Leiloeiro
Curiosidades

Leiloeiro: o que é necessário fazer para trilhar essa carreira?

Uma carreira que tem crescido no interesse de quem gosta do universo country é a de leiloeiro. Mesmo durante a crise desencadeada pela pandemia, esse segmento se manteve em ascensão. Confira a seguir como se preparar para trilhar esse caminho profissional.

Como se tornar um leiloeiro?

Para quem se interessa em trabalhar como leiloeiro oficial, é importante alertar que não existe um curso universitário com esse foco. No entanto, há diferentes cursos e treinamentos, oferecidos pelas próprias empresas de leilão, que são de grande auxílio para seguir por esse caminho.

Os interessados devem ter o segundo grau completo e de preferência buscar algum curso focado na área de leilões. Pesquise bem para encontrar boas opções de formação, tem opções virtuais e presenciais. Para se tornar um leiloeiro de sucesso é essencial conhecer o mercado.

Como é o mercado para a carreira de leiloeiro?

Entender a lógica do mercado de leilão de gados é imprescindível para quem deseja se tornar um leiloeiro qualificado. A partir desse entendimento, é possível encontrar as melhores metodologias de negociação. O primeiro ponto a saber é que, para atuar no setor, é necessário ter a autorização para o exercício legal da profissão.

O documento de autorização é obtido através da Junta Comercial do Estado em que se deseja atuar. O interessado entrega ao órgão a sua documentação para que seja realizado o registro legal.

Com a autorização, o leiloeiro pode até mesmo realizar leilões via governo, se houver interesse nessa modalidade. Nesse caso, é a própria Junta Comercial quem o indica, obedecendo uma rotatividade.

Questões legais

A profissão de leiloeiro é regida por uma legislação e, dessa forma, há alguns pontos estabelecidos por lei. Indivíduos que tenham passado por uma falência tida como culposa ou fraudulenta não podem atuar como leiloeiros. Recomendamos que o interessado nessa área, leia com atenção a legislação para saber se está apto a esse papel.

Remuneração

Quem trabalha como leiloeiro oficial recebe em média 5% e algumas variáveis. Sendo assim, um leiloeiro que fecha uma venda de R$ 200 milhões, por exemplo, recebe uma comissão de R$ 1 milhão. Lembrando que, para ser um bom leiloeiro, é necessário estar bem preparado e qualificado.

Leiloeiro rural

O leiloeiro rural é basicamente o leiloeiro de gado e outros bens de grande valor do campo. Esse profissional tem um papel muito relevante nessas negociações, pois pode levar ao sucesso da venda ou ao seu fracasso. Nessa área específica cada Estado tem suas próprias regras.

No Mato Grosso, por exemplo, é exigido dos interessados a conclusão de um curso oferecido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Há estados que não fazem nenhum tipo de exigência, mas ainda assim é importante fazer um curso para ter uma ideia mais clara de como exercer a profissão.

A prática também tem grande importância para o sucesso de um leiloeiro rural. Essa experiência do dia a dia ajuda a melhorar não somente a capacidade de comunicação, como a de conduzir um leilão. O objetivo central do leiloeiro é concluir o leilão, tendo conseguido o melhor preço possível. Não se trata de vender e sim de negociar o melhor valor para o item que está sendo oferecido.

Networking

Para ter sucesso atuando como leiloeiro de gado é importante fazer networking, ou seja, conhecer mais pessoas que atuam no setor. A troca de experiências é fundamental para o fortalecimento das suas características como um bom profissional de leilão. Conhecer bem os clientes também faz a diferença para uma condução mais adequada do processo de ofertas.

Construa seu nome como leiloeiro

Um bom conselho para quem está começando na carreira de leiloeiro é ter paciência e investir na construção do seu nome nesse segmento. Isso significa começar pelo leilão de itens de menor valor agregado, como uma sela ou animais mais fracos. Essa primeira experiência te ajudará a entender como levar os interessados a dar lances mais altos.

Se começar direto pelo gado de maior valor, você pode se decepcionar e também perder dinheiro. Caso tenha dificuldades nos primeiros leilões, saberá que não está tendo grandes perdas. Outra boa dica é assistir a outros leiloeiros, especialmente aqueles que se destacam por terem bom desempenho na realização das suas atividades.

Assista a atuação de outros profissionais tentando aprender quais são os momentos chave para que as maiores ofertas sejam obtidas. Assim, é possível que você consiga aplicar no seu dia a dia de trabalho esses mesmos truques.

Aprender com quem sabe mais do que você é sempre uma estratégia inteligente para se consolidar no mercado. O sucesso nessa profissão vem com o tempo e a compreensão de como aplicar as técnicas.

Com essas dicas você pode se tornar um leiloeiro de grande sucesso! O mundo dos leilões pode ser uma excelente aventura!

Fonte imagem: pixabay.com