras? Esses elementos podem ser colocados entre as bandeirinhas ou como adereços colados nas paredes. Se for fazer videochamada com amigos, vale a pena decorar a parede que aparecerá de fundo no vídeo.

2 – Trajes típicos

Para que seu arraial em casa fique completo, é importante que os participantes estejam com trajes típicos. O mais legal é que você pode aproveitar roupas de festas dos anos passados ou até peças usadas em seu dia a dia. Uma camisa xadrez e uma calça jeans com retalhos colados com fita dupla face já dá aquela cara de festa caipira.

As meninas podem apostar em maquiagens com blush bem rosa e pintinhas, enquanto os meninos podem desenhar bigodes com lápis preto. Aproveite para deixar sua criatividade trabalhar e crie seu próprio conceito de trajes de festa julina com o que tem em casa. Se faltar alguma coisa para sua festa, sempre dá para pedir online!

3 – Cardápio da festa julina

Mesmo que você adore dançar quadrilha, com certeza não nega que a comida das festas julinas está no topo da lista de melhores coisas. Sendo assim, não tem como não dedicar parte do tempo de organização para preparar uns quitutes, não é mesmo? Alguns itens você pode comprar online em supermercados ou lojas de doces, como paçocas, cocadas, goiabada, nhá benta, amendoim, entre outros.

Outros quitutes típicos podem ser feitos sem grande dificuldade em casa, como o típico cachorro-quente com muito molho e o milho cozido. Um bolo de fubá e canjica também não podem faltar. Pipoca feita na hora também vai muito bem. Coloque na mesa uma toalha xadrez e distribua os pratos entre elementos decorativos como minibalões e minifogueiras.

Vale ainda o adendo de não se esquecer das bebidas, para as crianças sucos de frutas são muito bem-vindos. Para os adultos pode ser legal fazer quentão, tem várias receitas na internet e você sempre pode descobrir que tem grande talento para fazer essa bebida típica.

4 – Brincadeiras com prendas

Uma verdadeira festa julina tem que ter brincadeiras com prendas para as crianças. Os brindes podem ser doces e brinquedos sortidos baratinhos comprados pela internet. A seguir daremos dicas de como organizar as brincadeiras mais tradicionais em casa.

Pescaria

Seus peixinhos podem ser feitos de copos de plástico ou de papelão. Para que fique mais simpático, desenhe olhos e boca nos peixinhos com marcador preto. Quem tiver ímãs pode usá-los como anzol e colar clipes ou arame nos peixes. Outra forma de fazer a pescaria é improvisar uma rede de pesca com a peneira da cozinha.

Acerte as latas

Outra brincadeira tradicional de festa julina é a de acertar as latas. Organize latas do mesmo tamanho, limpas e sem partes cortantes em uma área da casa em que dê para lançar bolinhas para derrubá-las.

Boca do palhaço

Você poderá fazer a boca do palhaço com galões de água vazios ou caixas de papelão com um recorte. Decore o entorno do alvo para deixá-lo parecido com um palhaço.

Caixa secreta

Em uma caixa com um buraco, coloque objetos diversos da casa e peça que as crianças adivinhem o que é apenas pelo tato.

Argolas

Faça as argolas cortando o centro de pratos de papelão. Garrafas cheias de água podem ser os alvos.

5 – Playlist de festa julina

Uma festa julina de verdade precisa ter uma playlist especialmente escolhida para o evento. Se você tem crianças em casa, peça sugestões dos pequenos para selecionar músicas de que eles gostem.

Inclusive, dá para organizar uma dança de quadrilha em família incluindo até os pets. Seus gatinhos, cachorrinhos e outros pets podem e devem se divertir nesse arraiá de quarentena. Para quem está planejando incluir amigos por videochamada na festa, vale a pena compartilhar a playlist. Assim todo mundo fica na mesma vibe julina.

Viu como dá para fazer uma festa julina na quarentena em segurança e muito divertida? 

Fonte imagem: blog.tudogostoso.com.br