Contato com a natureza
Curiosidades

Contato com a natureza: principais benefícios para o corpo e mente

O contato com a natureza é fundamental para manter a saúde e o equilíbrio da mente e do corpo. No entanto, cada vez mais pessoas restringem suas rotinas aos grandes centros urbanos, deixando de estar perto daquilo que pode recarregar suas energias. Continue lendo e saiba mais sobre esses benefícios.

Contato com a natureza: conheça os principais benefícios para o corpo e a mente

Você sabia que o contato com a natureza pode trazer vários benefícios para a saúde? A seguir apresentaremos com mais detalhes esses benefícios para o seu corpo e mente.

1 – Melhor qualidade de vida

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard e o Brigham and Women’s Hospital observou que viver em contato com a natureza tem um impacto bastante positivo para a saúde física. O estudo realizou entrevistas com 108 mil mulheres e concluiu que, entre as residentes em áreas com mais verde, a taxa de mortalidade era 12% menor.

A pesquisa ainda verificou dados específicos relativos a algumas doenças, sendo que, no caso de doenças renais, a frequência era 41% menor entre as moradoras de áreas arborizadas. O contato com a natureza ainda reduziu em 34% os casos de doenças respiratórias e em 13% os de câncer. A qualidade de vida nesses lugares certamente tem grande impacto sobre a boa saúde.

2 – Saúde mental mais equilibrada

Ainda na mesma pesquisa, os cientistas concluíram que a vida saudável em contato com a natureza contribui para aumentar a saúde mental. Vale o adendo de que para melhorar a saúde mental não é necessário morar, necessariamente, perto de um bosque ou floresta. Conforme outro estudo publicado no periódico Heath & Place, quem mora em uma área próxima a rio ou mar apresenta menor taxa de estresse.

Dentre as explicações para esses resultados, está a de que o contato com a natureza promove uma reconexão com os sentimentos mais profundos. Em grandes centros urbanos é normal que não tenhamos muito tempo para processar as situações do dia a dia. Estar perto de algo que, ao mesmo tempo, é simples e sublime nos permite reconhecer a importância de cada instante e diminuir a relevância de pequenas coisas.

3 – A natureza ajuda no processo de cura

A exposição à natureza pode ajudar no processo de cura, inclusive, os mais desconfortáveis como o pós-cirúrgico. Essa conclusão foi obtida em um estudo realizado por um hospital da Coreia do Sul, em 2009. O grupo de foco do estudo tinha 90 pacientes que estavam se recuperando de cirurgias. Metade deles, ou seja, 45, foram colocados em quartos com plantas ornamentais.

As pessoas que estavam em quartos com plantas apresentaram níveis de pressão sanguínea mais baixos, menos ansiedade, menos dor e menos fadiga. Também se constatou que essas pessoas tinham sentimentos e expectativas mais positivos. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Journal of Alternative and Complementary Medicine.

4 – Redução de hipertensão e estresse

Passear constantemente por uma área arborizada, como um parque, por exemplo, pode ser decisivo para ter mais qualidade de vida. Um estudo realizado pela Universidade de Chiba, que foi publicado no periódico Environmental Health and Preventive Medicine, demonstrou que o contato com a natureza reduz a presença do hormônio cortisol (responsável pelo estresse) no organismo. Também contribui para diminuir a pulsação e a pressão arterial, interferindo, inclusive, no sistema nervoso simpático e parassimpático.

5 – Melhora sua concentração

A natureza pode ser aquele empurrãozinho para que você se torne uma pessoa mais concentrada. Em 1991, foi realizado um estudo com três grupos, um deles passou um tempo em contato com a natureza, o outro foi enviado para uma região urbana e o terceiro manteve sua rotina. Após certo período, foram realizados testes de concentração com os três grupos.

O grupo que manteve contato com a natureza foi o que se saiu melhor nos testes de concentração. Outro estudo ainda aferiu que caminhadas na natureza podem ajudar crianças com déficit de atenção e hiperatividade a permanecerem mais focadas nas suas atividades. A natureza traz verdadeira paz para quem tem contato com ela.

6 – Melhora a memória

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Michigan, o contato com a natureza ajuda a melhorar a memória. A metodologia utilizada foi a de realizar uma atividade de memória com dois grupos de participantes. Em seguida, metade dos testados foi levado para um passeio em uma área arborizada e a outra metade foi passear em uma região urbana.

No retorno, os dois grupos foram novamente testados e aqueles que tinham passeado na natureza tiveram resultados expressivamente melhores. O aumento de eficácia foi de 20%, enquanto o grupo do passeio urbano não apresentou melhora. Então, se você costuma esquecer as coisas pode ser interessante dar umas voltinhas em áreas arborizadas.

Gostou de saber como o contato com a natureza pode ser positivo para a saúde? Se você mora no campo ou tem um local assim para visitar, aproveite!

Fonte imagem: pixabay.com