Curiosidades

Folia de Reis – Grande Expressão Cultural Brasileira

Você já viu a dança da Folia de Reis?
Conheça a história da Folia de Reis – Crédito da Imagem: http://ludmilasaharovsky.com

A comemoração católica Folia de Reis também pode ser chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis. A tradição, que teve origem na Europa, se tornou uma grande expressão cultural brasileira, sendo considerada, inclusive, Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Minas Gerais. Uma comemoração que visa encerrar os festejos natalinos e recolher donativos para os mais necessitados.

Folia de Reis: O Que é?

Trata-se de uma festa que possui cunho religioso católico, assim como contornos folclóricos. A comemoração de Folia de Reis pode ser realizada entre o período do dia 25 de dezembro (data de nascimento de Jesus) e o dia 6 de janeiro (dia em que os Reis Magos chegaram com os presentes para conhecer Jesus), durante todos os dias, apenas em algumas datas ou somente no dia 6. O objetivo da comemoração é celebrar a visita dos reis magos Belchior, Gaspar e Baltazar.

De acordo com a Bíblia Sagrada, os três Reis Magos se guiaram por uma estrela para chegar ao local em que Jesus nasceu para entregar a ele três presentes: ouro, incenso e mirra. O gesto proposto pela Folia de Reis é sair caminhando pela cidade visitando as casas das pessoas levando para elas música e pedindo donativos. Em alguns países, o dia 6 de janeiro encerra as comemorações do Natal, sendo a data para retirar a decoração típica da festa.

Origem da Folia de Reis

A tradição da Folia de Reis tem origem espanhola e chegou ao Brasil no século XIX. O Brasil, assim como outros países de origem latina, adotou a tradição que se tornou representante da cultura local em vários pontos do país. A comemoração é realizada com mais afinco nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Paraná.

Os Grupos de Folia de Reis

De maneira geral, os grupos que realizam a Folia de Reis são compostos por integrantes que usam fantasias com a temática bíblica e saem em visitas às casas da cidade com finalidades sociais e filantrópicas. Nesse caso, o grupo não leva presentes, o objetivo é que seus integrantes recebam donativos dos moradores das casas pelas quais passam para que possam doar para os mais necessitados. Uma maneira de incentivar as doações para fazer a vida de outras pessoas melhor.

Trajetória dos Desfiles da Folia de Reis

O grupo que pode ser chamado de Terno de Reis em algumas regiões é composto por músicos, cantores, palhaços, dançarinos e figuras folclóricas regionais. Uma característica interessante é que, em muitos grupos, os instrumentos musicais são feitos artesanalmente pelos integrantes. O grupo é regido por um líder, que é o Mestre da Folia, essa pessoa conduz toda a trajetória, realizando rituais especialmente bonitos e que têm forte apelo cultural.

Durante o cortejo, as canções costumam ter conotação religiosa, salvo nos momentos em que o grupo faz uma parada para almoçar ou jantar e que são tocadas canções ligadas ao folclore local. Dentre as canções que podem ser entoadas durante essa trajetória estão moda de viola, catira e cateretê (dança folclórica inspirada em danças indígenas).

Os Componentes dos Grupos de Folia de Reis

Alguns componentes são comuns a quase todos os grupos de Folia de Reis:

Três Reis Magos: Representam os três Reis Magos que visitaram Jesus.

Mestre da Bandeira: É o membro mais importante da Folia de Reis, sendo aquele que conduz os demais, definindo o trajeto a ser percorrido. É ele quem canta os versos improvisados diante das casas visitadas. Também cabe ao mestre definir quem serão os instrumentistas e transmitir para os mais jovens a tradição da comemoração.

Bandeireiro: Aquele que tem a função de carregar a bandeira e apresentá-la nas casas em que serão pedidos donativos.

Coro: Geralmente é formado por seis integrantes que, além de cantar, também tocam diferentes instrumentos.

Bastiões (Palhaços): Os grupos têm dois ou três bastiões que são os protetores da bandeira e os responsáveis por solucionar as mensagens que os donos das casas visitadas deixam para o grupo por meio de siglas. Dentre as siglas mais comuns estão: VNSA (Viva Nossa Senhora Aparecida), VSR (Viva Santo Reis) e VJC (Viva Jesus Cristo). Esses personagens realizam acrobacias durante o desfile para que os passantes joguem moedas para doação.

As Mulheres na Folia de Reis

Durante muito tempo, a participação das mulheres na Folia de Reis foi terminantemente proibida, haja vista que a Bíblia deixa claro que os Reis Magos não levaram suas esposas e não diz nada sobre a visita de mulheres ao leito de nascimento de Jesus. Para os foliões mais tradicionais, a presença feminina tiraria o sentido inicial da festa, contudo, hoje em dia já observamos grupos em que participam cantoras, instrumentistas e foliãs.

Folia de Reis Como Parte do Turismo Local

Muitas manifestações folclóricas se mantêm por um longo período devido a mudanças que vão sendo realizadas para que elas se tornem mais atrativas para os turistas. Dessa forma, muitos grupos tiveram o seu cortejo incrementado por representações cênicas dos Reis Magos, desfiles com fantasias e alegorias, apresentações de música e dança, entre outros.

Em Minas Gerais, a Folia de Reis recebeu o status de patrimônio cultural imaterial por ser uma tradição de mais de 300 anos e que, todos os anos, atrai um número expressivo de turistas para o estado. Um levantamento chegou à estimativa de 1.255 grupos de foliões que estão distribuídos em 326 municípios. O reconhecimento dos festejos é essencial para que os grupos consigam estabelecer mais parcerias com o governo local para ter uma estrutura melhor para a realização da festa.