Curiosidades

Festa do Peão de Barretos – a maior festa de peão do Brasil

Barretos, o maior Rodeio do Brasil
Conheça a Festa do Peão de Barretos – Crédito da Imagem: http://www.guiaturismo.net

A Festa do Peão e Boiadeiro de Barretos tem mais de 60 anos de história para contar. Hoje vamos conhecer um pouco mais desse evento. Confira!

Grandiosidade

Na série documental da Netflix “Fearless”, a cidade de Barretos é definida como a “meca dos rodeios”. E não há como negar que a Festa de Peão e Boiadeiro de Barretos é um marco no mundo country e no Brasil. Também conhecido como maior rodeio da América Latina, o evento acontece desde 1955, mudando de formato quando preciso, porém se mantendo constante no calendário brasileiro.

Origem

Até o começo dos anos 50 a cidade do interior de São Paulo, Barretos, era apenas um local em que os boiadeiros ficavam para descansar e se divertir. Em 1947 acontece o primeiro rodeio do país e em 1955 é formado o grupo “Os Independentes”. Esse time era composto por homens que trabalhavam com a agropecuária local e que tinham interesse em investir em festas sertanejas. Então, em 1956, acontece a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Hoje em dia, o evento conta com competições como team penning, prova dos três tambores, bareback, rodeio cutiano e working penning.

Além disso, há a música! E quem já leu outros posts do nosso blog sabe o quanto a consideramos importante. Sorte nossa que a industrial musical sertaneja está muito ligada às festas de vaqueiro.

O que aconteceu em 2016

O ano de 2016 registrou a 61ª Festa do Peão de Barretos, outro sucesso para a história do evento. Veja alguns destaques!

O vencedor do Rodeio Internacional foi Éderson de Oliveira de Ilha Solteira (São Paulo). E o peão Denner Barbosa, da cidade de Paulo de Faria (no estado de São Paulo), venceu a etapa da Professional Bull Rider (PBR).

Na prova de team penning, o trio campeão é composto pelos mineiros José Fábio Leão, Leovagno da Silva e Alceu Leão. Essa modalidade é conhecida por desenvolver a cooperação entre o grupo. Entenda o que é e como funciona o team penning.

Já no working penning, quem levou a melhor foi Alexandre Viana, da cidade de São José do Rio Preto (no estado de São Paulo).

E na prova dos Três Tambores, a vencedora foi a amazona Ana Carolina Cardoso, da cidade de Araraquara (no estado de São Paulo). Essa modalidade é a única em que as mulheres podem competir. Conheça mais sobre a competição dos Três Tambores.

Na área da música, teve Zezé Di Camargo & Luciano, que foi a dupla embaixadora da festa. O público ainda pode contar com Rionegro & Solimões, Wesley Safadão, Jorge & Mateus, Henrique & Juliano, Cesar & Paulinho, Munhoz & Mariano e Gusttavo Lima. A ala feminina do universo sertanejo foi destaque da programação! Entre as musas estavam Paula Mattos, Marília Mendonça, Paula Fernandes e a duplas Simone & Simaria e Maiara & Maraisa.

Espaço para crianças

No ano de 1987, a organização da Festa do Peão de Barretos fez um circo com atrações infantis dentro do complexo do evento. Só dessa forma, a celebração country poderia estar completamente dedicada a toda família brasileira.

Atualmente, os pequenos e pequenas ganharam ainda mais espaço no evento anual. As famílias que forem à cidade interiorana de São Paulo, poderão encontrar o Parque do Peãozinho, um local com 35 mil m² que até pode ser considerado uma versão mirim do “parque dos adultos”.

Para que as crianças tenham a experiência do rodeio completa, nesse espaço há competições realizadas em carneiros. E para quem já tem talento com o microfone, pode aproveitar e fazer a interação como locutor. Além disso, há o Barrentinho, parecido com o Berrantão, onde acontecem as disputas pelas vagas de mini rainha e da rainha do peãozinho.

62º Festa do Peão de Barretos

Ansiedade é pouco para definir a espera do próximo evento. Então, SAVE THE DATE! Para quem ainda não anotou na agenda, a próxima Festa do Peão de Barretos acontecerá de 17 a 27 de agosto de 2017. Uma das atrações confirmadas é o cantor Gusttavo Lima, o intérprete de sucessos como “Balada (Tchê Tchê Rere)” e “Homem de Família”. Ele também será o embaixador do evento.

Dicas básicas

Além do visual country, quem vai para Barretos deve estar preparados para os dias quentes. As mulheres podem usar shorts e saia jeans e os homens podem abusar de camisas leves e até bermudas. Mulher ou homem é importante se proteger do sol usando chapéu ou boné country e filtro solar. E para aguentar temperaturas mais frias, não se esqueça da jaqueta e até um colete.

 Land Rover Brasil 2017

Ainda em 2017 o Parque do Peão irá receber o Land Rover Brasil 2017, um evento organizado pelo grupo Amigos Land Rover em parceria com “Os Independentes”. Esse time de pessoas é constituído por Hailton Pariz, Chryswerton Dresley, Renato Vilas Boas, Átila Duarte, Carlos Primão, Alcides Freire, Marcelo Lopes e Carlos Primão. O evento prevê cerca de mil veículos e algo em torno de 2.500 participantes. Ficou interessado? Então anote aí: de 7 a 10 de setembro.

 

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *