Como a imagem NDVI é analisada
Agronegócio

Imagem NDVI: conheça essa tecnologia e sua importância na lavoura

O recurso de imagem NDVI é um grande aliado do trabalho de engenheiros agrônomos e produtores rurais. Ele fornece dados confiáveis para a tomada de decisão, permitindo identificar potenciais problemas. Continue lendo para conhecer mais sobre esse auxílio visual para a gestão da sua propriedade rural.

O que é Imagem NDVI?

NDVI é uma sigla para Normalized Difference Vegetation Index (traduzido como Índice de Vegetação da Diferença Normalizada). Em linhas gerais, consiste na observação do índice de vegetação por meio de imagens.

Esse recurso é um grande aliado no monitoramento da lavoura. O produtor rural passa a ter mais dados para realizar o manejo da sua produção de forma mais proveitosa.

Com as imagens NDVI é possível realizar estimativas de produção, bem como determinar zonas para realizar manejo. Em outras palavras, o NDVI possibilita a análise da condição da cultura em circunstâncias reais. Permite observar detalhes que vão desde a saúde das plantas até as condições do solo e dos recursos hídricos.

Como funciona esse recurso?

A tecnologia para a formação de uma imagem NDVI verifica a energia absorvida e refletida pela planta. Basicamente, analisa como a energia solar toca e é recebida pela planta em questão.

Sensores alinhados com o espectro infravermelho próximo (NIR) e o infravermelho visível (RED) captam as bandas espectrais que serão usadas para realizar o cálculo do NDVI.

São analisadas a estrutura celular das plantas, assim como o seu espectro de absorção de clorofila. Se existe algum problema com a cultura como, por exemplo, o surgimento de doenças e pragas, é natural que sejam alterados a sua absorção e reflectância das luzes incidentes. O NDVI permite então observar essas mudanças que, por sua vez, ligam o sinal de alerta de que algo não está como deveria.

Como a imagem NDVI é analisada?

Geralmente, as imagens NDVI apresentam escalas que variam entre -1 e 1. Plantas sadias e verdes são indicadas por valores próximos a 1. Isso significa que há a presença de vegetação fotossinteticamente ativa. Valores próximos a 1 indicam grande presença de clorofila.

Quando os valores estão próximos de 0, há a indicação de que há solo exposto e presença de rochas. Confira a seguir os indicativos referentes aos diferentes valores apontados pelas imagens NDVI:

0,66 a 1 – Indica plantas bastante saudáveis;

0,33 a 0,65 – Indica plantas saudáveis moderadamente;

0 a 0,32 – Indica plantas que não estão saudáveis;

-1 a 0 – Indica planta morta ou um objeto inanimado.

É importante mencionar que os valores podem variar de acordo com o tipo de espécie.

Qual é a importância na lavoura?

Pelo o que explicamos até aqui fica claro que existe uma correlação entre a imagem NDVI e a biomassa. Essa tecnologia é bastante relevante na agricultura porque possibilita fazer uma estimativa da produção de grãos.

Além disso, os sensores NDVI também podem ser utilizados para implementos agrícolas. As informações em tempo real obtidas são usadas para adaptar o uso de insumos, assim eles são adequados aos índices de vegetação. Por exemplo, os sensores NDVI podem ser utilizados para a aplicação de nitrogênio em taxa variável.

Os produtores rurais também podem, no final da safra, fazer correlações das imagens NDVI e imagens de produtividade (obtidas pelos mapas de colheita). Essa comparação contribui para encontrar os fatores que impulsionaram a produtividade. Logo, se trata de uma tecnologia que possibilita a identificação e rápido controle de pragas, estimativa de produção e avaliação do processo.

A imagem NDVI é um recurso cada vez mais utilizado

Nos últimos tempos, as imagens NDVI têm sido cada vez mais utilizadas em propriedades de diferentes portes. Através dos dados fornecidos por essas imagens se torna mais simples tomar boas decisões para o futuro da lavoura.

Trata-se de uma tecnologia que contribui para a identificação de problemas antes que eles se tornem algo maior e mais difícil de resolver. A saúde da plantação deve ser monitorada de perto para que na hora da colheita seja possível obter os melhores resultados.

Com o uso dessa tecnologia é possível reduzir custos, otimizar processos e alcançar melhores resultados produtivos. No entanto, é crucial que os dados sejam analisados criteriosamente e as informações geradas sejam usadas para alavancar a produção. As imagens NDVI permitem um acompanhamento mais preciso da evolução das lavouras. Basta saber analisar e compreender os resultados.

A partir desses dados é possível, ainda, entender quais são os melhores fungicidas para aplicar na sua lavoura e quando é o momento ideal para realizar a colheita. A tecnologia rural evoluiu muito e tem permitido que os produtores melhorem sua forma de cultivo a partir da observação de imagens. Vale a pena investir nesses recursos para que haja o crescimento do potencial da sua lavoura.

Gostou de saber mais sobre a tecnologia de imagem NDVI? Esse recurso pode contribuir para o aumento da produtividade!

Fonte imagem: pixabay.com